dcsimg

Lista de aprovados do Fies 2019: Descubra onde ver!

Saiba como descobrir se você está na lista dos pré-selecionados do FIES e os passos seguintes para garantir seu crédito estudantil!

Ingressar na vida acadêmica traz alguns momentos de ansiedade: vestibular, Enem, Sisu, ProUni, FIES. A espera pelos resultados é tensa, mas totalmente recompensada quando vemos nosso nome naquela tão esperada lista, não é mesmo?

Neste artigo, vamos falar sobre uma dessas tão famosas listas: a do FIES 2019.

Você ficará por dentro de vários aspectos relacionados ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), sobre quando ocorrem as inscrições, como fazer a consulta para ver se está na lista e até mesmo sobre suas alternativas caso não seja contemplado com o crédito educativo.

Nessa caminhada há muitas possibilidades, como instituições de ensino superior que participam do FIES, mas que lhe dão outras alternativas. Vamos começar?

Tudo que você precisa saber sobre o FIES 2019

O novo modelo de FIES

Desde 2018, o financiamento estudantil do governo está de cara nova. Trata-se do Novo FIES, uma reformulação nas políticas de juros cobradas e um alcance maior a quem tem realmente baixa renda.

O programa foi dividido em duas modalidades, proporcionando o crédito a juro zero a quem mais precisa, e em outros casos, uma escala de financiamentos variável, de acordo com a renda familiar do candidato.

Outra mudança foi a expansão do requisito de renda familiar bruta mensal: antes era de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. Hoje, uma das modalidades, conhecida como P-FIES, alcança candidatos que têm até cinco salários mínimos de renda familiar mensal por pessoa.

Quando acontece o FIES?

As inscrições para o FIES acontecem em dois momentos distintos durante o ano: no primeiro e segundo semestres.

O edital do primeiro FIES 2019 já foi publicado. Confira as principais datas:

  • 07 a 14 de fevereiro: período de inscrições
  • 25 de fevereiro: resultado
  • 27 de fevereiro a 10 de abril: chamada dos candidatos que ficaram em lista de espera

Quando será divulgada a lista de aprovados FIES 2019?

Na segunda-feira seguinte após o encerramento das inscrições do FIES 2019, no dia 25 de fevereiro, a lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada na página oficial do FIES Seleção.

Quem foi pré-selecionado deve complementar a inscrição no site, apresentar a documentação necessária na faculdade escolhida e assinar a contratação do financiamento na agência bancária conveniada.

Mas atenção: o prazo é curto e difere entre as modalidades FIES e P-FIES. Caso haja informações divergentes, falte algum documento ou o candidato perca o prazo de inscrição, ele é automaticamente retirado do processo, cedendo lugar a outro.

No caso do P-FIES, há uma novidade em 2019. Os pré-selecionados precisam correr com a documentação, pois os contratos de financiamento serão liberados por ordem de chegada. A classificação continua a ser pela nota do Enem, só a segunda parte do processo é que dará prioridade a quem chegar primeiro.

Há segunda chamada ou outra lista de aprovados?

Não. Quem não foi previamente selecionado vai diretamente para a lista de espera. De forma dinâmica, ela vai colocando quem não foi previamente selecionado assim que houver uma desistência ou retirada de um candidato por algum motivo.

Um lembrete: não há nenhum aviso por parte do FIES. O candidato é quem terá que ficar monitorando a lista diariamente para ver se entrou.

O período de chamada dos candidatos que ficaram em lista de espera vai de 27 de fevereiro a 10 de abril.

Instituições de ensino superior que participam do FIES 2019

Participam do FIES 2019 instituições bem conceituadas perante o MEC, que dá ao participante a segurança de que o crédito alcançado será muito bem investido.

Entre as suas opções de escolha, estão as seguintes universidades:

Não consegui o FIES. E agora?

Se você se inscreveu e não conseguiu o financiamento para seu curso superior ou não se encaixa nos requisitos, saiba que há outras possibilidades.

As universidades citadas acima têm muitas opções em descontos, bolsas de estudos e até mesmo outros tipos de financiamento. Visite o site de cada uma delas e conheça mais sobre as alternativas. Esteja certo de que você só não se gradua se não quiser!

Temos outras leituras interessantes para indicar a você:

Descubra como usar o FIES para pagar a faculdade

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Agora conte para a gente quais são as suas expectativas com relação às inscrições do FIES 2019: você vai se inscrever? Está considerando outras opções? Queremos saber tudo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin