dcsimg

Saiba como ver seu resultado do Enem 2019

É bem fácil acessar o resultado do Enem 2019, e você pode fazer tudo pela internet, de qualquer lugar. Veja como!

A divulgação dos resultados é a hora mais esperada pelos milhões de candidatos que fazem o Enem todos os anos.

É quando finalmente poderemos ver como foi nosso desempenho nas quatro provas objetivas e na redação.

Depois, é hora de se preparar para passar pelos processos seletivos que vão distribuir vagas em universidades públicas e particulares por todo o Brasil.

A seguir, saiba como ver seu resultado do Enem 2019, como usar a nota do exame e onde encontrar as melhores faculdades para estudar em 2020!

Como ver seu resultado do Enem 2019

Os resultados do Enem 2019 estão previstos para o dia 17 de janeiro de 2020.

A partir dessa data, você só precisa acessar o site oficial do Enem, informar seu CPF e senha (a mesma cadastrada no momento da inscrição) e finalmente ver o seu boletim de desempenho individual.

Lá, você vai conhecer a nota obtida nas cinco provas que compõem o Enem:

  • Linguagens e Códigos
  • Ciências Humanas
  • Redação
  • Matemática
  • Ciências da Natureza

Você deve estar se perguntando porque demora tanto para sair os resultados do Enem, não é mesmo?

Bom, o motivo principal da demora é o volume de redações que os avaliadores precisam corrigir. Na edição de 2019, por exemplo, são esperados cerca de 5 milhões de textos, aproximadamente.

Eles serão lidos atenciosamente por dois professores diferentes, que vão atribuir pontuações a diversos itens. Isso leva tempo e exige uma mão de obra gigantesca.

As provas objetivas também passam por um processo demorado de correção. Os gabaritos são submetidos à leitura digital diversas vezes, para minimizar as chances de erro.

Dá para saber o resultado do Enem 2019 antes de 17 de janeiro de 2020?

Muita gente tenta fazer um cálculo antecipado com a nota do Enem apenas com base nos erros e acertos do gabarito.

A gente sabe que a espera pelos resultados é grande e está todo mundo ansioso, mas fazer o calculo à mão é perda de tempo.

O Enem utiliza um sistema de correção totalmente diferente, que leva em conta o desempenho individual e o coletivo, além de atribuir pesos diferentes às questões de acordo com o grau de coerência do candidato.

O sistema, por exemplo, é capaz de identificar questões chutadas e reduzir o valor das que foram acertadas ao acaso.

Sem falar que tem as redações, que são corrigidas manualmente.

O nosso conselho é: depois do Enem 2019, relaxe e comece a se preparar para os grandes processos seletivos que estão por vir e podem garantir seu futuro!

Processos seletivos que usam a nota do Enem 2019

Depois do resultado do Enem 2019 é hora de se preparar para fazer bonito nos programas de acesso ao ensino superior que usam a nota do exame.

São quatro:

  1. Sisu – Para os que desejam estudar em universidades públicas ou institutos federais de educação. É o primeiro processo seletivo do governo federal que abre após a divulgação dos resultados do Enem. Quem quiser tentar vaga em 2020 precisa necessariamente ter feito o Enem em 2019 e não ter tirado zero na redação. O Sisu é bastante concorrido.
  2. ProUni – O processo seletivo que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas começa logo depois da divulgação dos resultados do Sisu. Os interessados em participar da concorrência precisam ter feito o Enem 2019 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Além da nota mínima, é preciso também atender a algumas exigências socioeconômicas. O programa distribui bolsas em cursos presenciais e a distância em faculdades de qualidade por todo o Brasil. São duas edições por ano.
  3. FIES – Esse é o programa do governo federal que permite financiar cursos superiores a juros baixos e prazo facilitado para pagar. Para classificar os candidatos, utiliza as notas do Enem. O processo seletivo abre inscrições assim que se encerra o ProUni. Aqui dá para usar qualquer Enem partir de 2010, desde que o candidato tenha obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação, e atenda aos requisitos de renda familiar. Há duas edições por ano e só dá para financiar cursos presenciais.
  4. Ingresso direto – Essa forma de entrar na faculdade privada é a que se mantém aberta por mais tempo, muitas vezes ficando disponível antes mesmo da divulgação dos resultados do Enem. Isso porque dá para usar as notas de qualquer edição anterior a 2019 e conseguir vaga em cursos presenciais e a distância por todo o país. A grande vantagem? Não ter que fazer vestibular! Basta apresentar a pontuação obtida e já se preparar para efetuar a matrícula!

Faculdades onde você pode entrar com o resultado do Enem 2019

O Enem dá acesso a mais de uma centena de instituições públicas. Mas é entre as particulares que o exame reina absoluto: são milhares delas!

Se você está pensando em tentar vaga pelo ProUni, ingresso direto ou FIES, não vacile: escolha uma boa faculdade, com unidades ou polos próximos à sua casa.

A gente, claro, preparou algumas sugestões de faculdades reconhecidas e bem avaliadas onde você pode entrar a partir de janeiro de 2020.

Dê uma olhada:

Veja também:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Já sabe como vai usar o seu resultado do Enem 2019? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin