dcsimg

Veja quanto precisa tirar no Enem pra passar em Veterinária

Quer saber quanto é preciso tirar no Enem para passar em Veterinária? Confira o post que criamos especialmente para você!

Se você pretende ingressar na faculdade de Medicina Veterinária precisa tirar uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso porque o curso é bastante disputado, tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas.

Independentemente de você tentar uma vaga pelo Sisu ou pelo ProUni, conseguir passar na seleção não será moleza.

Por se tratar de uma das graduações mais caras, a saída para grande parte dos estudantes é conseguir uma vaga em uma faculdade pública ou conseguir uma bolsa, mesmo que parcial em uma faculdade privada.

Mas afinal de contas, quanto preciso tirar no Enem pra passar em Veterinária? Descubra agora mesmo!

Quanto preciso tirar no Enem para entrar em Veterinária?

A graduação em Veterinária é oferecida por mais de 300 faculdades públicas e privadas em todo o país. Como o curso não é nada barato, as vagas em universidades públicas são muito disputadas, sendo necessário tirar uma boa nota nos exames de seleção, principalmente se você pensa em ingressar em uma das melhores faculdades do país.

Mas não se desespere! Caso você não consiga ingressar em uma instituição pública, saiba que o curso é oferecido em diversas faculdades particulares que oferecem bolsas ou financiamentos. Aliás, a maior parte das vagas para a graduação em Veterinária está disponível em instituições privadas.

A seguir, vamos citar quanto é preciso tirar no Enem para conseguir uma vaga em Medicina Veterinária pelo Sisu, ProUni ou FIES.

Nota de corte de Veterinária no Sisu

As notas de corte para o curso variam de acordo com a faculdade e a localização da instituição. Nas últimas edições do exame, as notas variaram entre 636 e 817 pontos, sendo a menor pontuação foi da Universidade Federal de Tocantins e a mais alta da Universidade Federal do Pará.

Algumas faculdades e universidades bem conceituadas, como a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tiveram notas de corte abaixo de 700 pontos.

Já instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pediram um pouco mais de empenho dos candidatos. As notas de corte nessas instituições foram superiores a 700 pontos, e a UFPR chegou próximo a 800.

Nota de corte de Veterinária no ProUni

Como conseguir uma vaga em uma faculdade pública nem sempre é possível, o ProUni é outra boa opção para muitos estudantes que sonham em ingressar no curso de Veterinária.

As bolsas integrais exigem uma pontuação maior, pois são mais concorridas. No entanto, a pontuação exigida depende da faculdade e do número de candidatos por vaga. Quanto maior a concorrência, melhor deve ser o desempenho do estudante no Enem.

As vagas de ampla concorrência também costumam ter notas de corte mais altas do que aquelas destinadas a cotas, seja para negros e indígenas ou para estudantes de escolas públicas.

A média das notas de corte das últimas edições do ProUni para o curso de Medicina Veterinária ficou entre 600 e 650 pontos.

Nota de corte de Veterinária no FIES

Recorrer ao FIES ― programa de Financiamento Estudantil do governo federal ― é uma boa alternativa para quem não consegue ingressar na faculdade por meio do Sisu ou do ProUni. A grande vantagem do programa é que o estudante pode financiar até 100% do curso com juros zero, dependendo da região onde mora e de sua situação socioeconômica.

O estudante que fizer faculdade por meio do financiamento só começa a pagar o empréstimo depois de formado. E mesmo nos casos em que há incidências de juros, a taxa não é alta, por isso, recorrer ao FIES vale muito a pena!

Para ser beneficiado pelo programa é preciso ter realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010, ter alcançado uma nota maior que zero na redação e igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva.

O processo seletivo para o programa acontece duas vezes ao ano e as inscrições são feitas pela internet. Caso seja selecionado, o candidato deve comparecer pessoalmente à instituição bancária munido dos documentos necessários para a concessão do crédito.

Onde posso utilizar a nota do Enem para estudar Medicina Veterinária

Uma grande vantagem de fazer o Enem é que você pode utilizar a nota obtida no exame para ingressar diretamente nas faculdades, sem a necessidade de fazer o vestibular.

A seguir, listamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Veterinária e aceitam estudantes a nota do Enem como forma de ingresso direto. Confira!

Veja também:

Saiba as regras do Enem 2019 e veja se algo mudou

Saiba tudo sobre o Enem e o Inep

Agora que você sabe quanto é preciso tirar no Enem pra passar em Veterinária, está na hora de contar para a gente onde pretende fazer o curso. Deixe seu comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin