dcsimg

Entenda qual é a nota mínima para passar no Enem 2019

Veja quanto você tem que tirar no Enem 2019 para garantir vaga nos principais processos seletivos do ensino superior!

Passar no Enem não é aquela tarefa impossível como tanta gente fala por aí.

Existem diversas formas de entrar no ensino superior com as notas do exame, e cada uma tem médias diferentes para cada curso.

Obviamente, aquelas graduações muito procuradas ou faculdades badaladas normalmente exigem notas mais altas.

Mas nem sempre é assim. Por isso é importante que você saiba que mesmo uma nota tão alta pode, sim, garantir vaga em cursos presenciais ou a distância por todo Brasil.

A seguir, entenda qual é a nota mínima para passar no Enem 2019 e onde você pode tentar sua vaga com toda tranquilidade!

Nota mínima para passar no Enem 2019

A nota mínima para passar em qualquer curso com a nota do Enem depende muito do processo seletivo que você escolher.

No geral, são quatro alternativas diferentes: Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Vamos entender em detalhes cada um deles:

Nota mínima para passar no Sisu

O Sisu é um processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas. Como você deve imaginar, é o mais concorrido de todos. Nele, a nota média para conseguir vaga na maioria dos cursos é de 680 pontos.

Claro que essa variação pode ser maior ou menor de acordo com fatores como a faculdade que oferece o curso, o turno, a cidade, etc.

O curso do Sisu que exige maior pontuação no Enem 2019 é o de Medicina, com média de 820 pontos.

Outros igualmente difíceis, com notas mínimas entre 700 e 800 pontos, são: Odontologia, Engenharia Civil, Direito, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia.

Entre os de média dificuldade (680 pontos), destacamos: Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Cinema, Jornalismo, Enfermagem, Biomedicina, Administração, Agronomia, Gastronomia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Filosofia, Sistemas de Informação, Medicina Veterinária.

Os “menos difíceis” incluem licenciaturas e tecnólogos. A nota mínima varia de 580 a 680. São eles: Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, História, Geografia, Sistemas de Informação, Marketing, Logística, Química, Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para participar do Sisu, você precisa ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação. Em 2020 haverá duas edições, em janeiro (a principal) e no meio do ano.

Nota mínima para passar no ProUni

O ProUni é o programa que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas. A nota média para conseguir o benefício é de 620 pontos. Essa pontuação permite conquistar vaga em cursos como Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Jornalismo, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Odontologia, Nutrição e Gastronomia.

Os mais difíceis normalmente são Medicina, Engenharia Civil e Direito, com notas mínimas que vão de 650 a 800 pontos.

Com alguma sorte, dá para entrar em alguns cursos com a nota mínima do ProUni — normalmente, licenciaturas, e cursos superiores de tecnologia. Na lista, entram Design de Interiores, Pedagogia, Dança, Educação Física, Gestão da Tecnologia da Informação, Enfermagem, Gestão Financeira, Desenho Industrial.

Os interessados em participar precisam ter obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação do Enem 2019. Além disso, é necessário se encaixar em alguns perfis socioeconômicos determinados pelo MEC, que envolvem renda familiar e formação escolar.

Nota mínima para passar no FIES

FIES é o programa que permite financiar cursos superiores a juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida. Quem fizer o Enem 2019 poderá tentar o benefício em duas edições que ocorrem em 2020, no primeiro e no segundo semestre.

A participação é aberta também a quem fez qualquer edição do exame a partir de 2010 e obteve, pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação. O programa exige que os candidatos se enquadrem em determinado perfil de renda familiar.

No FIES, às vezes a concorrência dá uma trégua.

Entre os cursos que exigem maior nota – de 600 a 700 pontos – estão Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Aeronáutica, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Engenharia de Produção.

Entre os mais fáceis de passar, com nota média de 570 pontos, destacamos Pedagogia, Jornalismo, Administração, Economia, Jornalismo, Nutrição, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Design de Produto, Cinema e Estatística.

Assim como no ProUni, também dá para encontrar no FIES graduações com nota de corte próxima do desempenho mínimo exigido para participação, de 450 pontos. A maioria é de licenciaturas, superiores de tecnologia e cursos com grande número de vagas, como Pedagogia ou Direito.

Nota mínima para passar no ingresso direto

O processo seletivo mais fácil de descolar vaga com a nota do Enem é, sem dúvidas, o ingresso direto.

Nesse caso, o mínimo exigido é determinado pelas próprias faculdades. A maioria tem exigências bem menores que as do Sisu, ProUni ou FIES. Para participar, o candidato só precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Faculdades onde você pode estudar usando a sua nota do Enem 2019

Por todo Brasil, milhares de faculdades vão aceitar a nota do Enem 2019 como forma de ingresso, seja pelo Sisu, pelo ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto.

Para se dar bem nesse universo tão amplo, busque sempre estudar em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Só assim você tem a garantia de terminar os estudos com um diploma reconhecido e valorizado no mercado de trabalho.

Abaixo, a gente selecionou algumas faculdades com presença pelo Brasil que oferecem cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento:

Veja também:

Descubra quais são as datas do Enem 2019

E aí, quais são suas expectativas para entrar na faculdade com a nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin