dcsimg

Licenciatura Plena (magistério): saiba o que é e onde fazer

Está pensando em fazer um curso de licenciatura? Conheça aqui todos os detalhes sobre esse tipo de curso!

Sabia que, no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos superiores também de acordo com grau acadêmico? Dentro desse critério, as graduações podem ser do tipo bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Quando o curso é tecnológico, o aluno sai formado e preparado para trabalhar em setores mais específicos do mercado, como as áreas de Gestão e Administração. No caso do bacharelado, ao se formar, o estudante recebe um diploma que o habilita a atuar de maneira bem ampla. A licenciatura, por sua vez, habilita a pessoa formada a trabalhar na área da educação.

Um dos motivos que leva as pessoas a procurarem cursos de licenciatura é a paixão por dar aulas. Além disso, essa é uma área em que vagas nunca faltam (é muito difícil um professor se manter desempregado, a menos que seja sua vontade).

Vamos então, neste texto, falar um pouco mais sobre a licenciatura para que você conheça de perto todos os detalhes.

Diferença entre a Licenciatura Plena e a Licenciatura Curta

Até 1996, os cursos de licenciatura no Brasil dividiam-se em dois tipos: curta e plena. A Licenciatura Curta caracterizava os cursos que formavam professores para dar aulas no ensino infantil e no ensino fundamental I (1ª a 4ª séries). Esse tipo de curso também era chamado de Magistério e tinha uma duração menor que os cursos de licenciatura plena.  

No curso de Licenciatura Curta, não era necessário fazer um curso superior em uma universidade e a carga horária total para se formar era de 180 horas

Acontece que os cursos de Licenciatura Curta foram extintos em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e, por isso, nos dias atuais, toda licenciatura é do tipo “plena”.

O que é uma Licenciatura Plena ou Magistério?

Como adiantamos, a Licenciatura Plena é um tipo de formação universitária voltada para formar professores para atuarem no ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e no ensino médio (1ª a 3ª séries).

Também usamos a palavra “magistério” nesse contexto porque ela se refere à docência, ou seja, à educação formal, ao ensino de conteúdos, tarefa essa atribuída apenas a quem tem como profissão o cargo de professor e/ou de especialista em educação.

A palavra magistério vem do latim magíster, em que o advérbio magis significa ‘mais’ e remete à figura do professor, o mestre, aquele que ensina, que dirige, que tem “mais” conhecimento que os demais.

Quais são os cursos de licenciatura disponíveis?

A lista de cursos de licenciatura não é tão extensa quanto a de bacharelado, mas apresenta as áreas do conhecimento mais centrais das quais derivam todos os cursos superiores que conhecemos. Fizemos aqui uma divisão por área para facilitar. Conheça:

Ciências Artísticas

  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Dança
  • Educação Artística
  • Música
  • Teatro

Ciências Humanas e Sociais

  • Ciências Humanas
  • Educação do Campo
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Pedagogia
  • Sociologia

Ciências Exatas

  • Física
  • Informática
  • Matemática

Ciências Biológicas

  • Biologia
  • Química
  • Educação Física
  • Ciências Naturais

O que se estuda em um curso de licenciatura?

Basicamente, os cursos de licenciatura contemplam matérias da área estudada e uma carga de teoria, nos primeiros anos da faculdade.

Além disso, há as disciplinas de conteúdo da área de formação de professores, como Didática, Prática de Estágio, Psicologia da Educação, Libras, Metodologia de Ensino, Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas etc.

O aluno também precisará cumprir um estágio obrigatório no final do curso para vivenciar as experiências em sala de aula por meio da observação e prática, com acompanhamento de um professor já formado em uma escola.

Mercado de trabalho para profissionais da Licenciatura Plena

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior (2016), o Brasil tem 7.356 cursos de licenciatura e cerca de 1,5 milhão de estudantes matriculados nesses cursos.

Parece um número muito alto, mas, na verdade, não é capaz de suprir a demanda existente. Na realidade, no país existem muitas vagas de professores que não são preenchidas. Por isso mesmo, apesar dos problemas conhecidos da educação brasileira, ser professor garante emprego na certa.

Para ilustrar isso, vale a pena conhecer estes dados: o Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma auditoria para mostrar o déficit de professores no país. O resultado foi que faltam 32,7 mil docentes com formação específica apenas no ensino médio.

Nas escolas públicas do país, os professores podem tentar concursos para ocupar uma vaga ou tentar o processo de designação para conseguir uma vaga temporariamente.

No caso das escolas particulares, o importante é correr atrás de estágios e oportunidades nessas instituições, participar de processos seletivos e enviar currículos. Também ajuda bastante se você já tiver colegas que trabalham em escolas particulares e podem te indicar para trabalhar.

Cursos de licenciatura presenciais e a distância

Os cursos de licenciatura foram tradicionalmente criados para serem ofertados na modalidade de ensino presencial. Contudo, há algum tempo o Ministério da Educação aprovou o ensino a distância (EAD) e isso torna possível que muitas pessoas que querem ser professores, mas não dispõem de muito tempo livre, possam ter seu diploma de licenciado.

Conheça as duas modalidades:

  • Presencial: exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.
  • A distância (EAD): quando a relação professor-aluno não é presencial e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão e internet, entre outros.

Onde fazer cursos de Licenciatura?

Além das universidades federais, existem diversas instituições particulares que oferecem cursos de licenciatura, tanto presencialmente quanto a distância.

Se você teme não poder pagar os valores da mensalidade, saiba que são bem mais em conta que os cursos de bacharelado e ficam ainda mais em conta quando se trata de curso EAD.

Além disso, nas faculdades que listamos a seguir, você pode encontrar facilidades financeiras como FIES, ProUni, descontos e financiamentos diversos que podem te auxiliar a tocar esse projeto de fazer uma licenciatura e se tornar professor.

Veja também:

Vale a pena fazer licenciatura? Descubra!

Curso de Pedagogia

Agora que você já sabe mais sobre os cursos de licenciatura, divida com a gente um pouco dos seus planos! Já se decidiu sobre qual curso quer fazer e já olhou alguma faculdade? Deixe um comentário logo abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin