dcsimg

Descubra o que é o Inep e o Encceja e para o que eles servem

Saiba o que é o Encceja e a relação dele com o Inep, e veja como entrar na faculdade!

O que é o Inep?

Inep é a sigla do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, um órgão do governo diretamente ligado ao MEC (Ministério da Educação). E mesmo que você não saiba, esse é um órgão que faz parte da rotina escolar de todos os brasileiros.

Por meio da realização de estudos, pesquisas e avaliações do sistema educacional brasileiro, o Inep realiza levantamentos de ações para melhorar o ensino básico e também o ensino superior.

É o Instituto e, assim, o responsável por realizar o Censo da Educação e diversas avaliações, como:

  • Enem: Exame Nacional do Ensino Médio,
  • Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes,
  • Encceja: Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos,
  • Prova Brasil e Saeb: exames de avaliação do ensino fundamental.

E para que o Inep realiza todas essas ações? O objetivo do Instituto é possibilitar que programas e projetos do governo na área da educação possam ser criados e executados, garantindo o desenvolvimento educacional, social e até mesmo econômico no país. Por meio das avaliações e estudos, é possível identificar falhas e necessidades da educação brasileira, e atuar sobre essas lacunas.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos–Encceja  é uma avaliação realizada pelo governo para toda e qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada.

Esse exame é aplicado em todo o país e tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos inscritos para conceder a eles um diploma do nível de ensino escolhido. Lembrando que a prova é elaborada, aplicada e corrigida pelo órgão Inep, responsável pelo controle e avaliação do ensino brasileiro.

A prova do Encceja é bastante parecida com a prova do Enem. A avaliação é feita através de quatro provas compostas por 30 questões cada, e 1 redação. Os quatro cadernos de prova são divididos em Linguagens (Português e língua estrangeira), Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza.

Quem pode fazer Encceja?

Pode se inscrever para a prova do Encceja qualquer pessoas que esteja dentro dos seguintes critérios:

  • Para obter diploma de Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
  • Para obter diploma de Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

OBS: Você sabia é possível prestar o Encceja ensino médio mesmo se não tiver o diploma do ensino fundamental? O único pré-requisito continua sendo que você tenha 18 anos completos na data de realização do Exame. Assim, você pode fazer apenas a prova do ensino médio e obter a certificação completa!

Como é a prova do Encceja?

Vamos relembrar como é organizada e dividida a prova do Encceja?  

Primeiro, é preciso lembrar que as provas são aplicadas em um único dia. Por isso, prepare-se para fazer a primeira parte da prova durante a manhã (das 9h às 13h) e a segunda no período da tarde (15h30 às 20h30).

É importante que você se organize para levar um lanche caso fique com fome durante a prova. Além disso, entre uma prova e outra você terá um intervalo para o almoço, planeje como será seu almoço: veja se dará tempo de ir e voltar em casa, se é melhor levar uma comida ou mesmo separar um dinheiro para comer fora.

Abaixo você pode ver como é a divisão da prova:

Ensino Fundamental
  • 4 cadernos de prova com 30 questões cada
  • 1 redação
Manhã Tarde
Prova I: Ciências Naturais

Prova II: Matemática

Prova III: Linguagens  (Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física) e redação
Prova IV: História e Geografia
Ensino Médio
  • 4 cadernos de prova com 30 questões cada
  • 1 redação
Manhã Tarde
Prova I: Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)

Prova II: Matemática

Prova III: Linguagens  (Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física) e redação
Prova IV: Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Como começar uma faculdade depois do Encceja

Depois que você conseguir a certificação de ensino médio, o passo seguinte é tentar ingressar em uma faculdade.

Isso porque estudar nunca é demais e sempre vai te proporcionar um trabalho melhor, uma renda mais satisfatória e uma qualidade de vida mais adequada.

Assim que você obtiver o certificado de ensino médio pelo Encceja, deve realizar inscrição para prestar vestibular para o curso superior que você deseja. Entretanto, é importante que, ao buscar a universidade, tenha certeza de que ela é uma instituição comprometida, séria e reconhecida pelo Ministério da Educação.

Por isso, listamos aqui algumas instituições que você precisa conhecer e nas quais você pode, desde já, pesquisar cursos, preços e outras informações:

Essas faculdades, além de serem reconhecidas pelo MEC, oferecem diversas facilidades e vantagens para que você consiga arcar com as mensalidades. Elas possuem convênio com o MEC, oferecendo bolsas do Prouni, financiamento pelo Fies e descontos próprios.

Veja também:

Confira todas as informações necessárias do Encceja 2018
Guia das profissões

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja e conhece melhor o Inep, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin