dcsimg

Descubra como conseguir vagas remanescentes do ProUni 2020

Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do ProUni para você começar 2020 no curso superior. 

Está nos seus planos cursar uma faculdade em 2020 e para isso você precisa de um incentivo, desconto ou bolsa?

Se você tentou uma bolsa do ProUni neste ano, mas ainda não conseguiu, ainda não é hora de desistir. Você ainda pode concorrer às vagas remanescentes.

Por isso, preparamos para você um guia especial para saber como concorrer às bolsas restantes do ProUni. Saiba mais e não perca essa chance de iniciar um novo ano mais perto dos seus sonhos.

Conheça mais do ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa de bolsas do governo federal que tem como objetivo apoiar os estudantes do ensino médio para cursarem o ensino superior em uma faculdade particular. 

Até hoje, o ProUni já atendeu quase 3 milhões de estudantes, concedendo a mais de 70% bolsas integrais.

Em contrapartida, as universidades que aderem ao programa contam com isenção fiscal por parte do governo, como forma de incentivar as instituições a oferecerem vagas nesta modalidade e, assim, permitirem o acesso de cada vez mais estudantes nos bancos das universidades.

Como conseguir uma vaga para o ProUni 

Todos os anos, o Ministério da Educação abre duas vezes a seleção para o ProUni, uma em janeiro e outra no segundo semestre, por volta de agosto. 

Para concorrer, o candidato precisa acessar o site do ProUni, preencher um cadastro com dados pessoais e de sua situação social e econômica e ainda cumprir os seguintes critérios:

  • Ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou em escola particular com bolsa de 100%;
  • Ter realizado qualquer edição do ENEM a partir de 2010;
  • Ter conseguido uma nota igual ou maior que 450 e não ter zerado a redação. 

Para concorrer às bolsas de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para concorrer às bolsas de 50%, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Se você preenche todos os requisitos acima, participou do processo seletivo, mas não foi selecionado, ainda não é hora de desistir. Você pode concorrer a uma das vagas remanescentes do ProUni 2020.  

Uma boa notícia é que professores do ensino básico da rede pública também podem realizar o pedido de bolsa se tiverem interesse em cursar uma licenciatura para incrementar a sua carreira. Basta selecionar esta opção e comprovar a relação de emprego para ser dispensado da entrega do Enem. 

Pessoas com deficiência também podem participar da seleção sem atender todos os requisitos.

Vagas remanescentes do ProUni: como concorrer 

Após as seleções regulares (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera) para a bolsa do ProUni, nem todas as vagas são preenchidas. Isso acontece porque alguns estudantes podem ter desistido do processo ou até mesmo por não terem entregado a documentação exigida. 

É nesse momento que entra a chance de conseguir a tão desejada bolsa. Os prazos para a seleção de vagas remanescentes, normalmente, são abertos por volta de uma semana após a seleção regular. 

Além disso, a seleção para as vagas remanescentes acontece de forma mais rápida e objetiva. Quem chegar primeiro tem mais chances de ser selecionado. Por isso, é muito importante que você fique sempre ligado nas divulgações das datas no site do ProUni. 

Uma chance como essa não dá para perder. Mas atenção, nem todos os cursos abrem bolsas remanescentes. É preciso ficar atento se o curso na universidade que você deseja terá essa oportunidade.

Conheça as faculdades que oferecem vagas do ProUni

Conheça algumas faculdades que oferecem bolsas ou descontos a partir da sua nota no Enem:

Alternativas às bolsas remanescentes do ProUni

Se após tentar uma nova chance no ProUni você não tiver sido selecionado, continue tentando realizar seu sonho de fazer uma faculdade. Você ainda pode concorrer a vagas para bolsas no FIES e do Sisu. 

2020 está chegando, e é hora de colocar seus sonhos em prática. O ano começa com você mudando de vida e ingressando no ensino superior. Deixe nos comentários qual o curso que você pretende seguir. 

Veja ainda: 

Entenda a diferença entre ProUni, Sisu e FIES

Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2020

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin