dcsimg

Veja como funciona as inscrições do ProUni 2020

Veja como funcionam as inscrições de um dos programas federais mais famosos da atualidade: o ProUni!

Quando pensamos em acesso ao ensino superior, rapidamente fazemos uma associação mental com o famoso Enem. Essa é a referência mais comum sobre como entrar na faculdade. 

Justamente por isso, é fundamental que você saiba como utilizar a sua nota da melhor forma possível.

Uma das possibilidades mais famosas é usar o seu resultado no ProUni e conquistar uma vaga nas maiores faculdades particulares do país.

Pensando em ajudar você com essa tarefa, decidimos explicar como funciona o processo de inscrição desse programa federal. Mas, antes de começarmos, é preciso esclarecer uma coisa:

O que é e como funciona o ProUni?

O ProUni tem como foco oferecer aos candidatos bolsas de estudos integrais e parciais para as maiores faculdades particulares do país.

Ele é o maior programa federal desse gênero (instituições particulares) e costuma ser bastante disputado pelos estudantes.

Para participar, além de ter feito a prova do Enem mais recente, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): 

  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular).
  • Não ter diploma de nível superior.

A pontuação mínima para entrar na corrida deve ser de 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.

Depois de cumprir todos esses requisitos, você pode se inscrever no programa.

Como funcionam as inscrições do ProUni 2020

A inscrição acontece pelo próprio site do ProUni e é gratuita. Para se inscrever, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem. 

Você escolhe as opções de bolsas e, ao final do período de inscrição, o sistema calcula a nota de corte final e estabelece os convocados em primeira chamada.

Se você for aprovado na sua segunda opção de bolsa, não poderá continuar a concorrer à primeira opção. Portanto, faça a escolha com cuidado!

A seleção para as bolsas do ProUni acontece em três etapas:

1 – Inscrições do ProUni e pré-seleção

Primeiramente, a inscrição é realizada pelo site do sistema informatizado do ProUni, o SisProUni. É possível escolher duas faculdades e cursos. 

A pré-seleção utiliza a média da nota do Enem, que é a média aritmética do seu resultado. Ou seja, o sistema soma as notas nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação e divide por cinco.

Essa primeira seleção abrange a escolha do curso e a adequação aos critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni. Você pode alterar suas opções de bolsas a qualquer momento durante o período de inscrições.

2 – Comparecimento às faculdades com os documentos 

Nessa segunda etapa, as informações declaradas no ato da inscrição são avaliadas pelas instituições. 

Para tal, os candidatos precisam comparecer às faculdades nas datas determinadas com os documentos solicitados pelas instituições. Se faltar algum documento, é eliminado da seleção!

3 – Resultado do ProUni e lista de espera

O resultado do ProUni (primeira chamada) costuma ser revelado na primeira semana de fevereiro.

A segunda chamada acontece normalmente no final desse mesmo mês. 

Os estudantes que não forem convocados nas duas chamadas podem manifestar interesse em entrar na lista de espera.

Os candidatos talvez tenham que fazer vestibulares das próprias instituições. Se forem aprovados, receberão a bolsa do ProUni a partir do termo de concessão de bolsa.

É possível escolher esperar a segunda chamada se não for aprovado, mas é necessário manifestar interesse para a lista de espera no período determinado.

Atenção: quem for selecionado na segunda opção, mesmo que não faça matrícula, não pode participar da lista de espera para a primeira opção.

O que fazer se não conseguir ser aprovado no ProUni?

Se, por algum motivo, você não atingir a nota de corte para o curso desejado, não perca as esperanças! Você ainda tem outras chances de utilizar a sua nota para conquistar uma vaga em uma excelente faculdade!

Pensando nisso, listamos algumas opções de instituições para você se inscrever e começar a estudar.

Essa lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com uma ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira:

Viu só? Chegou a hora de se esforçar para conquistar uma boa nota no Enem e realizar seu sonho de começar um curso de nível superior por meio do ProUni!

Veja também

Quais são os tecnólogos mais valorizados

Descubra quais serão as melhores profissões do futuro

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de inscrição do ProUni? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin