dcsimg

Descubra que nota precisa no Enem pra passar em Fisioterapia

Quer saber se a sua pontuação no Enem é suficiente para conquistar uma vaga em Fisioterapia? Acompanhe tudo aqui!

Tradicionalmente, Fisioterapia é um curso bastante concorrido. Mas, dependendo do processo seletivo e da faculdade em que você quer estudar, é possível conseguir vaga com um desempenho não tão alto.

O acesso pode ser por algum dos programas governamentais – ProUni, FIES e Sisu – ou ainda diretamente, no caso de faculdades que aceitam as notas do Enem como critério de seleção de candidatos.

Aqui vamos explicar para você como funciona cada um desses programas e as estimativas da pontuação necessária para conseguir a vaga, com base em edições anteriores.

Descubra agora mesmo qual a nota do Enem que vai dar a você o tão sonhado acesso à faculdade de Fisioterapia!

Nota do Enem para conseguir o acesso direto em Fisioterapia

Muitas faculdades dão a oportunidade de entrar no curso de Fisioterapia usando apenas o desempenho no Enem. Nesse caso, se a nota for suficiente, o candidato fica dispensado do vestibular.

Cada universidade tem suas regras. Por isso, você deve entrar em contato direto com a instituição de seu interesse e verificar, primeiro, se ela aceita as notas do Enem e, depois, quais são as normas.

A Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo, por exemplo, aceita o desempenho no Enem para o curso presencial de Fisioterapia.

Se você tiver a pontuação mínima exigida, não precisa fazer vestibular, fica isento da taxa de inscrição e ainda ganha bolsas de 30% nas mensalidades até o fim do curso.

Nota do Enem para vaga em Fisioterapia pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo para cursos presenciais e a distância de universidades privadas – incluindo Fisioterapia.

Ele está voltado para alunos de baixa renda. Por isso, você tem que verificar se o seu perfil socioeconômico se encaixa nos parâmetros pedidos pelo programa.

Outra exigência para participar do ProUni é ter prestado o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média geral das provas, sem ter zerado na redação.

Só que, para Fisioterapia, a nota mínima de 450 pontos para se inscrever no ProUni dificilmente servirá para conseguir a vaga. Você vai precisar de um pouco mais que isso: as últimas edições apontam que as notas de corte para esse curso variam de 563 a 705 pontos, sendo que a média nacional fica em cerca de 620.

Nota do Enem para vaga em Fisioterapia pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do governo voltado a estudantes de baixa renda. Financia as mensalidades de cursos presenciais de faculdades particulares.

A dívida só começa a ser paga depois da formatura, em muitas parcelas e a juros baixos.

Para se inscrever também é necessário ter feito o Enem, obtido mais do que zero na redação e pelo menos 450 pontos na média das provas. A diferença é que você pode usar as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010.

As edições mais recentes do FIES apontam que com pouco mais do que o desempenho mínimo exigido para a inscrição é possível entrar no páreo para uma vaga em Fisioterapia: a nota de corte vem se situando entre 460 e 710, com a média nacional de 560.

Nota do Enem para vaga em Fisioterapia pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para faculdades públicas de todo o Brasil – participam do programa mais de uma centena de instituições federais e estaduais.

A classificação se dá pelas notas do Enem, e é preciso ter feito o exame do ano anterior, sem ter zerado a redação. A concorrência á acirrada: o Sisu é o mais difícil entre os três programas do governo federal.

Em edições recentes, as notas de corte para Fisioterapia ficaram entre 658 e 833, com a média nacional se situando em 700. Ou seja, para conseguir vaga em Fisioterapia em universidade pública pelas notas do Enem é preciso estudar muito e caprichar no Exame!

Importante: as notas de corte dos programas do governo mencionados aqui costumam seguir certo padrão, mas elas também estão sujeitas a sofrer mudanças significativas de um ano para outro, dependendo de fatores como a procura pelo curso, o número de vagas e o desempenho dos concorrentes.

O negócio mesmo é ficar de olho nos sites dos programas e em todas as informações sobre eles, para ir monitorando as suas chances de acordo com as notas que você tirou no Exame.

Opções de faculdades para estudar Fisioterapia com as notas do Enem

Entre ProUni, FIES, Sisu e ingresso direto, são muitas as alternativas de faculdades onde dá para estudar Fisioterapia usando as notas do Enem.

Para a escolha da universidade, um alerta importante que deve pesar em sua decisão é a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A seguir, listamos algumas instituições que têm o curso de Fisioterapia reconhecido e bem avaliado pelo MEC. Além de participarem do ProUni e do FIES, elas aceitam o Enem para ingresso direto e oferecem ainda uma série de benefícios para quem está com o orçamento apertado, como bolsas especiais, descontos, convênios e parcelamento das mensalidades. Vale a pena conferir:

Veja também:

O que faz um fisioterapeuta?

E aí, acha que vai dar para conseguir vaga em Fisioterapia com seu desempenho no Enem? Vai tentar algum dos programas do governo? Comente aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin