dcsimg

Veja que horas sai o resultado do Enem 2019

Fique sabendo o horário que sai o resultado do Enem, como consultar sua nota e como ingressar com sua pontuação no ensino superior!

Depois de meses se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos ficam mais do que ansiosos para saber os resultados. Isso porque o exame se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior.

Com a nota, é possível participar de processos seletivos que oferecem vagas em faculdades públicas, bolsas de estudos e até financiamento estudantil. Dá, inclusive, para ingressar direto para a faculdade particular!

Se você é um dos candidatos que não veem a hora de saber que horas sai o resultado do Enem 2019, fique ligado que a gente te conta!

Quando sai o resultado do Enem 2019

Estima-se, com base na edição passada do exame, que o resultado do Enem 2019 saia no dia 17 de janeiro de 2020, entre 9h e 10h.

Lembrando que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) ainda não divulgou oficialmente a data e o horário dos resultados individuais.

Como consultar a nota do Enem 2019

A nota do Enem 2019 pode ser consultada no site oficial do exame (http://enem.inep.gov.br).

Basta clicar em Página do Participante e, na nova aba, entre com seu CPF e senha de cadastro do Enem para visualizar os resultados.

Ao acessar o boletim individual, você poderá ver suas notas separadas por prova:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

As notas também podem ser acessadas pelo aplicativo do Enem, informando os mesmos dados do site.

Os boletins de desempenho individual do Enem 2019 estão previstos para serem divulgados em janeiro de 2020.

O que fazer com a nota do Enem 2019

Quer saber como usar sua nota do Enem para ingressar no ensino superior? Confira os processos seletivos a seguir:

Sisu

É um programa do governo federal que oferece vagas em instituições do ensino superior públicas de todo o país. O processo seletivo ocorre duas vezes por ano e os candidatos são selecionados através do Enem.

Para participar do Sisu 2020, é preciso ter realizado o Enem 2019 e ter o alcance da nota superior a zero na Redação. As notas para passar no Sisu variam conforme o curso, mas na maioria deles, giram em torno de 600 a 800 pontos.

ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em instituições de ensino superior privadas.

Os candidatos, assim como no Sisu, são selecionados através do Enem. Porém as notas de corte são um pouco mais baixas.

Pode se inscrever no ProUni 2020 aqueles que fizeram o Enem 2019 e e conseguiram obter pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado na Redação.

Porém, também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

Fies

Um programa de financiamento através do qual estudantes conseguem financiar seus estudos a juros muito baixos e pagar apenas depois de formados. Assim como no Sisu e no ProUni, os candidatos são selecionados através do Enem.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, tendo obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do exame, com  nota maior que zero na Redação. Também é necessário atender os limites de renda familiar estipulados pelo programa.

Ingresso Direto

Essa é, atualmente, a maneira mais fácil de ingressar no ensino superior. Com a nota do Enem, o candidato inicia uma nova graduação sem precisar prestar vestibular.

Uma vez tendo atingido a pontuação mínima exigida para o curso escolhido, basta o estudante apresentar seus resultados individuais do exame e a documentação solicitada pela instituição para efetuar a matrícula.

O melhor de tudo é que, se você ingressar usando a nota do Enem, ainda por cima dá para conseguir uma bolsa de estudos de até 100%!

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Confira, a seguir, uma seleção de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação), onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto, sem precisar fazer vestibular, e ainda receber bolsa para estudar.

Todas elas também participam do ProUni e do Fies, caso você prefira tentar esses processos seletivos.

Confira nos links abaixo:

Veja também:

Quantos pontos no Enem precisa obter para o ProUni?

Agora que você já sabe que horas sai o resultado do Enem 2019, conte para a gente nos comentários: para que processo seletivo você vai usar sua nota?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin