Descubra qual é o horário da prova do Enem 2020

Saiba qual é o horário da prova do Enem 2020 e se programe para chegar com tranquilidade e não se atrasar nos dias do exame!

Todo ano, é muito frequente que alguns candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virem notícia ao chegarem atrasados na porta do local onde farão a prova e dão de cara com o portão da escola fechado.

As cenas, que costumam viralizar como piada na internet, podem representar um momento de tristeza para quem está se preparando durante todo o ano para realizar a prova e acaba não conseguindo entrar por não ter chegado no local a tempo de fazer o exame.

Ao contrário daqueles que tiram sarro de quem não entra para fazer a prova, nas últimas edições do Enem muitas iniciativas fizeram o contrário e criaram corredores para que os alunos que estavam atrasados corressem e entrassem na escola bem a tempo, antes do fechamento do portão. Esse tipo de ajuda pode fazer a diferença para o futuro de muitos estudantes.

Mas qual é a melhor maneira de evitar esse estresse antes de fazer a prova e chegar com calma na escola, podendo focar apenas nas questões que estão por vir?

Confira o horário de prova do Enem 2020 e algumas dicas para se programar para entrar tranquilo no dia do Enem e para focar apenas nas questões das disciplinas.

Que horas é o Enem 2020?

Um dos trechos mais importantes do edital do Enem 2020 publicado pelo MEC este ano é sobre o horário de prova. O edital é muito claro quando trata de alunos atrasados: ?É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à Covid-19.?

Ainda segundo o edital, ?Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF)?. Portanto, os alunos têm esse intervalo entre 12h e 12h59 para acessar a instituição onde fará a prova. Alunos que chegarem depois do horário não poderão fazer a prova e estarão eliminados.

Ao entrar nas salas de aula, os alunos serão identificados e direcionados ao lugar onde ficarão sentados para o exame. As provas começarão a ser aplicadas a partir das 13h30, horário de Brasília, em todo o país.

A partir do horário de início da prova, os estudantes terão 5h30 para realizar a prova do primeiro dia, que será encerrada às 19h por causa da redação. No segundo dia, o tempo de prova é menor, 5h, e o exame termina às 18h30.

Candidatos que moram nas regiões em que há um fuso horário diferente ao de Brasília (DF), como no Norte e no Centro-Oeste, precisam seguir os horários da capital federal: se vivem em cidades com uma a hora a menos deve chegar ao local de prova antes do meio-dia, quando o portão fecha. Quem mora em cidades com duas horas a menos deve chegar antes das 11h.

Qual a data da prova do Enem 2020?

O Enem 2020 terá quatro datas oficiais: duas para o exame impresso, que é o tradicional, e duas para o Enem digital, que será aplicado pela primeira vez nesta edição. Cada uma das provas é realizada em dois domingos, portanto todos os candidatos terão dois dias de exame.

Com a pandemia do coronavírus, a prova de 2020 teve de ser adiada e acontecerá a partir de janeiro de 2021. Confira as datas de cada exame:

  • 1º dia do Enem impresso: domingo, 17 de janeiro
  • 2º dia do Enem impresso: domingo, 24 de janeiro
  • 1º dia do Enem digital: domingo, 31 de janeiro
  • 2º dia do Enem digital: domingo, 7 de fevereiro

Gabaritos extraoficiais saem logo em seguida da prova, mas o MEC só divulga o gabarito oficial do Enem em até três dias depois das últimas provas. O resultado do Enem 2020 está programado para ser divulgado no dia 29 de março de 2021, uma segunda-feira.

Como não perder o horário de prova do Enem 2020?

Há algumas boas maneiras que podem ser praticadas e vão ajudar os estudantes a não perderem a hora de prova do Enem 2020. Chegar com pressa pode não ser a melhor coisa para quem quer começar a fazer uma prova tranquila, e perder o horário é o pior pesadelo dos alunos que estudaram o ano todo para fazer a prova.

Para evitar essas dores de cabeça e ficar tranquilo quando a data chegar, é importante planejar como será esse dia. Assim que o MEC confirmar seu local de prova, algumas semanas antes do exame, já imprima o documento e confirme onde é a escola.

Trace a rota de sua casa até o local e, se tiver como, já faça o caminho uma vez antes do dia da prova. Veja quanto tempo leva até lá, quais são as melhores maneiras para ir usando o transporte público ou se é muito perto que você pode ir caminhando.

Quando chegar o tão esperado dia, saia cedo de casa. Muitos estudantes também vão se deslocar para o mesmo local, e o trânsito em dias de Enem costumam ficar um tanto caóticos, já que são milhões de candidatos indo fazer a prova em todo o país.

Saindo cedo, você chega com antecedência para poder se concentrar e fazer a prova com mais tranquilidade. Lembre-se de sair de casa com todo o material obrigatório: documento com foto, e uma caneta esferográfica de cor preta, além da máscara.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

A nota do Enem 2020 vai abrir a porta para faculdades públicas e particulares em todo o Brasil. Além de ingressar em universidades usando os programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), há muitas universidades que substituem seus vestibulares pela nota do Enem.

Confira algumas dessas opções: 

Usando a nota do Enem, é possível conseguir bolsas de estudo para cursos nas faculdades acima.

Veja também: Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Pronto, preparado para o Enem 2020? Conte para a gente o que você pretende fazer com a sua nota no exame!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!