dcsimg

Descubra tudo sobre a prova do Encceja 2019

Você ficou anos sem estudar e deseja concluir o ensino fundamental ou médio? Te recomendaram fazer a prova do Encceja 2019, mas você tem receio de como esse exame afetará o seu futuro no vestibular?

Fique tranquilo pois você não está sozinho! Para ajudar, explicaremos neste post tudo sobre a prova do Encceja 2019. Confira quem pode fazer o exame, o que cai na avaliação, como estudar de casa e qual dia a prova será aplicada.

Quando acontece e o que é a prova do Encceja 2019?

O Inep, instituto vinculado ao Ministério de Educação, aplicará a prova do Encceja 2019 no dia 25 de agosto. Reserve essa data na sua agenda e não programe nada para esse domingo!

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma avaliação gratuita realizada pelo Inep. A prova é usada para certificar as competências que os participantes têm sobre os conteúdos exigidos no ensino fundamental e no ensino médio.

Em outras palavras, a prova do Encceja testa os conhecimentos sobre as matérias que um estudante deve aprender durante o ensino básico.

É uma avaliação indicada para quem não pôde concluir os estudos na idade apropriada. Isto é, para quem não conseguiu cursar regularmente o ensino fundamental durante a infância e o ensino médio durante a adolescência.

Por isso, o exame tem uma exigência mínima de idade. Veja, abaixo, quem pode participar do Encceja.

Quem pode fazer a prova do Encceja 2019?

O Encceja é destinado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no período ideal e tenham:

  • Prova do ensino fundamental: no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame.
  • Prova do ensino médio: no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização do exame.

Onde e quando se inscrever para a prova do Encceja 2019?

A inscrição acontece online entre os dias 20 a 31 de maio de 2019 no site oficial do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br/encceja). Acesse o portal nesta data para realizar sua inscrição gratuitamente.

O que cai na prova do Encceja 2019?

Para cada nível de ensino, são aplicadas 4 provas. Veja quais conteúdos são cobrados nos exames:

Ensino fundamental

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Ensino médio

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para ser aprovado e conseguir o certificado de conclusão, é necessário obter o mínimo de 100 (cem) pontos em cada prova do Encceja 2019.

Isso significa que marinheiros de primeira viagem deverão realizar todas as provas do nível escolhido.

Já quem fez o Encceja em anos anteriores e obteve o certificado de proficiência em alguma das provas, não precisa realizá-la novamente. É possível se inscrever para fazer as avaliações restantes.

Por exemplo, imagine um participante que obteve nota 100 nas avaliações I, II e III do ensino médio em 2018. Ele vai ter que fazer a prova do Encceja 2019 novamente. Desta vez, realizará somente a avaliação IV, a única que ele não conseguiu a pontuação mínima necessária.

Como estudar para a prova do Encceja 2019?

Você pode se preparar para o exame estudando em casa com as apostilas gratuitas disponibilizadas online pelo Inep.

Acesse o site (portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo) para baixar os livros livros do estudante Encceja para o ensino fundamental ou médio.

Além disso, é importante:

  • Aprender a aprender – para estudar de modo eficaz e sem sofrimento.
  • Elaborar um cronograma – para não perder o foco nos estudos e não se sobrecarregar durante a preparação.
  • Estudar diariamente – intercalando conteúdos para facilitar a fixação na memória de longo prazo.
  • Fazer uma redação por semana – para ser capaz de escrever um texto nota 1000 no dia da prova.
  • Cuidar da sua saúde física e mental – para descansar, ter energia para estudar e potencializar sua aprendizagem.

O que fazer com o resultado da prova do Encceja 2019?

Atingindo a pontuação necessária, você deve procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que você escolheu durante a inscrição.

Você deve entrar em contato para pleitear a Declaração Parcial de Proficiência e/ou Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Mas, antes de fazer isso, você deve acessar o resultado individual do Encceja na página do participante (enccejanacional.inep.gov.br/encceja). Basta inserir o seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição para consultar a pontuação de cada prova realizada.

Não quer esperar meses para conferir o resultado? O gabarito oficial das provas objetivas são divulgados no site do Inep (portal.inep.gov.br) em até 10 dias úteis após a prova. Assim, você pode ter uma ideia de quanto acertou ou errou na prova do Encceja 2019.

Fez tudo isso e conseguiu o certificado do ensino fundamental? Maravilha! Agora é hora de fazer o Encceja do ensino médio.

Fez o Encceja e obteve o certificado do ensino médio? Continue os estudos fazendo uma faculdade. Você pode ingressar em uma graduação com o diploma do ensino médio em mãos.

Onde fazer uma faculdade usando o certificado do Encceja 2019?

Existem dois caminhos para o ensino superior após o Encceja: o mais longo e o mais curto.

Escolhendo o mais longo, você precisará fazer o Enem depois que receber o certificado do ensino médio. Com a nota desse exame, é possível participar do:

  • ProUni para concorrer a uma bolsa de estudo parcial ou integral.
  • Fies para concorrer a um financiamento a juros baixos e longo prazo de pagamento.
  • Sisu para concorrer a uma vaga em uma universidade pública em qualquer estado brasileiro.

Escolhendo o mais curto, você pode se inscrever em uma faculdade privada sem precisar fazer o Enem. Com o diploma do ensino médio emitido, é possível conseguir uma bolsa de estudo ou financiar a graduação diretamente na faculdade.

Veja algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem essas alternativas aos estudantes:

Veja também:

Como estudar: ensine seu cérebro a se concentrar
Descubra aonde achar o material de estudos para o Encceja
Saiba como concluir o ensino médio por meio do Encceja

Agora que você já sabe tudo sobre a prova do Encceja 2019, deixe seu comentário aqui embaixo contando qual graduação pretende fazer após receber o seu diploma de ensino médio!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin