dcsimg

Saiba quanto você tirou no Enem e veja onde estudar

Fez o Enem e tá curioso para saber como foi na prova? Então, descubra agora onde e quando pode ver o quanto você tirou! 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova aplicada no país, com milhões de estudantes inscritos.

Esse exame se tornou importante, pois é a principal porta de entrada para as universidades públicas e privadas, por meio de alguns programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem como forma de seleção. 

Quer saber quanto você tirou no Enem? Então, descubra agora! 

Como e onde pode ver o quanto você tirou no Enem?

Para acessar a sua nota do Enem, você deve seguir os seguintes passos:

  • Entrar no site oficial do Enem (enem.inep.gov.br);
  • Ir em página do participante;
  • Inserir o seu CPF e senha cadastrada no ato da inscrição (caso você não lembre da senha, é possível recuperá-la também no site oficial do Enem);
  • Na próxima página, buscar por “boletim de desempenho”;
  • Pronto! Agora abrirá uma página com todas as informações sobre suas notas. 

No boletim de desempenho, estarão as notas de todas as disciplinas que estão no exame, que são: 

  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além da nota, o MEC pode trazer, no boletim de desempenho, observações como:

  • Ausência do participante em algum dia de aplicação da prova;
  • Motivos pelo qual tenha zerado a redação (anulação proposital, não atendimento ao formato pedido, uso de palavrões, desrespeito aos direitos humanos etc.).

Como é calculada a nota do Enem? 

A nota do Enem é calculada com base em um sistema matemático usado por todo o mundo, a “Teoria de Resposta ao Item” (TRI).  

Além de cada uma das 180 questões ter o seu grau de dificuldade e peso, o TRI leva em consideração a coerência do candidato que está fazendo a prova. Assim, ele identifica até aquelas questões que foram acertadas com o “chute”.

Um candidato que pontua muitas questões fáceis, poucas médias e várias difíceis provavelmente está chutando, pela lógica da TRI, pois ele deveria acertar mais questões médias também. Entendeu?

Por isso, é muito difícil identificar, apenas com o gabarito, uma nota base do exame! 

Quando sai a nota do Enem? 

Normalmente a nota do Enem sai nas primeiras semanas de janeiro, pois logo em seguida são abertos os processos seletivos do Governo Federal: Sisu, ProUni e FIES. 

Onde estudar com a nota do Enem? 

Com a nota do Enem, você pode participar de diversos processos seletivos para ingressar em uma universidade pública ou particular. Confira:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o primeiro processo seletivo a abrir inscrições após o resultado do Enem.

Com ele, é possível concorrer a uma vaga em diversas universidades públicas de todo o país para realizar uma graduação presencial.

Apesar de ter notas de corte altas, para participar do Sisu, basta ter feito o último Enem e não ter zerado nenhuma das provas.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudo, parciais e integrais, para estudantes que não podem arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.

Para participar do ProUni, é necessário ter realizado o último Enem, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Além das notas mínimas, o ProUni exige comprovação de renda, de acordo com o tipo de bolsa escolhida, e que o estudante cumpra alguns requisitos. 

FIES

O Financiamento Estudantil (FIES) disponibiliza financiamentos completos de graduações presenciais em diversas faculdades particulares.

Para utilizar o FIES, também é necessário passar por uma seleção, em que, para participar, é exigido que o estudante tenha feito o último Enem, obtido nota igual ou superior a 450 pontos, não tenha zerado a redação, comprove renda e atenda a alguns outros requisitos. 

Ingresso direto pelo Enem 

Outra forma de usar a sua nota do Enem para entrar em uma faculdade éa por meio do ingresso direto.

Com o ingresso direto, o estudante pode se matricular em uma faculdade particular sem precisar realizar vestibular.

Além disso, não é necessário comprovar renda, nem ter feito a última edição do Enem, apenas alguma desde 2010.

Não é preciso ter obtido nota mínima, o ingresso direto aceita todas as pontuações, porém o estudante não pode ter zerado nenhuma das provas, inclusive a redação.

Quando você ingressa em uma faculdade por meio do ingresso direto pelo Enem, também concorre a bolsas de estudo e descontos diretamente com a instituição, o que torna mais fácil todo o processo.

Algumas faculdades também tornam possível financiar a sua graduação diretamente com a instituição, sem precisar comprovar renda nem passar por um processo seletivo concorrido e rigoroso. 

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC, que dispõem de programas como ProUni e FIES e que possuem o ingresso direto pelo Enem: 

Veja mais:

Descubra o que é a nota de corte do Enem

A Anhanguera é uma boa faculdade?

Já sabe o que vai fazer com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin