dcsimg

Descubra quem tem direito a isenção do Enem

Veja aqui quais são os requisitos para conseguir isenção e fazer o Enem sem pagar a taxa de inscrição!

Sabe-se que o Enem abre várias possibilidades para quem quer entrar na faculdade. É possível usar a nota da prova para ingressar em uma universidade pública, obter uma bolsa ou financiamento em faculdades particulares ou entrar direto em uma faculdade privada (sem prestar vestibular).

Contudo, para fazer o Enem, os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição. Porém, há situações que permitem solicitar a isenção dessa tarifa para participar do exame gratuitamente. 

Veja a seguir quem tem direito à isenção do Enem e como solicitar o benefício. Acompanhe!

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem, é preciso se enquadrar a alguma das três situações listadas a seguir:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública no ano de realização do Enem.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, além de ter renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por pertencer à família de baixa renda. Nesse caso, é preciso ter um Número de Identificação Social (NIS) válido e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Esses são os critérios para concessão da isenção em edições recentes do Enem. Entretanto, é aconselhável conferir as regras específicas de cada edição, já que podem ocorrer mudanças.

Como solicitar a isenção da taxa do Enem?

O pedido de isenção da taxa do Enem deve ser feito pela internet, no próprio site do Enem. O prazo para solicitar a isenção geralmente é no início de abril.

Para fazer a solicitação, o candidato deverá informar o seu número do CPF e um e-mail válido, além de preencher um questionário socioeconômico. Também é preciso cadastrar uma senha, que será utilizada para consultar o resultado da isenção.

Como saber se o pedido de isenção foi aceito?

O resultado dos pedidos de isenção também deve ser consultado no site do Enem, utilizando a senha cadastrada ao fazer a solicitação. O resultado da isenção costuma ser divulgado no começo da segunda quinzena de abril.

O que é justificativa de ausência no Enem do ano anterior?

Quem conseguiu a isenção na edição anterior do Enem e não compareceu aos dois dias de provas precisa justificar a ausência para ter direito ao benefício novamente. 

A justificativa é feita mediante apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência e deve ser realizada pelo site do Enem durante o período de solicitação da isenção.

O que é apresentação de recursos?

Quem tiver o pedido de isenção ou justificativa de ausência no Enem anterior negado ainda pode tentar um recurso. O prazo para apresentação de recursos geralmente é na segunda quinzena de abril e dura apenas cinco dias.

Os recursos são documentos que comprovem que o participante se enquadra às situações que dão direito à isenção ou que ajudem a justificar a sua ausência na prova anterior. Esses documentos devem ser enviados pelo site do Enem.

Quem consegue a isenção precisa se inscrever no Enem?

Sim! Todos os candidatos, conseguindo ou não a isenção, precisam se inscrever, dentro do prazo estipulado no edital, para fazer as provas do Enem. Quem tiver o pedido de isenção negado precisa pagar a taxa de inscrição para poder participar.

As inscrições para o Enem geralmente começam no início de maio e ficam abertas durante aproximadamente dez dias.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Há diferentes formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Conheça as opções a seguir:

Sisu

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC pelo qual universidades públicas de todo o país oferecem vagas em seus cursos presenciais, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Quem fizer o Enem e conseguir nota acima de zero na redação poderá participar do Sisu no ano seguinte.

Porém, a concorrência costuma ser alta na maioria dos cursos. Muitas vezes, é preciso tirar uma nota acima de 800 pontos no Enem para conseguir uma vaga pelo Sisu.

ProUni

O ProUni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em cursos presenciais e EAD de faculdades particulares, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para se inscrever no ProUni, é preciso ter nota média do Enem a partir de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

É necessário, ainda, se enquadrar aos critérios socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas e, assim como no Sisu, as notas de corte podem ser altas dependendo do curso escolhido.

FIES

O FIES oferece financiamentos a juros baixos em cursos presenciais de faculdades particulares. Por meio desse programa, o estudante só começa a quitar o financiamento após concluir o curso.

Os candidatos do FIES são selecionados pela nota do Enem e há notas de corte para cada curso, assim como no Sisu e ProUni. Existem ainda limites de renda familiar para cada modalidade de financiamento que o programa oferece.

Para se inscrever no FIES, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, além de ter obtido nota média igual ou maior que 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Entrar direto em faculdades particulares

Diversas faculdades particulares em todo o Brasil permitem que o candidato use a nota do Enem em vez de fazer o vestibular interno para ingressar em seus cursos presenciais e EAD.

Várias faculdades ainda concedem bolsas de estudos de até 100% e descontos especiais para quem escolher essa modalidade de seleção.

A nota mínima no Enem necessária para entrar direto varia conforme a faculdade e o curso. Mas, em geral, uma pontuação acima de 300 pontos nas questões objetivas e uma nota acima de zero na redação já garantem a vaga e uma bolsa ou desconto. Normalmente, são aceitas as notas das edições do Enem de 2010 em diante.

Onde estudar com a nota do Enem?

Conheça agora algumas faculdades autorizadas pelo MEC nas quais você pode usar a nota do Enem para entrar em um curso presencial ou a distância e ganhar uma bolsa de estudos ou desconto na mensalidade:

Saiba mais:

Saiba que nota precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade

Descubra qual é a nota mínima pra passar no Enem

Depois de conhecer as situações que dão direito à isenção da taxa de inscrição do Enem, conte para a gente nos comentários: você vai usar a nota do Enem para tentar passar em qual curso?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin