Saiba onde ver a lista de aprovados do Fies 2021

Veja o passo a passo para descobrir se você foi selecionado para o financiamento pelo Fies 2021!

A primeira seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 vai distribuir 93 mil vagas em faculdades particulares espalhadas por todo o país, facilitando crédito para financiamento dos estudos a jovens de baixa renda.

O processo estará com inscrições abertas no fim de janeiro e é ideal para quem deseja ingressar em instituições privadas sem passar por um aperto financeiro para arcar com as mensalidades.

Quer saber mais sobre o Fies? Continue lendo e descubra a seguir onde ver a lista de aprovados do Fies 2021 e como não perder nenhuma chance de ingressar no Ensino Superior!

Quais os critérios para a seleção do Fies 2021?

Assim como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fies é um programa do governo que oferece vagas de Ensino Superior a estudantes em universidades brasileiras.

A única diferença é que o Fies não oferece bolsas como os outros dois, mas auxilia o aluno a financiar o curso com juros baixos e longo prazo, pagando as mensalidades só depois do fim do curso.

Os três processos seletivos, no entanto, têm em comum um mesmo critério de seleção: participação no Enem. Isso significa que por ser um programa nacional a quantidade de candidatos por vaga pode ser grande, o que torna a concorrência acirrada.

Além da participação no Enem ? no caso da primeira seleção do Fies 2021, pode ser em qualquer edição de 2010 a 2019 -, o candidato ao programa precisa se enquadrar nos seguintes critérios de seleção:

  • Ter média geral igual ou superior a 450 pontos na prova realizada;
  • Ter nota da redação superior a zero.

O Fies também leva em conta a renda de cada candidato. Como dissemos anteriormente, o programa é destinado a jovens de baixa renda, por isso o Fies oferece duas modalidades: o P-Fies e o Fies (juros zero), e ambos possuem critérios diferentes, veja a seguir:

  • P-Fies (juros baixos): nesta modalidade o candidato deve comprovar que a renda familiar por pessoa é de três a cinco salários mínimos;
  • Fies (juros zero): já para esta modalidade, o candidato deve comprovar que a renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

Quando ocorre a seleção do Fies 2021?

Normalmente, o Fies conta com duas edições por ano, uma a cada início de semestre. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com as mudanças do calendário do Enem 2020, o Fies 2021 contará com três edições para que os alunos possam utilizar o resultado mais recente da prova no primeiro semestre. Veja as datas:

  • A primeira seleção: de 26 a 29 de janeiro;
  • A segunda seleção: logo após a liberação do resultado do Enem 2020, em 29 de março;
  • A terceira seleção: no segundo semestre de 2021.

A seleção do Fies 2021 dura quatro dias e, neste período, o candidato pode escolher até três cursos em diferentes universidades na plataforma. Cerca de três dias após o encerramento das inscrições, é possível acessar a lista de aprovados do Fies 2021 e então realizar a complementação de inscrição, para garantir a vaga.

  • Divulgação da lista de aprovados: 02 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição: de 03 a 05 de fevereiro.

Quando sai a lista de aprovados da chamada regular do Fies 2021?

A lista de aprovados do Fies 2021 será divulgada no dia 02 de fevereiro. Para conferir se seu nome está na lista, o participante deve seguir o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site oficial do Fies 2021 (www.portalfies.mec.gov.br);
  •  Fazer login com a conta gov.br utilizada no cadastro.

Assim que ingressar no portal com a conta gov.br, o participante saberá se está na lista de aprovados do Fies 2021. Caso tenha sido aprovado, será preciso reunir a documentação requerida a fim de apresentar à universidade no prazo determinado. Este período é conhecido como complementação de inscrição.

Após a validação da documentação do candidato pela comissão especial da faculdade, será possível assinar o contrato de financiamento na instituição bancária escolhida para, enfim, começar a estudar.

Somente após todas estas etapas, a vaga estará garantida e o aluno estará devidamente matriculado no Ensino Superior.

As vagas que não forem preenchidas neste período por desistência ou incompatibilidade de perfil, ficarão disponíveis para os alunos da lista de espera. Então, se você não estiver na lista de aprovados da chamada principal do Fies 2021, saiba que ainda tem chances de ser selecionado para a lista de espera.

Como ver a lista de aprovados da lista de espera do Fies 2021?

Como o intuito do governo é que todas as vagas disponibilizadas por universidades sejam preenchidas, quando as posições não são preenchidas na chamada regular, o programa cria uma lista de espera.

Na primeira seleção de 2021, a lista de aprovados da lista de espera será divulgada de 03 de fevereiro até o dia 18 de março. Isto significa que candidatos podem ser convocados diariamente neste período, e o prazo para garantir a vaga é de apenas três dias úteis. Então, é preciso checar o site oficial do Fies regularmente, caso contrário a vaga será passada adiante.

As inscrições na lista de espera serão realizadas automaticamente pelo sistema, portanto apenas os candidatos que já estavam inscritos na chamada regular poderão concorrer.

Caso seja aprovado na lista de espera, será necessário realizar os mesmos passos da seleção anterior: realizar a complementação de inscrição para avaliação de documentos em até três dias úteis após a divulgação dos resultados.

Onde estudar com o Fies 2021?

Com o financiamento garantido, o candidato poderá ingressar em centenas de universidades privadas espalhadas por todo o Brasil – todas com qualidade de ensino excelente e certificadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Essa é uma garantia fundamental de que o investimento de tempo e dinheiro será reconhecido e bem aceito pelo mercado de trabalho no futuro, seja para os alunos que ingressarem pelo Fies ou por processos seletivos como o Prouni, o Sisu e o ingresso direto.

Para te ajudar na escolha, o Guia da Carreira elaborou uma breve lista de faculdades que, além do Fies, também trabalham com Prouni e o ingresso direto e possuem a certificação do Ministério da Educação. Confira!

Veja também: Entenda que nota você precisa tirar no Enem 2021

Agora que você já sabe onde conferir a lista de aprovados do Fies 2021, conte aqui nos comentários qual curso é a sua primeira opção.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!