Tudo o que você precisa saber sobre o período de Inscrições Fies 2021.2

O Edital do Fies 2021.2 finalmente foi liberado e com ele o cronograma de inscrições do Fies 2021.2.

O programa é uma ótima alternativa para quem deseja conseguir um diploma do ensino superior em universidades particulares, mas não possui capital para pagar pela mensalidade do curso no momento.

Se esse é o seu caso, que tal conferir todos os detalhes e datas que o Guia da Carreira preparou para te ajudar a se inscrever e participar deste processo seletivo? Continue lendo!

O que é e como funciona o Fies?

Fies é a sigla do programa governamental Fundo de Financiamento Estudantil que concede crédito facilitado a alunos que desejam cursar o ensino superior em universidades particulares. Criado pelo Ministério da Educação, o programa visa facilitar o acesso ao ensino superior oferecendo um longo prazo para o pagamento da dívida. Sendo assim, quem se inscreve no Fies realiza todo curso e paga apenas após a formatura, quando o jovem já estiver no mercado de trabalho.

Cronograma do Fies  2021.2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Fies 2021.2 com todas as datas que você precisa anotar para não perder a chance de se tornar um universitário. O que muitos estudantes não sabem é que além de um prazo curtinho para inscrição, o Fies não possui segunda chamada, mas uma chamada única. Veja a seguir:

  • Período de inscrições: 27 a 30 de julho;
  • Resultado do Fies 2021.2: 03 de agosto;
  • Prazo para complementação da inscrição: 04 a 06 de agosto;
  • Período de convocação dos candidatos na Lista de espera: 04 a 31 de agosto;
  • Vagas remanescentes para candidatos matriculados e não matriculados: 8 a 10 de setembro;
  • Vagas remanescentes para candidatos matriculados: de 27 a 29 de outubro.

Como se inscrever no Fies 2021.2?

A inscrição no Fies 2021.2 é gratuita. Para se cadastrar, basta entrar no site oficial do programa durante o período de inscrições e seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Fies (http://fies.mec.gov.br/);
  2. Clique em “Minha Inscrição”;
  3. Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login utilizando seu CPF e senha cadastrada no Enem;
  4. Preencha seus dados cadastrais no sistema do Fies com atenção;
  5. E em seguida preencha todas as questões do questionário;
  6. Em “Grupo Familiar” informe os dados da renda bruta familiar por pessoa;
  7. Em “Grupo de Preferência” selecione suas opções de curso. Você pode escolher até três, mas atente-se para a ordem de preferência;
  8. Informe o Estado, Município, Curso e, caso queira, uma instituição de ensino;
  9. Selecione o turno desejado e em seguida clique em “Gravar”;
  10. Ao terminar de escolher suas opções clique em “Avançar”;
  11. Confirme que está ciente das informações prestadas e dos prazos e clique em “Concluir”.

Como conseguir o Fies?

Participar do processo seletivo é bem fácil, basta se inscrever no Site do Fies durante o período de inscrições. No entanto, para conseguir o Fies é preciso atender a alguns pré-requisitos. Veja abaixo:

  • Estudantes que participaram do Enem a partir da edição de 2010 (Isso mesmo, você pode usar qualquer nota do exame entre 2010 e a última edição);
  • Quanto às notas, apenas alunos que obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas;
  • A redação também entra em questão no Fies. Só podem participar estudantes que não zeraram a nota da redação;
  • E no quesito renda, apenas participantes com renda mensal bruta de até três salários mínimos podem participar da modalidade juros zero.

Como funciona a lista de espera do Fies 2021.2?

Assim que a chamada única termina, o Fies dá início à lista de espera. Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única serão automaticamente inscritos na lista, não sendo necessário pedir para participar da mesma nem fazer qualquer tipo de cadastro.

Os candidatos que estão na lista de espera precisam ficar bem atentos, pois apesar de oferecer cadastro automático, o Fies não entra em contato para comunicar se você conseguiu ou não a vaga. Isso acontece porque a lista vai sendo liberada aos poucos, à medida que outros candidatos desistem, perdem o prazo ou não conseguem comprovar seu perfil socioeconômico no tempo requerido. Portanto anote esta dica: Fique de olho e acesse a página do Fies diariamente para saber se seu nome foi selecionado!

estudante-empolgada-com-inscricoes-fies-2021.2

Fui aprovado no Fies 2021.2. E agora?

Como falamos anteriormente, o candidato selecionado seja na chamada única ou na lista de espera precisa correr contra o tempo para completar o cadastro, comprovar sua documentação e perfil socioeconômico na faculdade e assinar o contrato de financiamento no banco. Caso alguma dessas etapas não seja concluída, a vaga é cedida a outro aluno da lista de espera imediatamente.

Para você não correr o risco de perder o seu benefício por não saber o que fazer após ver seu nome na lista, preparamos um passo a passo detalhado do processo para você ir se habituando. Confira:

SisFies

Também conhecido como Sistema Informatizado do Fies, SisFies é a plataforma de cadastro do programa que facilita todos os processos de financiamento estudantil. É nele que os alunos realizam tarefas básicas como a complementação de inscrição, e também é por meio dele que posteriormente serão feitas as renovações semestrais do benefício, as atualizações de dados quando necessário, a transferência de curso caso o estudante deseje. Tudo isso pode ser feito através do SisFies.

CPSA

Após concluir a complementação de inscrição, é a hora de comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da faculdade escolhida. Esse núcleo, também conhecido como CPSA, é responsável por verificar se os dados que você informou no SisFies batem com a sua documentação.

Se tudo der certo, o CPSA da universidade vai te entregar um documento comprovando que as informações da sua documentação são verdadeiras, e então você poderá se encaminhar ao banco.

Instituição Financeira

Após a provação do CPSA, você terá um prazo para levar sua documentação a uma das agências bancárias credenciadas pelo programa. Confira abaixo os documentos solicitados pelo banco:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pelo CPSA da universidade;
  • RG;
  • CPF (caso seja menor de 18 anos de idade e não emancipado, CPF do representante legal);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Certidão de casamento, CPF e RG do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador em caso fiança convencional ou fiança solidária:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária

Após apresentar a documentação, basta assinar o contrato para começar a estudar pagando só após a formatura. Esse é um ótimo momento para tirar dúvidas sobre as taxas do financiamento, quais suas obrigações e os prazos para o pagamento da dívida.

Como são os juros do Fies?

O Fies oferece financiamentos com taxa de juros zero para todos os estudantes matriculados. E como dito anteriormente, o estudante começa a pagar pelas mensalidades apenas após a formatura. Caso esteja empregado no momento, o desconto será feito mensalmente na folha de pagamento até que o saldo seja totalmente quitado ou estudante pode optar pela amortização da dívida, como ocorre na maioria dos financiamentos.

Caso o aluno não esteja empregado, pode pagar apenas o valor mínimo estipulado pelo contrato. Mas é importante lembrar que o ideal é não deixar que a dívida acumule.

Em quais faculdades posso estudar com o Fies e a nota do Enem?

Por ser o último programa do governo a abrir inscrições, antes dele muitos alunos tentam se inscrever no Sisu e no Prouni, mas nem sempre conseguem, pois ambos são muito disputados. O que muita gente não sabe é que essas não são as únicas formas de entrar na faculdade.

Atualmente, inúmeras faculdades brasileiras já adotam o “Ingresso Direto” que é uma forma de entrar na faculdade apresentando apenas a nota no Enem. Esse modelo varia bastante de uma universidade para outra, mas basicamente basta ir à secretaria, apresentar sua nota e caso haja vaga no curso que você deseja, você já é encaminhado para a matrícula e pode conseguir desconto de até 100% do valor da mensalidade! Sem precisar passar pelo processo seletivo ou fazer outro vestibular.

Para te ajudar nessa busca pelo diploma, separamos algumas faculdades certificadas pelo MEC que possuem sistema de ingresso direto e também oferecem suas vagas no Fies. Confira:

Leia também: Descubra quais são as notas de corte no Enem 2021

Agora que você já sabe tudo sobre o Fies 2021.2, conte pra gente nos comentários qual curso você deseja fazer.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!