Quais são as faculdades disponíveis no Prouni 2022?

As faculdades disponíveis no Prouni 2022 serão divulgadas no edital, previsto para ser publicado em fevereiro

Quais são os critérios para participar do Prouni?

Os critérios são socioeconômicos. Recentemente, houve alterações via medida provisória no critérios de concessão da bolsa, mas eles serão válidos a partir do 2º semestre

faculdades disponíveis no Prouni 2022O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo governo federal com o objetivo de ocupar vagas ociosas na rede particular de ensino superior com alunos bolsistas. No caso, são oferecidas bolsas de 50% ou de 100%, que são concedidas de acordo com critério socioeconômicos, já que um dos objetivos do Prouni é beneficiar estudantes de baixa renda.

Participam do programa instituições de ensino superior de todo o país, com ofertas de vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento.  Quer saber como ganhar uma bolsa do Prouni 2022 para começar a cursar uma graduação? E como conseguir uma bolsa de estudo sem ser Prouni? Ah, não precisa comprovar renda nem usar a nota do Enem! Leia mais:

Veja 5 maneiras de como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade

+ Como conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular?

Qual é o valor da bolsa do Prouni 2022?

No Prouni, as faculdades concedem bolsas de estudo de 50% ou de 100%, dependendo da situação socioeconômica do candidato. Os interessados devem satisfazer alguns critérios de renda. Saiba quais são eles:

+ Veja a diferença entre o Prouni e a Quero Bolsa

Quem tem direito a uma bolsa do Prouni?

O Prouni tem o intuito de permitir que estudantes de baixa renda acessem o ensino superior. Por isso, o programa possui critérios de renda para a participação dos interessados. Veja algumas das condições necessárias para concorrer às bolsas do Prouni 2022:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em Escola Pública;

O candidato ou candidata precisa ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública. Ou, ainda, ter sido bolsista integral durante todo o Ensino Médio em uma escola particular ou, também, ter estudado parte desse ciclo de ensino em uma escola pública e parte em escola particular, com bolsa integral. Em todos os casos é preciso comprovar renda familiar bruta que esteja de acordo com o montante exigido no edital.

faculdades disponíveis no Prouni 2022

  • Possuir alguma deficiência;

Pessoas com Deficiência (PCD) também estão aptas a serem beneficiárias de uma bolsa do Prouni, desde que atendam também aos critérios de renda previstos no edital.

+ Confira 6 promessas de Ano Novo que todo estudante deve cumprir em 2022

  • Ser professor da rede pública de ensino.

Docentes da rede pública de ensino também estão aptos a ganharem uma bolsa do Prouni. Nesse caso, não é necessário atender aos critérios de renda. Porém, somente alguns cursos estão disponíveis nessa modalidade, são eles: cursos das áreas de licenciatura (Matemática, Química, Física, Biologia, Letras, História e Geografia) e de Pedagogia.

Essa categoria se  destina a professores do magistério da educação infantil, que compõem o quadro de funcionários efetivos de uma escola pública.

Quais foram as alterações nas regras do Prouni 2022?

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou no começo de dezembro (07) de 2021 uma Medida Provisório (MP) que alterou as regras de participação do Prouni 2022.2. Ou seja, as mudanças editadas por ele serão válidas para a edição seguinte do programa. Veja quais foram as alterações, que serão válidas a partir de 1º de julho de 2022:

“Art. 2º …………………………………………………………………………………………………….
I – a estudante que tenha cursado:
a) o ensino médio completo em escola da rede pública;
b) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
e) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II – a estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação”.

Essa Medida Provisória também alterou algumas regras para a apresentação de documentação necessária para fazer a inscrição no programa. Segundo a MP, o candidatos que já tiverem informações de renda familiar ou deficiência  e já estiverem cadastrados nos bancos de dados do governo não precisarão fazer a comprovação.

Entenda as mudanças no Prouni 2022 feitas pelo presidente Jair Bolsonaro

Como se candidatar a uma vaga no Prouni?

A inscrição para o Prouni deve ser feita exclusivamente pelo site do programa. O processo é digital. O período de inscrição para o Prouni 2022 ainda será avisado no edital que está previsto para ser divulgado em fevereiro.

faculdades disponíveis no Prouni 2022

No período previsto, é necessário ter o número de inscrição e a senha do Enem do último ano em mãos para realizar a inscrição no Prouni 2022. Além disso, também é preciso preencher alguns formulários sobre renda e escolaridade.

Lembre-se de que a apresentação errada dos documentos exigidos desclassifica o candidato! Então, já sabe, né? Nada de bobear! O recomendado é que se deixe os documentos separados e organizados o quanto antes.

No momento da inscrição, é possível  escolher duas opções de curso, assim como diferentes universidades. Quanto mais alta for a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa pelo Prouni.

+Como usar a nota do Enem no Prouni

+ Como funciona a renovação de bolsa do Prouni?

Quais universidades participam do Prouni 2022?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a lista de instituições de ensino superior participantes do Prouni 2022 será divulgada em fevereiro de 2022. Mas, não precisa desanimar! Algumas instituições de ensino participam do programa todos os anos.

+ Quando começam as inscrições para o Prouni 2022?

Veja a lista de universidades que sempre participam do Prouni

Veja, abaixo, uma lista com instituições de ensino que todos os anos oferecem bolsas de estudo pelo Prouni:

faculdades disponíveis no Prouni 2022

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Centro Universitário Braz Cubas
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Potiguar (UNP)

Como conseguir uma bolsa de estudo sem ser pelo Prouni?

Além do Prouni, existem outros programas de bolsa de estudo. Sem utilizar a nota do Enem e sem precisar comprovar renda, algumas instituições de ensino oferecem bolsas de até 80% em cursos por todo o país. Veja algumas delas:

Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

+Bolsas de estudo: o Quero Bolsa é confiável? Como funciona?