dcsimg

Saiba quando sai o edital do Enem 2020

Entenda quando o Edital do Enem 2020 estará disponível na internet e veja como acessar!

O edital é um verdadeiro mapa da mina para quem quer se dar bem no Enem.

Nele os candidatos encontram, além dos procedimentos necessários para inscrição, os conteúdos que devem ser estudados para tirar a melhor nota possível.

Daqui a pouco a gente vai poder acessar o documento da edição de 2020.

A seguir, saiba quando sai o edital do Enem 2020!

Quando sai o edital do Enem 2020

O edital do Enem 2020 costuma ser publicado no mês de março.

O Ministério da Educação (MEC) divulga o lançamento do edital nos principais canais de informação. Basta ficar ligado.

O documento fica disponível no site oficial do Enem e pode ser baixado em diferentes formatos.

Nele, você encontra informações importantíssimas para quem vai fazer o Enem, como por exemplo:

  • Todos os detalhes do processo para quem busca isenção da taxa de inscrição: quem pode solicitar, como solicitar, prazo-limite, documentos necessários, etc.
  • Tudo que envolve o processo de inscrição no Enem: informações necessárias, valores, escolha da prova de língua estrangeira, solicitação para quem tem necessidades especiais, etc.
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição.
  • Todas as matérias que podem cair nas provas.
  • Todos os conhecimentos e habilidades que serão avaliados nas provas objetivas e na redação.
  • Procedimentos para acessar o cartão de confirmação da inscrição, aquele que mostra o local exato onde o candidato irá fazer a prova.
  • O que pode e o que não pode levar no dia da prova.
  • Os horários-limite para entrar no local de prova.
  • Data e horário de aplicação das provas de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.
  • Data e horário de aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.
  • Data da divulgação dos gabaritos oficiais do Enem 2020.

Por que vale a pena fazer o Enem 2020?

O Enem é aberto a qualquer pessoa que concluiu ou esteja concluindo o ensino médio.

A grande vantagem do exame é abrir diversas portas para quem quer investir numa formação de nível superior.

Há pelo menos quatro grandes programas de acesso à faculdade, cada um com duas edições anuais – ou seja, no total são oito chances de entrar!

Conheça algumas oportunidades que se abrirão para você em 2021:

Sisu – Esse é certamente um dos processos seletivos mais esperados do ano, o momento decisivo para quem quer garantir seu lugar em uma universidade pública. O Sisu distribui milhares de vagas em cursos presenciais de todas as áreas, por todo o país. Para participar das duas edições de 2021 basta ter feito o Enem 2020 e ter tirado nota acima de zero na redação. Como o Sisu é bastante concorrido, uma nota elevada no Enem é um diferencial e tanto.

ProUni – O programa é direcionado a quem quer fazer uma faculdade privada com bolsa de estudos. Bem concorrido também, o ProUni aceita inscrições de candidatos com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, que tenham feito o ensino médio em escolas públicas. É obrigatório ter feito o Enem 2020 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. O programa trabalha com cursos presenciais e a distância em instituições de ensino particulares por todo o território nacional.

FIES – Que tal financiar uma faculdade a juros baixos e prazo longo para quitar a dívida? É isso o que o FIES faz. Duas vezes por ano, o programa do governo federal abre inscrições. Pode participar quem tem renda familiar mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa e que tenha feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 – desde que o desempenho seja de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. O programa só trabalha com faculdades de qualidade assegurada pelo MEC.

Ingresso Direto – Se é praticidade que você busca, o ingresso direto está aí para facilitar bastante sua vida. Com esse modelo de ingresso dá para entrar em centenas faculdades privadas usando apenas a nota do Enem. O candidato só tem de informar a pontuação obtida em cada uma das provas e, dependendo da nota, já garante a vaga imediatamente. Daí é só levar a documentação e formalizar a matrícula. Vale para cursos EAD e presenciais em todas as áreas (exceto Medicina).

Faculdades onde garantir vaga com a nota do Enem 2020

Quem fizer o Enem 2020 poderá escolher uma entre milhares de faculdades por todo o Brasil, seja na rede pública ou privada de ensino.

No meio de tantas opções, é importante garantir entrada numa instituição conceituada no mercado de trabalho e que ofereça ensino de qualidade.

Como fazer isso? Certificando-se de que a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Veja a seguir algumas boas faculdades onde você tentar vaga por meio do FIES, do ProUni e do ingresso direto. Essas instituições também têm programas de bolsa de estudos e financiamento sem burocracia.

Veja também:

Descubra quando sai o resultado do Enem 2020

Está se preparando para o Enem 2020? Conte para a gente o que você espera encontrar nas provas!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin