dcsimg

Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2019

Conheça o desempenho no Enem 2019 que garante acesso aos principais processos seletivos do país!

Todo mundo já sabe que uma boa nota no Enem garante vaga até nos cursos mais procurados do Brasil.

Mas o que pouca gente se dá conta é de que o exame, por ter aplicações tão diversificadas e ser aceito em tantas faculdades, oferece oportunidade até para quem não obteve uma nota tão alta assim.

Cada processo seletivo tem suas próprias notas de corte, que podem ser mais altas ou mais baixas, dependendo do que você quer estudar e onde.

A seguir, saiba que nota você precisa tirar no Enem 2019 para garantir ingresso na faculdade em 2020!

Que nota você precisa tirar no Enem 2019

A pontuação mínima que você precisa apresentar no Enem para entrar na faculdade depende do processo seletivo escolhido.

Quem quer estudar em universidade pública, por exemplo, terá mais chances de se dar bem se tiver uma nota mais alta.

Já aqueles que procuram vaga em faculdades privadas têm à disposição um número maior de processos seletivos, cada um com diferentes médias.

Vamos investigar abaixo quais são as pontuações necessárias para garantir vaga nos principais processos seletivos que vão usar a nota do Enem 2019: Sisu, ProUni, ingresso direto e até o FIES.

Que nota você precisa tirar no Enem 2019 para passar no Sisu

Por ser o processo seletivo que distribui vagas nas universidades públicas, o Sisu é o mais concorrido entre todos que listaremos aqui.

O programa é aberto qualquer pessoa que fez o Enem 2019 e não tirou zero na redação. Ou seja: você pode tentar vaga com qualquer pontuação que tenha obtido nas cinco provas.

Mas a realidade é que, por causa da concorrência, as notas mínimas para descolar vaga nos cursos do Sisu fica na casa dos 680 pontos, mais ou menos.

Obviamente, aquelas graduações super procuradas, como Medicina, sempre vão pedir notas altíssimas para entrar, normalmente acima de 800 pontos!

Do outro lado, tem também aquelas graduações mais tranquilas, algumas delas com notas entre 580 e 620 pontos, como é o caso de algumas licenciaturas e cursos de tecnologia.

Além de uma boa nota, seu sucesso no Sisu depende muito da atenção que você dispensa ao processo seletivo. É preciso estar atento às mudanças nas notas de corte e mudar de opção ou de faculdade sempre que for necessário.

O Sisu tem duas edições todos os anos. A primeira, que acontece em janeiro, é a que distribui a maior quantidade de vagas. A segunda, no meio do ano, é menor e mais restrita.

O programa oferece vagas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país, em cursos de diversas áreas do conhecimento. Por ano, são distribuídas em média 300 oportunidades.

Que nota você precisa tirar no Enem 2019 para passar no ProUni

O ProUni é o programa indicado para quem quer fazer uma faculdade particular com bolsa de estudos. A nota que você precisa tirar no Enem 2019 para participar das duas edições de 2020 também varia de acordo com curso e a instituição.

Aqui a média para conquistar o benefício é de aproximadamente 620 pontos — o que não fica muito distante das médias do Sisu.

A vantagem é que o ProUni também oferece cursos na modalidade a distância, e geralmente essas opções são menos procuradas que os presenciais. Ou seja: as notas para passar se tornam mais baixas, por volta dos 520 pontos.

Graduações que normalmente são muito procuradas, como Odontologia e Medicina, também exigem notas elevadas, acima dos 750 pontos.

Se durante o processo seletivo você pesquisar bastante, vai se deparar com algumas graduações que exigem notas bem mais baixas que a média, entre 450 e 500 pontos. Aqui entram, inclusive, cursos que têm grande oferta de vagas, como Direito ou Pedagogia.

Para participar do ProUni em 2020 o candidato precisa ter feito o Enem 2019 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. É preciso comprovar que se encaixa em certos perfis de renda e formação escolar determinados pelo Ministério da Educação (MEC). A primeira edição ocorre no início do ano, logo após o encerramento do Sisu, e a outra no segundo semestre letivo.

Que nota você precisa tirar no Enem 2019 para entrar na faculdade particular sem fazer vestibular

Quem optar por entrar na faculdade particular com nota do Enem 2019 sem fazer vestibular vai encontrar um cenário muito mais amigável.

Aqui as notas médias são mais baixas do que as praticadas pelo ProUni ou pelo Sisu.

Como as regras de acesso variam de faculdade para faculdade, é difícil estabelecer uma média nacional como nos outros programas.

Para participar do ingresso direto você pode ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação. O sistema permite que os interessados ganhem a vaga sem fazer vestibular, bastando, para isso, apresentar as notas obtida no exame.

Se corresponderem ao que a faculdade pede, basta levar a documentação exigida à secretaria e efetuar a matrícula. O ingresso direto é utilizado pela grande maioria das faculdades particulares do Brasil.

Que nota você precisa tirar no Enem 2019 para passar no FIES

O FIES é para quem pensa em financiar o curso superior com crédito estudantil cedido pelo governo federal.

O programa possibilita fazer todo o curso e só começar a pagar as parcelas do financiamento depois da formatura, a juros baixos e prazo longo.

Só que esse benefício é oferecido mediante processo seletivo, e os interessados precisam ter uma boa nota no Enem se quiserem obtê-lo.

A nota média para conseguir o financiamento é de 580 pontos. No entanto, é possível encontrar graduações com a nota mínima exigida para participação, que é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Mais uma vez, cursos como Medicina, Psicologia, Psicologia e Engenharia quase sempre pedem notas mais altas, na casa dos 750 pontos.

Para participar do FIES, o candidato deve ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, apresentar a pontuação que já citamos anteriormente e se encaixar em alguns critérios de renda estabelecidos pelo governo federal. São duas seleções por ano.

Boas faculdades onde você pode usar sua nota do Enem 2019

Além de mais de uma centena de universidades públicas, existe uma oferta imensa de faculdades particulares que também aceitam a nota do Enem 2019.

Para se dar bem, basta observar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Abaixo, a gente separa uma série de boas faculdades que trabalham com ProUni, o ingresso direto e o FIES.

Confira abaixo:

Veja também:

Saiba as regras do Enem 2019 e veja se algo mudou

E aí, onde você está pensando em usar sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin