Veja que nota é preciso tirar no Enem 2020

Já sabe quanto é preciso conseguir no Enem 2020 para passar naquele curso tão desejado? Descubra aqui!

Nota alta no Enem é pra quem estuda! As questões são complexas, os assuntos são aprofundados e o sistema de avaliação consegue identificar quem realmente tem conhecimento dos temas apresentados e quem acerta por acaso, no famoso chute.

Como se não bastasse, ainda temos um universo de mais ou menos cinco milhões de participantes todos os anos.

Ou seja: em qualquer processo seletivo, a concorrência vai ser alta.

Por isso é bom saber que nota é preciso tirar no Enem 2020 para garantir uma vaga na universidade.

Veja a seguir!

Que nota é preciso tirar no Enem 2020

Uma nota alta no Enem praticamente garante entrada em qualquer universidade que use a pontuação do exame para classificar candidatos.

Chegar com uma pontuação nas alturas ainda é a melhor forma de driblar a concorrência dos processos seletivos, que geralmente é alta, especialmente quando o objetivo é estudar numa instituição pública.

Mas para quem realmente quer fazer um curso superior, não tem tempo ruim. Com pesquisa e jogo de cintura, é possível conquistar uma vaga.

Veja quanto é preciso tirar no Enem 2020 para se dar bem nos principais processos seletivos.

Nota do Enem 2020 para entrar na universidade pública

Quem está sonhando com uma vaga numa instituição pública precisa dar aquela redobrada nos estudos.

O Sisu é o que exige as maiores notas no Enem.

A pontuação média para conseguir entrar em cursos de concorrência intermediária é de 680 pontos. Aqui estão graduações como Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Farmácia, Ciências Contábeis.

O curso mais difícil de entrar pelo Sisu é Medicina, que requer pontuação média de 830 pontos na maioria das faculdades. Em algumas, a nota de corte chega a superar os 900 pontos!

Na sequência, vêm cursos como Direito, Odontologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com nota de corte de 750 pontos, mais ou menos.

Entre os que exigem menor nota estão as licenciaturas e os tecnólogos, com pontuação mínima que vai de 580 a 650 pontos, dependendo da faculdade.

O Sisu terá duas edições em 2021 e, para participar, basta ter feito o Enem 2020 e tirado nota acima de zero na redação.

Nota do Enem 2020 para ganhar bolsa de estudos

No ProUni, a concorrência também é acirrada, ou seja: requer nota alta no Enem.

Para ganhar bolsa de estudos em cursos como Medicina ou Direito ? que estão entre os mais procurados ? o candidato precisa ter pontuação acima de 700 pontos. Em faculdades mais badaladas, a nota pode superar os 820 pontos.

Psicologia, Engenharia (quase todas), Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Comunicação, Farmácia, Fisioterapia, só para citar alguns, estão na faixa intermediária, com notas entre 620 e 700 pontos.

Os mais tranquilos de conseguir bolsa são as licenciaturas, os tecnólogos e alguns bacharelados ? dentre os quais: Recursos Humanos, Secretariado, Letras, Economia, Petróleo e Gás. Aqui as notas vão de 500 a 600 pontos, mais ou menos.

A nota mínima exigida para participar do ProUni é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação do Enem 2020. O programa também pede que os participantes atendam a certos critérios de renda e formação escolar. Em 2021 devemos ter duas edições do ProUni, no primeiro e no segundo semestre.

Nota do Enem 2020 para financiar um curso superior

O FIES oferece a possibilidade de financiar os estudos a juros baixos e pagar a dívida em condições facilitadas. Mas para obter o benefício, o interessado precisa passar por um processo seletivo.

As notas são menores que no Sisu e no ProUni, mas ainda assim, dependendo do curso, podem ser bem elevadas.

Medicina é o mais requisitado, com notas de corte que podem superar os 700 pontos. Os demais exigem pontuação bem mais baixas, por volta de 550, em média.

Com alguma pesquisa, dá até para obter o FIES com a nota mínima exigida, que é de 450 pontos.

O programa aceita a nota de qualquer Enem a partir de 2010 e estabelece limite de renda aos participantes. As inscrições abrem duas vezes por ano.

Nota do Enem 2020 para entrar na faculdade privada

O ingresso direto é muito difundido nas faculdades particulares brasileiras. Sua popularidade está ligada à facilidade de acesso: basta apresentar a nota de qualquer edição do Enem partir de 2010 para conseguir a vaga quase imediatamente.

A pontuação para passar usando esse sistema varia de faculdade para faculdade, mas normalmente é bem mais acessível que no FIES, Sisu ou ProUni.

Em boa parte das faculdades, o único requisito é não ter tirado zero na redação. Outras, dependendo do curso, podem exigir nota mais alta em alguma área de conhecimento do Enem ? 400 pontos em Matemática para cursos de Engenharia, por exemplo.

O que você precisa saber sobre o Enem 2020

Algumas informações básicas do Enem 2020 que você precisa ter sempre em mente:

Liberação de acesso ao cartão de confirmação da inscrição:

  • A partir de 17 de dezembro de 2020

Dia das provas:

  • 17 e 24 de janeiro de 2021 para o Enem impresso
  • 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 para o Enem digital

Horário das provas:

  • Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Fim das provas do primeiro dia: 19h
  • Fim das provas no segundo dia: 18h30

Divulgação dos resultados:

  • A partir de 29 de março de 2021, no site oficial do Enem

Qual faculdade escolher?

A nota do Enem é aceita em milhares de faculdades pelo Brasil.

Vale, portanto, fazer uma pesquisa antecipada de onde estudar. As melhores faculdades são aquelas que, além de uma boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC), têm também alta aceitação no mercado de trabalho.

Isso vale para quem quer estudar presencialmente ou a distância.

Conheça abaixo algumas faculdades que cumprem esses requisitos e ainda aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Entenda como funciona a prova digital do Enem 2020

Você vai participar de qual desses processos seletivos? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!