dcsimg

Veja se existe um gabarito da redação do Enem

Descubra se existe uma resposta certa para a prova de redação do Enem e saiba como essa avaliação é corrigida. 

Você sabia que a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito temida pelos participantes?  Essa avaliação tem um grande peso nos processos seletivos de faculdades públicas e privadas. 

Uma nota alta aumenta consideravelmente as chances de conseguir uma vaga ou uma bolsa de estudos vantajosa. Já a pontuação baixa reduz a competitividade do candidato no processo seletivo do Sisu, ProUni, FIES e de faculdades privadas.

Você vai fazer ou já fez o Enem e está curioso para saber se existe gabarito da prova de redação? Continue lendo para descobrir a resposta, entender como esse texto é corrigido e conhecer faculdades que aceitam a nota do Enem.

Redação do Enem: existe um gabarito dessa prova? 

Não! Não é possível desenvolver um gabarito com um único resultado porque essa avaliação é discursiva. Isso significa que os participantes do Enem podem respondê-la corretamente de várias maneiras diferentes.

O que pode ajudar a ter uma ideia da nota é saber a estrutura cobrada nesse texto, as competências avaliadas e o processo de correção do exame.

Se a sua redação apresentou o padrão e as competências listadas abaixo, você tem chance de receber uma boa nota. Se não atendeu essas exigências, seu resultado provavelmente não será tão bom quanto o esperado.

A estrutura da redação do Enem

Segundo a Cartilha de Redação do Enem, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2019, a prova de redação exige a seguinte estrutura:

  • A produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
  • A defesa de uma tese (opinião sobre o tema proposto) apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
  • Um texto redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • A elaboração de uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

As competências avaliadas na Redação do Enem

Além de seguir esse formato, as competências abaixo precisam aparecer ao longo do texto:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Fonte: Cartilha de Redação do Enem 2018, Inep, Ministério da Educação (MEC).

Redação do Enem: como esse exame é corrigido?

Cada redação é avaliada por dois professores diferentes de modo independente. São profissionais que não mantêm contato entre si e não conhecem a nota atribuída pelo outro.

Cada professor atribui uma nota de 0 a 200 pontos para cada competência avaliada, de acordo com os seis níveis de pontuação indicados na Cartilha de Redação do Enem. Confira:

  • 200 pontos
  • 160 pontos
  • 120 pontos
  • 80 pontos
  • 40 pontos
  • 0 ponto

No total, cada avaliador atribui até 1000 pontos para a prova. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

“E se a diferença de notas for muito grande?” O Inep considera discrepância quando as notas atribuídas pelos avaliadores: 

  • Diferem, no total, em mais de 100 pontos. 
  • Obtiverem diferença superior a 80 pontos em qualquer uma das competências.

Se houver alguma discrepância entre as notas iniciais, a redação será corrigida por um terceiro professor e a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

“E se a discrepância ainda continuar depois da terceira avaliação?” Segundo o Inep, uma banca presencial composta por 3 professores avalia a redação e atribui a nota final do participante.

Onde estudar usando a nota do Enem

Com o Boletim de Desempenho Individual do Enem em mãos, é possível usar a nota para:

  • Conseguir uma vaga via Sisu para cursar graduação presencial em uma universidade pública.
  • Obter um financiamento do FIES a juros zero ou juros baixíssimos para estudar em uma faculdade privada.
  • Conseguir uma bolsa de estudos do ProUni para estudar de graça ou pagando somente a metade da mensalidade em uma faculdade particular.
  • Participar do vestibular de universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
  • Fazer ingresso direto em uma faculdade privada sem fazer uma nova prova.
  • Obter bolsa de estudos de até 100% ou descontos especiais em uma faculdade particular.

Para te ajudar, listamos algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

As faculdades abaixo ofertam cursos presenciais e EAD, aceitam a nota do Enem, concedem bolsas de estudos, disponibilizam descontos especiais e permitem financiar a graduação sem burocracia:

Veja também:

Exemplos de redações nota 1000 do Enem para você se inspirar

Agora que você está bem informado sobre o gabarito da prova de redação do Enem, deixe seu comentário dizendo o nome de curso que pretende fazer na faculdade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin