dcsimg

Entenda como ver o resultado do ProUni 2020

Quem está aguardando a abertura do edital do ProUni 2020 vai entender hoje o que precisa fazer para não perder a chance de ganhar uma bolsa de estudos!

Mais um ano chegando ao fim e, para muitos estudantes, a esperança de começar um curso superior em 2020 está depositada em processos seletivos como o ProUni.

Ninguém quer perder a oportunidade de estudar em uma boa faculdade reconhecida pelo MEC e, ainda, receber bolsas de estudos parciais ou integrais, não é mesmo?

Para que isso aconteça, existe um caminho a percorrer e alguns requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos. 

Confira agora o que você precisa fazer para se inscrever no ProUni e saiba onde e quando sairão os resultados da seleção do ProUni 2020! 

Como participar da seleção do ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma modalidade de processo seletivo criado pelo governo federal. O programa subsidia bolsas de estudo para estudantes de baixa renda, ou seja, aqueles que não têm como pagar as mensalidades de uma faculdade particular.

Para participar, portanto, é preciso comprovar uma renda familiar bruta per capita de, no máximo, 2,5 salários mínimos para as bolsas integrais (100%) e de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%).

Junto a esse critério de renda, caso se encaixe, o candidato pode concorrer nas modalidades de cotas e políticas afirmativas, como as raciais, de escola pública e deficiência.

Atendendo a esses requisitos, é só fazer a inscrição no site do ProUni durante o período em que a seleção estiver aberta. Você poderá escolher até duas opções de cursos na mesma faculdade ou em faculdades diferentes. 

Para 2020, fique atento ao final do mês de janeiro e início de fevereiro, que é a época mais provável de lançamento do edital.

Qual é a pontuação exigida para passar no ProUni?

Para passar, a primeira coisa que você precisa ter feito é a última prova do Enem.

Se você já tem a nota de 2019, ao entrar no site é preciso colocar o seu número de inscrição e senha, assim o sistema vai recuperar seus pontos e você escolherá os cursos que deseja fazer.

A pontuação mínima exigida para participar do programa é de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.

No entanto, cada curso tem uma nota de corte e pode ser que você precise de mais pontos além dos 450. Monitorando as notas dos outros candidatos, suas chances de conseguir uma bolsa podem ser grandes se a sua pontuação for suficiente.

Durante os quatro dias em que a seleção ocorre, as notas de corte são atualizadas e você pode modificar suas escolhas caso sua pontuação não seja suficiente para conseguir uma bolsa. Logo após a seleção, os resultados ficam disponíveis no próprio site do ProUni.

Quais são as faculdades que participam do ProUni?

Você só terá acesso à lista de faculdades e opções de cursos no momento da inscrição, porém, algumas delas participam todos os anos e oferecem bolsas pelo programa, como estas abaixo:

Os cursos oferecidos por essas faculdades são reconhecidos pelo MEC e é importante que você tenha ciência de que isso é fundamental na hora de escolher onde estudar, pois diplomas não reconhecidos não têm validade no mercado de trabalho, muito menos se você deseja prestar algum concurso público no futuro.

Quando sai o resultado do ProUni 2020?

Tomando como base os anos anteriores, os resultados da primeira chamada, no primeiro semestre, costumam sair no mês de fevereiro.

Havendo desistência de bolsas e caso não ocorra o preenchimento de todas as vagas, é feita uma segunda chamada para aqueles que manifestaram interesse e estão em lista de espera.

Se mesmo assim ainda sobrarem vagas, elas serão abertas como vagas remanescentes e, nesse caso, os candidatos podem utilizar a nota do Enem dos anos anteriores, desde 2010. 

Até se encerrar, o processo do primeiro semestre costuma ir até o mês de março, aproximadamente. Enquanto que, para o segundo semestre, as inscrições se iniciam em junho e a seleção vai, no máximo, até julho.

Dá para estudar mesmo sem a bolsa do ProUni?

Claro que dá! As faculdades particulares oferecem bolsas da própria instituição para os melhores classificados em seus vestibulares, não sabia?

Com a sua nota do Enem, você pode concorrer a descontos e até ser dispensado da prova tradicional!

A média exigida é de 300 pontos nas questões objetivas e nota acima de zero na redação. Lembrando, novamente, que tudo depende da nota de corte do curso que você quer fazer.

Sabe aquelas faculdades que dissemos que aceitam o ProUni? Veja a lista para relembrar:

Elas também oferecem bolsas e excelentes descontos para novos alunos. Então, conheça o site de cada uma delas. Pesquise e veja a quantidade de cursos presenciais e a distância que oferecem! 

Se você não sabe, o ProUni também subsidia bolsas para cursos EAD. Muitas das vagas remanescentes são dessa modalidade e podem estar nessas faculdades.

Os polos estão distribuídos em milhares de cidades de todo o país e, com bolsa ou sem bolsa do ProUni, você não tem desculpa para não começar seu curso superior no próximo ano! 

Aguarde o resultado do ProUni 2020, mas, se não der, saiba que pode ter uma bolsa esperando por você nessas faculdades, é só correr atrás!

Veja também:

Saiba como funcionam as bolsas remanescentes do ProUni 2020

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Comente aqui se está esperando a abertura do ProUni 2020! Já sabe em qual curso vai tentar sua bolsa?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin