dcsimg

Descubra que nota precisa no Enem pra passar em Gastronomia

Quer ingressar na faculdade, mas não sabe que nota precisa tirar no Enem para passar em Gastronomia? Vem com a gente que explicamos tudo certinho neste artigo.

Após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o próximo passo para a maioria dos candidatos é tentar o ingresso na faculdade. Um ponto que preocupa a grande maioria dos concorrentes às vagas ofertadas  pelo Enem é o resultado da nota que se precisa obter para passar para o curso de Gastronomia.

Acontece que existem várias formas de ingressar na faculdade, como o Sisu, proUni, FIES e ingresso direto, além da nota de corte que pode variar de acordo com o meio que você escolhe. Além disso não há uma nota de corte pré-definida, pois ela só é determinada após o encerramento do período de inscrição.

Isso ocorre, pois geralmente é definido um prazo de 4 dias, em média, para que os candidatos se inscrevam no curso desejado. Sendo assim, a cada dia novas pessoas, com diferentes pontuações se candidatam aos cursos disponíveis.

Basicamente, a nota é definida tendo como referência a  quantidade de pessoas concorrendo à determinada vaga, ou seja, dependerá  do quão concorrido o curso for, as maiores pontuações saem na frente. Como esse número oscila durante o período de inscrições, a nota de corte é definida somente quando não há mais inscrições sendo realizadas.

Porém, mesmo sem saber a nota exata, é possível ter uma ideia utilizando como base anos anteriores. Primeiramente,  vamos mostrar uma estimativa de que nota precisa tirar no Enem para passar em Gastronomia. Em seguida, vamos lhe explicar os diferentes meios que você pode utilizar para ingressar na faculdade.

Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Gastronomia no Sisu

  • IFPI – Instituto Federal do Piauí – entre 600 e 700 pontos
  • IFFarroupilha – Instituto Federal Farroupilha – entre 600 e 700 pontos
  • UFPB – Universidade Federal da Paraíba – entre 600 e 700 pontos
  • UFRPE – Universidade Federal Rural De Pernambuco – entre 600 e 700 pontos
  • UFBA – Universidade Federal Da Bahia – entre 600 e 700 pontos
  • IFSP – Instituto Federal de São Paulo – entre 600 e 700 pontos
  • IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – entre 600 e 700 pontos
  • IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais – entre 600 e 700 pontos
  • UFC – Universidade Federal Do Ceará – entre 600 e 700 pontos
  • UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – entre 700 e 750 pontos
  • IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – entre 700 e 750 pontos
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – entre 700 e 750 pontos

Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Gastronomia no ProUni

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) – entre 451 e 612 pontos
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)– entre 451 e 612 pontos
  • Universidade de Franca (UNIFRAN) – entre 460 e 591 pontos
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais – entre 592 e 642 pontos
  • Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo – entre 512 e 608 pontos
  • UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – entre 450 e 550 pontos (Campus: Campus Ii, Max Planck, Itatiba, Campinas e Holambra)
  • UniCesumar – Centro Universitário de Maringá – entre 450 e 550 pontos (Campus Astorga, Teodoro Sampaio e Arapongas)
  • UNESA – Estácio de Sá – Estácio de Sá (Campus Rio de Janeiro e Belo Horizonte)
  • UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – entre 550 e 600 pontos (Campus Bauru)
  • UniCesumar – Centro Universitário de Maringá – entre 550 e 600 pontos (Campus Apucarana, Araçatuba, São Bento do Sul, São Bento Do Sul, São José Dos Pinhais, São José dos Pinhais, Campinas e Caxias Do Sul)
  • Faculdade Integrada De Londrina – entre 550 e 600 pontos
  • SINOP – Faculdade Sinop – entre 550 e 600 pontos

Que nota precisa tirar no Enem pra passar em Gastronomia no FIES

Para concorrer a uma vaga no FIES, você deve ter obtido pelo menos 450 pontos e não ter zerado a Redação do Enem. Em edições anteriores a pontuação exigida na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) a distância foi 455. Em geral, a nota de corte mais alta do FIES para Gastronomia ficou por volta de 630 pontos.

Como ingressar na faculdade de Gastronomia utilizando a nota do Enem

A seguir mostraremos as opções que você tem para usar a nota do Enem e ingressar no ensino superior.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ótima oportunidade para você ingressar na universidade pública. Esse sistema trata-se de uma plataforma digital, onde as instituições ofertam as vagas que estão disponíveis em seus cursos.

Quem fez o Enem e deseja ingressar no ensino superior deve se inscrever nas vagas, referente ao curso de interesse durante o período de inscrições. Ao final desse período, os candidatos com as maiores pontuações serão selecionados.

ProUni

Deseja conseguir uma bolsa na faculdade particular? Então o Programa Universidade para Todos (ProUni) é perfeito para você. As bolsas oferecidas pelo ProUni varia entre 50% e 100%. Porém, para participar existem algumas exigências.

Em primeiro lugar, o programa é destinado a candidatos de baixa renda, sendo assim para participar você deve ter uma renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos. Além disso, o candidato precisa conseguir pelo menos 450 pontos e não zerar a Redação do Enem.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa financia curso superior dos candidatos aprovados no processo seletivo. Esse financiamento é feito por Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento ou por bancos privados participantes para que após a conclusão do curso e estar empregado o aluno pague esse valor.

Para concorrer a uma vaga, assim como no ProUni, é preciso obter no mínimo 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não zerar a Redação. Existem ainda critérios relacionados à situação financeira do candidato. No FIES existem duas modalidades, o FIES e o P-Fies. Na primeira o candidato deve ter renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos, já na segunda de até 5 salários mínimos. As condições de pagamento variam de acordo com a modalidade.

Ingresso direto

O Ingresso direto na faculdade particular é a forma menos burocrática de ingressar no ensino superior. Não é preciso fazer vestibular, nem comprovar renda ou disputar uma vaga super concorrida. Basta entrar em contato com a faculdade, informar sua pontuação e a nota de sua redação no Enem e, caso seja a nota mínima exigida pela instituição, poderá se matricular e iniciar o curso.

Muitas vezes as pessoas imaginam que as faculdades particulares possuem mensalidades muito altas, isso pode ser verdade em alguns casos, mas não em todos. Existem muitas faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem seus cursos com mensalidades bem acessíveis. Para lhe dar uma força, selecionamos algumas delas.

Todas as faculdades informadas aqui, também participam do FIES e do ProUni, portanto se você passar em algum deles, poderá usar seu financiamento ou bolsa em uma delas. Além disso, todas possuem programas próprios de bolsas e descontos.

Veja também

FIES Passo a Passo

Entenda como funciona o SISU

Agora que você já sabe que nota precisa tirar no Enem para passar em Gastronomia, conte para gente como pretende usar sua pontuação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin