dcsimg

Descubra que horas sai a nota do Enem e fique ligado

Confira aqui a data e horário de divulgação da nota do Enem e veja o que fazer com ela!

Fazer o Enem significa alguns meses de pura expectativa.

Primeiro, a espera pelas provas. Em seguida, pelo gabarito. Depois, pelo resultado com o Boletim Individual para, por fim, poder avaliar como vai usar a nota do exame para entrar na faculdade.

Você também está assim?

Então fique por aqui que vamos contar quando sai o resultado do Enem e os caminhos que você pode seguir com ele.

Confira!

A que horas sai a nota do Enem?

Se a gente tomar as edições mais recentes do Enem como base, podemos dizer que o resultado deve sair no período da manhã. O horário varia a cada ano, assim como a data.

Veja a seguir.

Que dia sai a nota do Enem?

Nossa única certeza é que o resultado do Enem deve sair em janeiro. Já aconteceu de o MEC divulgar o boletim em dezembro, mas é super raro.

O padrão mais comum que observamos ultimamente é que os resultados são divulgados lá pelo meio do mês de janeiro mesmo.

Preciso pagar para consultar a nota do Enem?

Não. O acesso à nota do Enem, com seu Boletim de Desempenho Individual, é gratuito.

Como consultar a nota do Enem?

O resultado do Enem sai no site oficial do exame. Para acessar sua nota, é só entrar com seu CPF e senha na Página do Participante. Ali você vai encontrar o desempenho obtido em cada uma das cinco provas:

  • Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Vale lembrar que o espelho da redação, com o detalhamento das correções, sai cerca de um mês depois. Já o resultado dos treineiros só fica disponível em março, quando os processos seletivos que usam a nota do Enem já encerraram.

Por falar neles, você sabe quais são? Confira a seguir como usar a sua nota do Enem!

Como usar a nota do Enem

Assim que sai o resultado do Enem, é dada a largada para vários processos seletivos que usam a nota do Enem como critério de classificação. Podemos dizer sem exageros que a nota do exame se tornou a principal porta de entrada para a faculdade!

Veja como você vai poder usar sua nota:

  • Sisu: distribui vagas em universidades públicas e é superconcorrido. Para se inscrever é só não ter zerado no Enem mais recente. O Sisu abre inscrições logo após a divulgação dos resultados do Enem e tem outra edição no meio do ano. Quem apresentar acima de 650 pontos na média das provas tem mais chances de passar. Alguns cursos exigem nota acima de 800. É restrito a cursos presenciais.
  • ProUni: concede bolsas de estudos em faculdades privadas bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Abre inscrições logo após sair o resultado do Sisu e vale para cursos presenciais e a distância. Para se inscrever é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas com nota acima de zero na redação do Enem mais recente e ainda se enquadrar em certos requisitos de formação e renda. É possível passar com a nota mínima exigida, mas é mais garantido chegar à seleção com 600 pontos, em média. Em cursos mais concorridos, a nota de corte supera os 700 pontos.
  • FIES: oferece financiamento estudantil a juros baixos e prazo longo para quitar a dívida. Abre inscrições logo após o resultado do ProUni e vale apenas para cursos presenciais. Exige que o candidato apresente pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação, e se enquadre em determinado perfil de renda familiar. Aceita qualquer edição do Enem a partir de 2010. As notas mínimas para passar ficam por volta de 450 pontos, enquanto as máximas chegam a 700 pontos.
  • Ingresso direto: permite entrar na faculdade sem fazer vestibular, só apresentando a nota do Enem. É um método de acesso utilizado em inúmeras faculdades privadas, cada uma com requisitos de participação e critérios de classificação diferentes. Vale para cursos presenciais e a distância.

Onde fazer faculdade com a nota do Enem

Já está sonhando com a faculdade?

Se você vai usar o Enem para fazer o Sisu, ProUni ou FIES, pode ficar tranquilo. Somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar desses processos seletivos.

Por outro lado, se optar pelo ingresso direto é bom ficar esperto. Investigue a reputação da faculdade, confira se é reconhecida pelo MEC e se tem uma boa avaliação. Esse cuidado vai garantir um investimento certeiro em sua carreira e render um diploma valorizado no mercado.

A gente separou aqui algumas ótimas faculdades que aceitam o Enem em processos seletivos como ProUni, FIES e Ingresso Direto. Todas elas contam também com facilidades como bolsas, parcelamento sem burocracia, convênios e descontos variados.

Clique e conheça!

Veja também:

Veja qual pontuação precisa pra entrar na faculdade com Enem

Já sabe o que vai fazer com a sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin