dcsimg

Entenda como ver o resultado da isenção do Enem 2019

Quer saber onde encontrar o resultado para a isenção do Enem? Então, acompanhe o texto!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia os conhecimentos de estudantes que finalizaram a escolaridade básica. A prova é utilizada como critério de seleção dos candidatos que concorrem a vagas na universidade pelo Sisu ou para aqueles que querem uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, várias universidades usam a nota do Enem como forma de complementar ou substituir o vestibular tradicional. Portanto, se você deseja ingressar para a faculdade usando o Enem, esse é um excelente caminho.

Existem algumas etapas em que o candidato deve passar para realizar a inscrição no Enem. Primeiramente, acompanhar a publicação do edital e, depois de fazer o cadastro, pagar a taxa.

Se você não pode pagar, não se preocupe: é possível realizar a prova mesmo assim. Mas, calma: para isso, é necessário comprovar baixa renda.

Quer saber mais? Abaixo vamos informar sobre cada etapa, como fazer a prova sem pagar a taxa e quando sai o resultado da isenção do Enem. Confira!

Como se inscrever no Enem?

A inscrição do Enem deve ser feita no site do exame, após a publicação do edital. Neste ano, o edital foi publicado no dia 25 de março. As inscrições terão início no dia 6 de maio e serão finalizadas  no dia 17 do mesmo mês.

O valor da taxa de inscrição é de R$85, e o prazo para pagamento terá início no dia 6 de maio e vai até o dia 23. Mas havendo necessidade e comprovando que não tem como pagar esse valor, é possível pedir isenção.

Como fazer o Enem sem pagar a taxa?

Para conseguir a gratuidade na taxa de inscrição, você deve solicitar a isenção do pagamento. Porém, serão exigidos alguns pré-requisitos para que esse pedido seja aprovado. Confira abaixo quais são eles:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em uma escola pública declarada ao Censo Escolar.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública e renda familiar per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Ter cursado todo o ensino médio como bolsista integral em escola particular e renda familiar per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários mínimos.

Vale ressaltar que o pedido de isenção deve ser feito antes do período de inscrições. Portanto, será possível solicitar a gratuidade entre 1 e 10 de abril.

Além disso, se você se inscreveu no Enem do ano anterior, solicitou a isenção, mas faltou no dia do exame, terá que justificar a ausência se desejar efetuar novo pedido.

Serão aceitas as seguintes justificativas:

  • Acidente
  • Morte na família
  • Internação
  • Trabalho
  • Outras da mesma natureza.

O prazo para o envio é o mesmo do pedido de isenção.

Como saber o resultado da isenção do Enem 2019?

O resultado do pedido de isenção será divulgado dia 17 de abril no site do Inep. Além disso, mesmo que seja aceito, sua inscrição não estará garantida. É necessário se inscrever no Enem em maio, como os demais candidatos.

Se o seu pedido de isenção for negado, você poderá recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril.

O que fazer e onde estudar com a nota do Enem

Conforme já citamos, além de usar a nota obtida no Enem para participar de programas como ProUni e FIES, utilizar o Sisu para ingresso em faculdade pública também é uma opção. É possível ainda usar a pontuação para entrar para  faculdade particular por meio de uma bolsa.

Fizemos uma seleção de faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, participam de programas do governo e também contam com as próprias bolsas de descontos. Confira!

Veja também:

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

Guia das profissões

Realizar o Enem é muito importante para quem deseja entrar numa universidade. Siga certinho o cronograma para não perder nenhum prazo, e não se esqueça de conferir o resultado da isenção do Enem 2019 no 17 de abril.

Agora, comente abaixo o que você pretende fazer com a nota do exame!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin