Sisu 2022: confira as faculdades disponíveis

Após decidir um curso preciso para construir carreira, o estudante precisa dar o próximo passo: escolher uma faculdade. Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível ingressar em instituições espalhadas por todo o país.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você prestou o Enem e quer usar sua nota para entrar no ensino superior, é importante consultar a lista de faculdades que aceitam a nota dessa prova como forma de entrada. Pensando nisso, reunimos as faculdades disponíveis no Sisu 2022.

Leia mais:
+ 50 profissões bem pagas do país
+ Veja a lista com todos os cursos oferecidos pela Anhanguera

Faculdades disponíveis no Sisu 2022

A lista de faculdades disponíveis no processo seletivo de 2022 ainda não foi divulgada, mas as alterações de um ano para o outro costumam ser pequenas. 

*Assim que a lista de universidades participantes do Sisu 2022 for divulgada, esta matéria será atualizada!

Enquanto as instituições de 2022 não são publicadas, confira as faculdade que adotaram o Sisu para selecionar seus alunos em 2021:

ACRE

ALAGOAS

AMAZONAS

BAHIA

DISTRITO FEDERAL

ESPÍRITO SANTO

GOIÁS

MARANHÃO

MINAS GERAIS

MATO GROSSO DO SUL

MATO GROSSO

PARÁ

PERNAMBUCO

PIAUÍ

PARANÁ

RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO NORTE

RORAIMA

RIO GRANDE DO SUL

SANTA CATARINA

SERGIPE

SÃO PAULO

TOCANTINS

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC), no qual uma série de instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como participar do Sisu?

A inscrição no Sisu deve ser feita no site oficial do programa, por meio dos seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial do Sisu;
  2. Tenha em mãos os dados relacionados ao Enem;
  3. Selecione o curso e a instituição de preferência;
  4. Acompanhe, até o fechamento das inscrições, as notas.

Quem pode participar do Sisu?

Para participar do Sisu e concorrer a uma vaga nas instituições de ensino públicas é preciso ter feito a edição mais recente do Enem e obtido uma nota superior a zero na redação. Candidatos treineiros, isto é, aqueles que não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, não podem se inscrever.

Como funciona o Sisu?

O Sisu abre suas inscrições duas vezes por ano e não é necessário pagar nenhuma taxa para participar do programa. Cada instituição de ensino pode definir pesos diferentes para cada área de conhecimento do exame, dependendo do curso. 

É válido destacar que o Sisu é um processo seletivo muito concorrido. Quanto melhor for o desempenho do estudante no Enem, maior são as chances dele conquistar uma vaga no Sisu.

Quando o Sisu 2022 vai abrir?

Apesar do Ministério da Educação (MEC) ainda não ter divulgado os dados oficiais, é possível fazer suposições, a partir das últimas edições, sobre quando o Sisu 2022 vai abrir as inscrições.

A expectativa é que as inscrições se iniciem depois do dia 11 de fevereiro, quando sai o resultado do Enem 2021.

Veja também:
+ Veja quais faculdades são reconhecidas pelo MEC
+ Como funciona o sistema de cotas no Sisu?

E se eu não passar no Sisu?

Caso você não seja aprovado numa vaga pelo Sisu, não se desespere. Ainda é possível realizar o sonho de ingressar numa faculdade particular por meio de outros programas federais, como Prouni e Fies, ou diretamente nas instituições.

A maioria das faculdades privadas utilizam a nota do Enem como forma de ingresso, substituindo o vestibular próprio. Algumas ainda oferecem descontos especiais e bolsas de estudo. Dê uma olhada em algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes com a nota do Enem!

E você, já sabe onde quer estudar com sua nota do Enem?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin