Lista de aprovados do Sisu 2020: Descubra onde ver!

Saiba como acessar a relação dos aprovados no processo seletivo mais esperado do ano!

A primeira edição do Sisu 2020 já tem dia e hora para acontecer.

Daqui a pouco, milhões de brasileiros vão poder entrar na disputa por uma vaga em universidade pública usando apenas a nota obtida no Enem.

O processo dura alguns dias e exige bastante sangue frio de todos os participantes.

A lista de aprovados sai logo na sequência.

A seguir, descubra onde ver se você conseguiu a vaga no curso desejado!

Quando acontece o Sisu 2020

A primeira edição do Sisu 2020 está marcada para começar no dia 21 de janeiro. A seleção se estende por quatro dias, terminando 24 de janeiro.

Durante esse período, os participantes que fizeram o Enem 2019 e tiraram nota acima de zero na redação poderão se inscrever, escolhendo dois cursos entre as opções disponíveis.

No decorrer da seleção, as notas mínimas para entrar em cada curso podem mudar conforme novas pessoas vão entrando na disputa. Para garantir vaga, é fundamental estar atento a essas flutuações e mudar de opção se for preciso.

Tudo acontece no site oficial do Sisu.

Para a primeira edição do Sisu são estimadas cerca de 240 mil vagas em cursos presenciais por todo o país.

Descubra onde ver a lista de aprovados do Sisu 2020

Os resultados da primeira edição do Sisu 2020 vão sair no dia 28 de janeiro.

A partir dessa data, os candidatos que participaram da seleção regular podem acessar o site oficial do Sisu e finalmente descobrir se conseguiram ou não a vaga no curso escolhido, na primeira ou na segunda opção.

No Sisu não existe um listão de aprovados, como acontece com as universidades que ainda aplicam o vestibular tradicional. Os candidatos só conseguem verificar o próprio desempenho.

Depois que saem os resultados, é preciso redobrar a atenção. As universidades participantes do Sisu estabelecem um prazo de alguns dias para que o aprovado leve a documentação solicitada e efetue a matrícula. Caso contrário, a vaga será aberta novamente e direcionada a um outro participante.

O que fazer se você não passar no Sisu 2020

Se o seu nome não aparecer entre os aprovados do Sisu, saiba que o programa oferece uma segunda chance aos candidatos.

Isso é possível por meio da lista de espera.

No dia seguinte à divulgação dos resultados, ou seja, 29 de janeiro, o Sisu já começa receber as inscrições dos interessados entrar na lista.

Para isso, é necessário acessar o site oficial e manifestar interesse em participar. No entanto, só pode entrar na lista quem não foi aprovado em qualquer uma das opções de curso (primeira ou segunda).

A inscrição na lista de espera segue até o dia 4 de fevereiro. As convocações começam a partir do dia 7 de fevereiro e podem se estender até o dia 30 de abril (pode acreditar!).

Importante observar que as convocações são feitas pelas próprias instituições de ensino participantes, ou seja: não tem como saber do resultado no meio do site do Sisu, como na primeira chamada. É recomendável ficar em contato constante com a universidade, verificando frequentemente o site oficial, as redes sociais, e até mesmo os cartazes afixados nos corredores.

Caso seja convocado, o candidato terá um prazo para levar os documentos até a universidade e efetuar a matrícula.

Outras formas de entrar na faculdade em 2020 usando a nota do Enem

Logo depois do encerramento do Sisu, começam as seleções do ProUni 2020, voltado a quem pretende fazer uma faculdade particular com bolsa de estudos.

Para participar é preciso ter feito o Enem 2019 e atender aos critérios de desempenho no exame, formação escolar e renda determinados pelo MEC. A seleção começa logo após a divulgação dos resultados do Sisu 2020.

Na sequência vem o FIES 2020, para quem busca financiamento estudantil a juros baixos e um prazo longo para pagar a dívida.

Para participar é obrigatório ter obtido pelo menos 450 pontos e nota acima de zero em qualquer edição do Enem a partir de 2010. O programa também tem critério de renda familiar mensal, que deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa. São distribuídos financiamentos em cursos de todas as áreas de conhecimento, sempre na modalidade presencial.

Além dessas opções, quem fez o Enem ainda pode tentar entrar numa faculdade particular por meio do ingresso direto, um sistema que distribui vagas sem vestibular. Basta apresentar pontuação compatível com o que a faculdade pede e correr para fazer a matrícula!

Faculdade onde você pode estudar com o Enem

Quando você se inscrever no Sisu 2020 vai ver que por lá há mais de uma centena de instituições públicas de ensino superior.

Pode parecer bastante, mas esse número é pequeno perto das faculdades particulares que participam do ProUni, do FIES e do ingresso direto. São milhares delas por todo Brasil!

O ideal é sempre procurar uma instituição de ensino com qualidade reconhecida pelo MEC, como as que listamos abaixo:

Veja também:

Notas de corte Sisu 2020 por curso e algumas universidades

Na expectativa pelo resultado do Sisu 2020? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin