dcsimg

Descubra onde ver o gabarito do Encceja 2019

Quer saber como ver o gabarito do Encceja 2019 para ter uma noção de como foi seu desempenho no Exame? Pode deixar, vamos explicar quando e onde você pode obter essa informação pela internet.

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos — Encceja – é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — Inep.

Ao obter a pontuação mínima para aprovação nas provas, o candidato tem direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, podendo assim aproveitar os conhecimentos adquiridos por conta própria, fora da educação formal.

Veja a seguir como consultar o gabarito do Encceja 2019, saiba mais sobre o Exame e veja como você pode utilizar seu resultado (do ensino médio) para entrar na faculdade!

Gabarito do Encceja 2019: quando sai e onde ver

De acordo com o edital oficial do Encceja 2019, o gabarito será divulgado até o décimo dia útil seguinte à realização do Exame, no Portal Inep.

Como as provas do Encceja 2019 ocorrerão no dia 25 de agosto, o gabarito sairá até o dia 06 de setembro de 2019.

Saiba mais sobre a prova do Encceja 2019

O Encceja 2019 será realizado no dia 25 de agosto, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Horário das provas

Ensino fundamental

De 9h até 13h
Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática

De 15h30 às 20h30
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio

De 9h até 13h
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias

De 15h30 a 20h30
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Estrutura das provas

O Encceja é composto por 4 provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, mais uma proposta de redação.

Nota mínima para aprovação

Para ter direito ao certificado do ensino fundamental ou médio, é preciso obter no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja e 5 pontos na prova de redação.

Como usar o resultado do Encceja 2019 para entrar na faculdade

Depois de tirar seu certificado do ensino médio pelo Encceja, é hora de dar o próximo passo rumo a um futuro cheio de oportunidades: fazer uma faculdade.

Uma pesquisa do IBGE divulgada em 2018 comprovou que pessoas com diploma de nível superior no Brasil ganham mais que o dobro do que aquelas que têm apenas o ensino médio.

Você tem duas opções básicas de como utilizar seu resultado do Encceja 2019 para entrar na faculdade:

  • Fazer o Enem 2020 (caso não tenha se inscrito na edição de 2019) e usar sua nota para tentar uma vaga em 2021, por meio dos programas do governo Sisu, ProUni e Fies.
  • Se matricular em uma faculdade particular assim que seu resultado do Encceja sair, e ainda concorrer a bolsas de estudos.

Após ser aprovado no Encceja, você já pode procurar uma faculdade para se matricular, mesmo que seu certificado do ensino médio ainda não tenha saído, embora seja obrigatório apresentar o documento depois.

Só tome o cuidado de verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois isso garante que você receberá um diploma válido após se formar.

Para conseguir uma bolsa de estudos ou desconto, você deve procurar instituições que oferecem esses benefícios, como Centro Educacional Anhanguera e Universidade Cruzeiro do Sul Educacional.

A Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, oferece bolsas de 100% para os estudantes que têm percentual de acerto a partir de 75% na prova do vestibular tradicional.

E, para aqueles que acertam menos de 75% da prova, também são concedidas bolsas parciais, cujo percentual de desconto sobre o valor normal da mensalidade varia de 30% a 50%.

Onde estudar 

Confira abaixo uma pequena lista de faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar seu resultado do Encceja para se matricular.

São instituições que oferecem cursos presenciais e a distância de todas as áreas, têm unidades e polos de ensino em várias regiões do país e ainda contam com programas próprios de bolsas de estudo, descontos especiais e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Conheça 7 cursos que dão muito dinheiro

Depois de conferir quando e onde ver o gabarito do Encceja 2019, e também saber mais sobre o exame e como aproveitar seu resultado, compartilhe sua opinião com a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin