dcsimg

Veja quando sai o resultado do Enem 2019

Já está contando as horas para o grande dia? Veja aqui quando os resultados do Enem 2019 ficam disponíveis!

Um dos momentos mais esperados por quem faz o Enem é, sem dúvidas, a divulgação dos resultados.

Na edição de 2019 não será diferente.

O motivo para isso é fácil de entender. O desempenho do candidato nas provas define de quais processos seletivos ele pode participar e em quais cursos terá condições de disputar vaga.

Bateu aquela curiosidade?

Então veja quando sai o resultado do Enem 2019, os processos seletivos de que você pode participar e as faculdades onde vale a pena tentar vaga!

Quando sai o resultado do Enem 2019

A previsão é que os resultados do Enem sejam divulgados em meados de janeiro de 2020, como normalmente acontece todos os anos.

O dia exato só é conhecido um pouco antes. O Ministério da Educação (MEC) divulga o calendário nos principais canais de notícia. Fique ligado.

Quando chegar o dia, os candidatos vão poder acessar o site oficial do Enem, informar seu CPF e a senha e finalmente consultar o tão esperado boletim de desempenho.

Lá tem a pontuação obtida em cada uma das quatro provas objetivas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Também vai dar para ver a nota da redação. O “espelho” da correção que permite ter uma noção exata de onde errou e acertou no texto, fica disponível um tempinho depois.

Assim que acessar o boletim, é começar a contar as horas para encarar os principais processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Já sabe quais são? Dê uma olhada a seguir!

Processos seletivos que começam depois dos resultados do Enem 2019

Poucos dias depois da divulgação dos resultados do Enem 2019 começam os processos seletivos que distribuem vagas no ensino superior.

Você terá quatro chances pela frente:

Sisu – Para quem busca estudar em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o Brasil. É o primeiro dos processos seletivos do governo federal a abrir inscrições. Pode participar das edições de 2020 qualquer pessoa que tenha feito o Enem 2019 e não tenha zerado a redação. O Sisu é bastante concorrido, por isso quanto maior for sua nota, mais chances você tem de conseguir vaga no curso desejado. A segunda edição ocorre no meio do ano.

ProUni – O Programa Universidade para Todos abre inscrições logo após o encerramento do Sisu. Aqui, candidatos que fizeram o Enem 2019 podem tentar bolsa de estudos parciais ou integrais em faculdades privadas por todo o país. Tem vaga em todo tipo de curso, presencial e a distância. Para participar das duas edições em 2020 o interessado precisa ter feito o Enem 2019 e se encaixar nos critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho mínimo nas provas exigidos pelo MEC. Leva o benefício quem tiver a maior nota!

FIES – Após o encerramento do ProUni, é hora de tentar o FIES. O programa financia cursos superiores a juros baixos e ainda oferece um prazo facilitado para pagamento da dívida. Pode participar quem fez o Enem a partir de 2010 com pelo menos 450 pontos na média das provas sem ter zerado a redação e se encaixar nos requisitos de renda familiar. As vagas são distribuídas para aqueles que tiverem as maiores notas.

Ingresso Direto – Essa modalidade de ingresso permite que as pessoas que participaram do Enem entrem na faculdade particular sem ter de fazer vestibular. Basta apresentar a pontuação obtida e correr com a documentação necessária para a assegurar a vaga!

Por que demora tanto a sair o resultado do Enem 2019?

Em 2019, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro – dois domingos seguidos.

Os resultados, no entanto, só saem dois meses depois. Por que tanta demora?

Bom, basicamente o que causa essa demora é a correção das redações, que é feita individualmente por dois avaliadores diferentes.

Para você ter ideia, em 2019 o Enem contabilizou a inscrição de nada menos que 5,1 milhões de pessoas!

Imagine corrigir 5 milhões de redações em todos os detalhes!

O pior é que nem dá para aliviar a ansiedade fazendo um cálculo simples dos acertos nas provas objetivas. O Enem utiliza um sistema de correção totalmente diferente, que leva em conta o desempenho individual e coletivo em todas as provas. Isso faz com que as pontuações atribuídas a cada questão sejam diferentes, de acordo com o grau de conhecimento apresentado pelo candidato.

O jeito é esperar com paciência e, nesse meio tempo, pesquisar algumas faculdades que tenham a ver com você.

Que tal conhecer algumas agora mesmo? A gente separou sugestões bem interessantes no próximo tópico.

Faculdades onde você pode estudar depois do resultado do Enem 2019

O bom do Enem é que temos acesso a faculdades em todo o Brasil, públicas ou particulares, para quem quer estudar a distância ou presencialmente.

Quem busca um ensino de qualidade – essencial para se dar bem na área escolhida – precisa garantir entrada numa instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC, que ofereça o curso desejado, na modalidade ideal, e que participe do Sisu, do ProUni, do FIES ou do ingresso direto.

A gente tem algumas boas sugestões para você começar suas pesquisas agora mesmo.

Veja:

Veja também:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Está contando as horas para o resultado do Enem 2019? Qual processo seletivo você vai tentar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin