dcsimg

Prova do Enem 2019

Vai fazer o Enem 2019? Descubra agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre a prova!

O Enem é o maior vestibular do país.

São dois domingos que mobilizam milhões de pessoas do Brasil inteiro interessadas em conquistar uma vaga no ensino superior.

Em 2019, mais de cinco milhões se inscreveram para as provas.

Se você é uma delas, fique aqui com a gente. Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a prova do Enem 2019, como usar sua nota e onde estudar!

Onde encontro meu local de prova do Enem 2019

Ao se inscrever para o Enem você marcou uma opção de município onde prefere fazer a prova, certo?

Acontece que agora é preciso saber o endereço exato do local de prova, com a respectiva sala.

Outra coisa: existe uma possibilidade de a prova não ser aplicada no município que você marcou. Quando não há candidatos suficientes, a organização do Enem pode transferir a prova para um local próximo.

Se você ainda não descobriu seu lugar de prova, faça isso o quanto antes.

A informação está disponível desde o dia 16 de outubro. Basta acessar a página do participante e baixar seu cartão de confirmação de inscrição. Lá, além do endereço completo e número de sala do seu local de prova, você vai encontrar informações importantes como as datas e horários de aplicação do Enem, seu número de inscrição e confirmação de atendimento especializado, se for o caso.

Não cansamos de recomendar: vá até o seu local de prova o quanto antes, planeje cuidadosamente o trajeto e, no dia do Enem, saia de casa com antecedência para evitar problemas. Lembre-se de que o trânsito pode se complicar nos arredores e o Enem não tolera atrasos de jeito nenhum!

Datas e horários de prova do Enem 2019

Em 2019, o Enem acontece em dois domingos seguidos: 3 e 10 de novembro.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham à uma da tarde (horário oficial de Brasília).

As provas têm início às 13:30.

O que levar para a prova do Enem 2019

Já faz um tempinho que o Enem tem as mesmas exigências para a prova. Mesmo assim, quando vai chegando o dia, aparecem notícias falsas, alertas e correntes que confundem os participantes.

Estamos aqui para ajudar a desfazer esses mal-entendidos. Para isso, fomos consultar as informações oficiais do Edital do Enem 2019.

Confira:

O que é obrigatório levar para poder fazer a prova do Enem 2019:

  • Documento oficial original com foto: pode ser cédula de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte e outros. A lista completa está no site oficial do Enem. Precisa ser original com foto mesmo. Cópias simples, cópias autenticadas, cópias digitais e documentos sem foto não serão aceitos de jeito nenhum!
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O que é recomendável levar para fazer a prova do Enem 2019:

  • O cartão de confirmação de inscrição
  • Mais uma ou duas canetas esferográficas e tinta preta fabricadas em material transparente
  • Lanche leve, água ou suco para consumir durante a prova

O que é proibido usar durante a prova do Enem 2019 e que pode render desclassificação imediata:

  • Borracha, corretivo, lápis, lapiseira, régua, canetas diferentes da solicitada para o exame.
  • Qualquer tipo de boné, chapéu ou artigo de chapelaria.
  • Impressos, manuais, anotações, livros e apostilas.
  • Óculos escuros.
  • Dispositivos eletrônicos de qualquer tipo, incluindo chave de carro com alarme.
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Ao entrar na sala, você receberá um envelope onde deve colocar os artigos proibidos, incluindo o celular e outros eletrônicos, que devem estar todos desligados. Siga as orientações do fiscal de sala.

O que cai em cada dia de prova do Enem 2019

O primeiro dia de prova do Enem 2019, 3 de novembro, tem 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a prova de Redação. Nesse dia, a prova inicia às 13:30 e termina às 19:00 (horário de Brasília).

No domingo seguinte, 10 de novembro, é a vez de fazer 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A prova tem início às 13:30 e termina às 18:30 (horário de Brasília).

Gabarito das provas do Enem 2019

O gabarito extraoficial do Enem 2019, com correções realizadas por professores especializados e cursinhos, começa a ser divulgado poucas horas após o término de cada prova.

Já o gabarito oficial completo, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), está programado para sair até o dia 13 de novembro.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 só sai em 2020.

Pois é, a gente sabe que a espera é difícil. Mas todo ano é assim. Entre o término da última prova e a divulgação do Boletim de Desempenho Individual é preciso esperar dois meses, em média.

O MEC deve confirmar a data, mas é bem provável que seja lá pela metade de janeiro de 2020.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Assim que sair o resultado da prova do Enem 2019, prepare-se para os processos seletivos que usam a nota do exame como critério de classificação.

Com seu desempenho você pode tentar vaga em universidade pública pelo Sisu, concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni, tentar um financiamento do FIES ou entrar direto na faculdade privada, sem precisar fazer vestibular.

Selecionamos para você algumas ótimas faculdades que aceitam a nota do Enem. Todas elas oferecem facilidades como bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamentos.

Confira:

Veja também:

Conheça quais são os principais assuntos do Enem 2019

Tudo pronto para fazer a prova do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin