Saiba onde ver o resultado da lista de espera do ProUni 2020

Vai tentar uma bolsa pelo ProUni 2020 e quer saber tudo sobre a lista de espera? Então vem com a gente!

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudo para estudantes que não podem arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.

Essas bolsas podem ser parciais ou integrais, mas a escolha do tipo de bolsa vai depender da renda familiar do candidato.

Aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa podem tentar uma bolsa integral (100%), já os estudantes que possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa só podem concorrer a bolsas parciais (50%)

Para participar do ProUni, o candidato também precisa ter realizado a última prova do Enem e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação e se enquadrar a um dos requisitos abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. 
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ser pessoa com deficiência. 
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, as bolsas são oferecidas exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Onde ver o resultado da lista de espera do ProUni 2020? 

Todas as etapas do ProUni 2020 são feitas diretamente no site oficial do programa (prouni.mec.gov.br), inclusive o resultado da lista de espera . 

O resultado da lista de espera é disponibilizado aos poucos, conforme novas vagas vão sendo abertas e os candidatos vão sendo chamados. 

O estudante que mostrar interesse em participar da lista deve ter a responsabilidade de acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se o seu nome consta entre os selecionados. Lembrando que o MEC não envia mensagem ao candidato informando sobre a aprovação.

Quando sai o resultado do ProUni 2020? 

O ProUni disponibiliza o resultado da primeira chamada logo após o encerramento das inscrições. Em 2020 essa lista deve ser divulgada no dia 04 de fevereiro.

Após o período de matrícula desses primeiros selecionados, o sistema vai divulgar a lista da segunda chamada, que deve está disponível a partir do dia 18 de fevereiro. 

Se o seu nome não estiver em nenhuma das duas chamadas regulares, você pode participar da lista de espera do ProUni 2020.

A solicitação para participar da lista de espera deverá ser feita entre os dias 6 e 9 de março. O resultado da lista de espera deve ser divulgado em 13 de março. 

Como participar da lista de espera do ProUni 2020? 

Se o seu nome não sair nas listas regulares do ProUni e ainda tiver interesse em conseguir uma bolsa pelo programa, você deverá: 

  • Ir até o portal do candidato, no site do ProUni, e entrar no sistema com o número de inscrição e senha do Enem mais recente.
  • Clicar em “Manifestar interesse em participar da lista de espera”.
  • E aguardar a confirmação do sistema. 

Poderão participar da lista de espera apenas os estudantes que já estavam inscritos no ProUni 2020 ou os que não foram selecionados na primeira e segunda chamada ou foram selecionados, mas a faculdade não conseguiu formar a turma para o curso desejado.  

O que fazer se não conseguir uma bolsa no ProUni 2020? 

Não conseguiu uma bolsa no ProUni 2020 ou não pôde participar do processo seletivo? Fique tranquilo! Existem outras formas de entrar em uma faculdade sem nenhuma burocracia, como através do ingresso direto pelo Enem. 

Com o ingresso direto, o estudante entra em uma faculdade particular sem precisar realizar vestibular e ainda concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição. 

Para participar, não é necessário ter realizado o último Enem, mas ter realizado alguma das edições, desde 2010, e não ter zerado nenhuma das provas e redação.

Confira uma lista com ótimas faculdades reconhecidas pelo MEC que dispõem do ingresso direto e também participam do ProUni 2020:

Veja mais:

Confira quais os cursos menos concorridos do ProUni 

Descubra o que é tecnólogo e saiba onde estudar  

Qual área você quer estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin