dcsimg

Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Radiologia

Não sabe quanto precisa ter pontuado no Enem para entrar na faculdade de Radiologia? Então, descubra agora! 

O curso de Radiologia é bastante escolhido por aqueles estudantes que desejam uma boa graduação em um curto prazo. Esse curso tem o formato de superior tecnológico e possui duração média de 3 anos. 

Se deseja entrar nesta graduação por meio de programas do governo, saiba que precisará ter alcançado uma boa nota no Enem. Outras opções, como o ingresso direto, já dão a possibilidade de você entrar na faculdade com uma nota considerada razoável.

Ficou curioso para saber todos os caminhos para você passar na faculdade de Radiologia com a nota do Enem? Então, vem com a gente! 

Quanto preciso tirar no Enem para passar em Radiologia? 

Com a nota do Enem, é possível participar de processos seletivos como Sisu, ProUni, Fies e Ingresso Direto. 

Veja quanto você precisa tirar no Enem para passar em cada um desses processos seletivos:

Sisu 

Com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o estudante concorre a vagas nas universidades públicas espalhadas por todo o país. Para garantir o lugar, é necessário ter obtido uma boa nota no Enem, pois esse é um processo seletivo bastante concorrido.

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Radiologia pelo Sisu?

Para se candidatar a uma vaga pelo Sisu, é necessário ter realizado o último Enem e não ter zerado a redação. Mas se for escolher tentar passar no curso de Radiologia, saiba que precisará ter obtido uma boa nota no exame. 

Nos últimos anos, para o curso de Radiologia, a média nacional das notas de corte ficou em 660. Mas teve quem conseguiu entrar com cerca de 630. As maiores notas de corte chegam aos 700 pontos.

ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes que realizaram o Enem. Também é uma seleção bastante concorrida, que exige comprovação de renda, de acordo com o tipo de bolsa escolhido.

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Radiologia pelo ProUni?

Para se candidatar a uma vaga pelo ProUni, é necessário ter realizado o último Enem e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Para o curso de Radiologia, a média nacional para conseguir a vaga nos últimos anos está em torno dos 600 pontos no Enem. A nota de corte mínima gira em torno dos 565, enquanto a máxima fica em 660.

Lembrando que, no ProUni, não basta ter a nota do Enem para passar, o estudante precisa comprovar renda e ainda obedecer alguns critérios específicos. 

FIES 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) paga todas as mensalidades do curso, e o aluno só começa a pagar após a formação. Para conseguir esse financiamento, o estudante também precisará passar por um processo seletivo, que é concorrido, mas não tanto quanto o Sisu e o ProUni. 

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Radiologia na seleção do FIES?

A nota mínima para participar da seleção do FIES é de 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado a redação.

O FIES aceita a pontuação de qualquer edição do Enem, desde 2010, mas também cobra do estudante a comprovação de renda, de acordo com o tipo de financiamento escolhido. 

Nas últimas edições do FIES, o curso de Radiologia teve nota de corte de 530 pontos. A maior nota girou em torno de 630 pontos.

Ingresso direto 

Com o ingresso direto, o estudante consegue entrar em uma faculdade particular sem prestar o vestibular. Para se candidatar, é só se inscrever no site da instituição com a nota do Enem e aguardar o resultado que sai em pouquíssimo tempo, muitas vezes em menos de 48 horas. 

Que nota preciso tirar no Enem para passar em Radiologia por ingresso direto?

Para passar em Radiologia pelo ingresso direto, o estudante não precisa ter obtido nota alta no Enem. 

Esse processo seletivo não exige que você tenha feito o último do Enem, apenas alguma edição desde 2010. 

Também é cobrado que o estudante não tenha zerado nenhuma das provas, inclusive a redação, mas a pontuação mínima para entrar em um curso por esse processo seletivo costuma ser entre 250 e 300 pontos. 

Por meio do ingresso direto, o aluno pode concorrer a bolsas de estudo e descontos, além de poder financiar o seu curso diretamente com a faculdade. 

Veja algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que possuem essa forma de acesso:

As inscrições para essas instituições estão abertas durante quase todo o ano devido à grande demanda de turmas e alunos. 

Veja mais:

Tudo sobre o curso de Radiologia 

Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem 

Já sabe onde vai usar a sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin