dcsimg

Entenda como ir bem na prova do Enem 2019

Confira algumas dicas que você pode seguir para ir bem na prova do Enem 2019 e garantir um bom resultado!

A prova do Enem 2019 está chegando e, com ela, a possibilidade de você conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade. Então, para aumentar as suas chances de tornar esse objetivo realidade, nada melhor do que se esforçar para ir bem no exame, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos uma série de dicas que você pode seguir para garantir o melhor desempenho possível! Confira.

5 dicas para ir bem na prova do Enem 2019

1 – Alimentação e exercícios

A primeira coisa que se deve fazer para garantir um bom desempenho durante a prova é cuidar do seu corpo até a chegada do grande dia. Isso inclui boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos.

É comum encontrar candidatos tão focados em estudar que acabam deixando de lado esse fator tão importante: a saúde. Como resultado, devido ao corpo enfraquecido, ficam com a imunidade mais baixa e o raciocínio mais lento.

2 – Leia o edital e se planeje

Ler o edital da prova vai dar a você a oportunidade de planejar como serão feitos os seus estudos. Você pode listar todo o conteúdo que estão presentes neste edital e montar o seu calendário de estudos.

3 – Simulados

Fazer simulados é uma ótima maneira de testar seu desempenho e botar seus conhecimentos à prova.

Com eles você pode cronometrar o seu tempo durante a realização da prova e ainda identificar as áreas em que possui mais facilidade e dificuldade e, assim, ajustar o seu plano de estudos.

4 – Pesquise a correção das provas

Fazer simulados é uma ótima forma de ir bem na prova do Enem, mas estudar a correção desses materiais também é super importante.

Só assim você consegue entender onde e por que errou uma questão.

5 – Foco na redação

É comum ver estudantes deixando a redação como o último item da lista de prioridades, pois acham que já sabem sobre os principais assuntos da atualidade. Não cometa esse erro.

Lembre-se de que a nota da redação tem um enorme impacto no seu desempenho do Enem, então não se deve subestimar esse tópico.

Dedique tempo para pesquisar e entender diversos temas que estão em alta no momento e amplie seu repertório de informações relevantes o máximo possível.

Sobre os dias de prova

Normalmente aplicado nas primeiras semanas de novembro, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos.

Nesses dois dias os portões se fecham às 13h, pelo horário de Brasília. Atenção para essa informação, já que se você reside em um fuso horário diferente, precisa levar isso em consideração na hora de ir até o seu local de prova.

Vejas os horários de cada um dos dias:

  • Primeiro dia: A prova vai das 13h30 às 19h. Nesse dia, os temas abordados são: Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Segundo dia: A prova vai das 13h30 às 18h30. Nesse dia, os temas abordados são: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O que fazer com a nota da prova do Enem 2019?

Depois de feita a prova e divulgados os resultados, você pode usar essa informação de diversas formas diferentes. Veja algumas delas:

Identificar seus pontos de melhoria: caso você seja um treineiro, isto é, alguém que ainda não vai entrar na faculdade no próximo ano, os resultados da prova do Enem fornecem a oportunidade de identificar seus pontos fortes e evidenciar quais áreas você precisar dedicar um pouco mais de atenção e estudo.

Conseguir uma vaga para um curso superior: dependendo da instituição escolhida, é possível conquistar uma vaga apenas com os resultados do Enem, sem ter de passar pelo vestibular próprio da faculdade.

Ingressar em algum programa de bolsas ou financiamento: você pode usar as suas notas do Enem para tentar se candidatar para algum dos programas federais do governo que visam auxiliar as pessoas que querem cursar uma graduação, como por exemplo o ProUni e o FIES.

Onde estudar usando a nota da prova do Enem 2019?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade, e todo o tempo e o esforço dedicados serão em vão.

Desse modo, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC:

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

É a oportunidade perfeita para iniciar seus estudos num curso de nível superior.

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2019

Se sentindo mais preparado para a prova do Enem? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin