Descubra como solicitar a isenção do Enem 2020

Veja como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Confira, ainda, onde estudar usando seu resultado no Exame!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tornou-se o principal meio de entrada em universidades públicas e privadas brasileiras. O Exame cobra uma taxa de inscrição, que em 2020 é de R$ 85.

É importante saber, contudo, que existem casos nos quais é possível solicitar a isenção dessa taxa.

Já está se programando para o Enem 2020 e gostaria de saber como fazer o pedido de isenção? Explicamos os procedimentos abaixo. Acompanhe!

Como solicitar a isenção do Enem 2020?

Os detalhes para a solicitação de isenção no Enem 2020 estão disponíveis no edital do Exame, publicado no dia 31 de março, e as normas provavelmente serão as mesmas das últimas edições. Veja os pontos mais importantes e como fazer:

Verifique se você pode solicitar a isenção

O edital do Enem permite solicitação de isenção nos seguintes casos:

– Quando o participante estiver cursando o último ano do ensino médio no ano de realização do Enem (2020, no caso) em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica. Essa é a situação mais simples, pois basta registrar as informações pessoais no site e informar o nome ou código da escola. Se não houver conflitos de dados, o MEC (Ministério da Educação) libera a isenção de forma automática.

– Caso o participante tenha cursado todo o ensino médio, em anos anteriores, em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituição privada e, além disso, tenha renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

– Caso o participante declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Esse cadastro tem algumas exigências: renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos no total. Para quem se enquadra nesse caso, será preciso informar o NIS (Número de Identificação Social) ao realizar o cadastro no site do Enem.

Passo a passo: solicitando a isenção do Enem

Veja agora as etapas para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem:

  • Entre os dias 6 e 17 de abril, acesse o sistema digital de isenção, dentro do site oficial do Enem.
  • Informe CPF e sua data de nascimento.
  • Confirme que você se enquadra em pelo menos uma das situações que dão direito à isenção.
  • Verifique se os dados pessoais apresentados estão corretos e confirme.
  • Forneça os dados solicitados sobre seu ensino médio.
  • Informe o número do NIS, caso tenha, e confirme as informações.
  • Preencha o questionário socioeconômico.
  • Informe seus dados de contato (telefone e e-mail).
  • Crie uma senha, que será usada para acompanhar seu pedido de isenção.
  • Caso tenha obtido a isenção na edição passada do Enem (2019) e não tenha comparecido aos dois dias de prova, justifique sua ausência.
  • Por fim, verifique o resumo das informações e clique no botão “Enviar”.

Atenção ao prazo para solicitar isenção

Os estudantes interessados em pedir a isenção do Enem devem fazer a solicitação entre os dias 6 e 17 de abril. A solicitação de isenção é anterior ao período de inscrições, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio. 

O resultado do pedido de isenção da taxa será informado também no site oficial do Exame, em 24 de abril. 

Quem tiver o pedido rejeitado terá, em seguida, cerca de 4 dias (entre 27 de abril e 1° de maio) para solicitar recurso por meio do próprio sistema – e, nesse caso, provavelmente será necessário anexar mais documentos que comprovem a situação declarada do participante. O resultado do recurso será divulgado pelo sistema do Enem no dia 7 de maio.

Outro ponto importante: efetuar a solicitação de isenção não significa que a inscrição no Enem tenha sido realizada.

Todos os estudantes que quiserem fazer o Exame – independentemente de terem pedido isenção ou não – precisam efetuar a inscrição no período estabelecido pelo edital: entre 11 e 22 de maio.

Novidades e calendário do Enem 2020

O Governo Federal divulgou que até 2026 o Enem deixará de ser aplicado na forma impressa. Em 2020, será aplicada a versão digital do Enem em fase piloto, apenas para os estudantes que optarem por esse modelo no momento da inscrição. 

A aplicação das provas do Enem 2020 já tem data. Confira:

  • Enem digital: dias 11 e 18 de outubro.
  • Enem regular (impresso): dias 1º e 8 de novembro.

Onde estudar com a nota do Enem

O resultado individual no Enem pode ser usado para conseguir uma vaga em universidades públicas ou privadas. Por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, é possível se cadastrar para concorrer a uma vaga em instituições federais de todo o país.

Já nas universidades privadas, a nota do Enem costuma ser aceita como forma de ingresso direto (sem fazer vestibular) e como critério para obter uma bolsa de estudos – seja por meio de programas federais, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), ou de programas mantidos pelas próprias instituições de ensino. 

Apresentamos abaixo algumas universidades particulares reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, trabalham com programas federais e mantêm sistemas próprios de bolsas e descontos. Confira e clique para saber mais:

Navegue pelos sites das universidades acima e se informe sobre cursos, processos seletivos, bolsas e descontos. Bons estudos e boa sorte!

Leia também:

Saiba o que você pode fazer com a nota do Enem

Descubra tudo sobre as inscrições do ProUni

Você vai solicitar a isenção do Enem 2020? E já está se preparando para o Exame? Que curso de graduação deseja fazer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin