dcsimg

Confira o resultado do Enem deste ano

Veja quando e como você vai poder acessar os resultados do Enem, os mais esperados do ano!

Tem gente já está contando os dias para a divulgação do resultado antes mesmo de fazer as provas do Enem.

Por mais que pareça loucura, essa expectativa é absolutamente normal, dado que o foco da maioria dos participantes é obter um bom desempenho e ter mais competitividade nos processos seletivos que usam a nota do exame.

Mas até esse dia chegar, muita água pode rolar. Quem quiser se dar bem tem de aproveitar de forma inteligente o período entre o final das provas e a divulgação do boletim.

Confira aqui quando vai sair o resultado do Enem deste ano e o que você vai poder fazer com seu desempenho!

O resultado do Enem deste ano

Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas no mês de novembro, em dois fins de semana seguidos.

No primeiro, é a vez das provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e de Redação.

No segundo, Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos oficiais devem ser divulgados cerca de três dias depois das últimas provas.

E o resultado final?

Bom, o resultado demora um pouco mais. Do último dia de provas até divulgação tão esperada, são dois meses de espera.

Os resultados ficam disponíveis somente no site oficial do Enem. Para acessar, é necessário ter em mãos o número de CPF e a senha de acesso.

É uma espera razoável. Para alguns, uma verdadeira prova de paciência. Por isso a gente tem uma dica interessante de como aproveitar melhor o tempo até lá. Confira a seguir.

O que fazer até a divulgação do resultado do Enem deste ano

Se a espera é inevitável, que ao menos seja produtiva. Nossa dica é aproveitar esse tempo e estudar os grandes processos seletivos que usam a nota do Enem para garantir acesso ao ensino superior.

São quatro principais:

Sisu, para quem pensa em tentar vaga numa das centenas de universidades públicas participantes do sistema de seleção unificada do governo federal. Para concorrer, basta ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação. Essa é uma das seleções mais concorridas do Brasil. Para passar é preciso ter uma boa nota geral nas provas. O Sisu abre imediatamente após a divulgação dos resultados do Enem, em janeiro. Uma segunda edição ocorre no segundo semestre.

ProUni, para quem quer ganhar bolsa de estudos bancada pelo governo federal em faculdade particular. Para concorrer, os interessados devem ter feito o Enem mais recente, obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, não zerar a redação, ter renda familiar e formação escolar dentro do determinado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita de acordo com as maiores notas. As inscrições abrem duas vezes por ano.

FIES, para quem pretende financiar os estudos a juros baixos de forma facilitada. Com esse programa do governo federal, os candidatos podem obter crédito estudantil a juros baixos e ainda ganhar um prazo bem longo para pagar a dívida. A participação, no entanto, está atrelada a um processo seletivo muito similar ao do Sisu e do ProUni: ganha quem chegar com a maior nota no Enem — aqui, diferentemente dos outros, vale qualquer edição a partir de 2010. A pontuação mínima para participar é de 450 na média das provas, sem ter zerado a redação. Os candidatos também precisam se encaixar em critérios de renda determinados pelo MEC.

Ingresso direto, para quem quer entrar de forma rápida e fácil na faculdade particular. Para isso, basta apresentar as notas obtidas em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Caso tenha o mínimo necessário para passar, o candidato ganha a vaga automaticamente. Aí é só fazer a matrícula esperar o início das aulas.

Onde conseguir vaga depois do resultado do Enem deste ano

Outra dica bem legal para aproveitar melhor o tempo entre a última prova e a divulgação do resultado do Enem: pesquisar faculdades onde você gostaria de estudar, especialmente se o seu plano é entrar em uma instituição particular.

É que aqui temos milhares de opções, e boa parte delas com boa avaliação junto ao MEC.

Para facilitar um pouco a sua vida, a gente separou algumas que participam do ProUni, do FIES e oferecem ingresso direto em cursos de diferentes áreas do conhecimento. Todas elas também oferecem facilidades de pagamento, como bolsas, descontos, parcelamentos e convênios variados. Veja:

Veja também:

Saiba o que contém o cartão de confirmação do Enem e como consultá-lo

E aí, já está contando as horas para o resultado do Enem deste ano? Em qual curso você quer tentar vaga? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin