Saiba como ver a lista de aprovados do Sisu 2021

Descubra como acessar a lista de aprovados do Sisu e dar os primeiros passos rumo à matrícula no curso dos seus sonhos!

A primeira edição do Sistema de Seleção vem aí e com ele a ansiedade dos candidatos para encontrar seus nomes na lista de aprovados do Sisu 2021.

Geralmente, o Sisu abre suas inscrições no final do mês de janeiro. No entanto, com o adiamento do Enem 2020 em consequência da pandemia do coronavírus, o processo seletivo abrirá as portas para as universidades públicas brasileiras apenas após a liberação das notas do Enem, em 29 de março de 2021.

Apesar de faltar ainda algum tempo, é bom se preparar desde já para encarar o processo seletivo. O Sisu dura apenas alguns dias, mas acompanhar a variação das notas de corte e esperar pela lista de aprovados exige dos participantes um pouco de sangue frio.

Quer descobrir como acessar a lista de aprovados do Sisu 2021 com tranquilidade? Veja a seguir e descubra se foi classificado para a tão sonhada vaga no curso desejado!

Qual a previsão de abertura do período de inscrições do Sisu 2021?

O Sisu 2021 ainda não teve a data do período de inscrições divulgada no Edital, entretanto, o Ministério da Educação anunciou que o período de abertura do processo seletivo está previsto para abril, após a liberação do resultado oficial do Enem 2020.

Muito em breve milhões de candidatos entrarão na disputa por uma vaga em universidades municipais, estaduais e federais utilizando a nota do Enem 2020. Isto significa que, para não perder a chance de ver seu nome na lista de aprovados do Sisu 2021, é importante estar atento à divulgação das datas no portal do processo seletivo (https://sisu.mec.gov.br/).

Quantas vagas serão disponibilizadas no Sisu 2021?

Devido às inúmeras mudanças no calendário acadêmico, algumas universidades optaram por não utilizar o Sisu como meio de seleção em 2021, enquanto outras – que não conseguiram realizar vestibular próprio -, passaram a integrar o programa. Por isso, para o primeiro semestre de 2021 o Inep não divulgou o número exato de vagas disponibilizadas.

Normalmente o programa disponibiliza cerca de 230 mil vagas por semestre para cursos presenciais e a distância em faculdades de todo o Brasil. O número de candidatos costuma ser bem superior à oferta das vagas, o que torna o Sisu um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil. No entanto, o programa conta com uma lista de espera que pode garantir acesso a algumas vagas remanescentes.

Como ver a lista de aprovados do Sisu 2021?

Assim que o período de inscrição for encerrado, os candidatos deverão entrar no portal para saber se seus nomes estão ou não na lista de aprovados do Sisu 2021. Ao contrário do que muitos pensam, o Sisu não disponibiliza um listão, como os demais vestibulares tradicionais.

Em um primeiro momento só é possível analisar o próprio desempenho, por meio da área restrita do aluno. Para entrar no portal, basta:

E pronto! Assim que você entrar na área do aluno poderá ver para qual das duas opções de curso foi selecionado na chamada regular, além de conferir também sua posição em relação aos demais candidatos.

Com a classificação em mãos, basta procurar a instituição no período de matrícula com toda a documentação requerida para garantir a vaga. Caso o candidato não compareça no prazo, a vaga será reaberta para os candidatos à lista de espera.

O que fazer caso não entre na lista de aprovados do Sisu 2021?

Caso seu nome não seja selecionado de primeira para uma das universidades no Sisu 2021, existe ainda uma segunda opção: a lista de espera. Para concorrer a uma vaga nesta modalidade, é preciso manifestar seu interesse em fazer parte da lista de espera no dia seguinte à divulgação dos resultados da chamada regular.

E, então, é só esperar e se manter informado, não só no site do Sisu, mas também da universidade escolhida. Como a lista de espera é de responsabilidade das universidades, o período de seleção da lista de espera pode se estender por bastante tempo.

Portanto, caso seu nome demore a ser chamado, não perca as esperanças! Em pouco tempo seu nome pode aparecer na lista de aprovados do Sisu 2021.

Quais as outras formas de entrar na faculdade em 2021?

Caso seu nome não seja selecionado na chamada regular e você não queira aguardar pela lista de espera do Sisu 2021, existem ainda três outras oportunidades de começar a estudar neste semestre.

Programa Universidade Para Todos (Prouni)

Apesar de ter realizado uma seleção em janeiro, o Prouni abrirá uma nova oportunidade, a fim de contemplar os candidatos do Enem 2020. As datas, assim como o edital da segunda edição do Prouni, ainda não foram divulgadas, mas tudo indica que o processo seletivo será aberto em abril.

Para participar, basta ter atingido nota superior a 450 na prova e não ter zerado a redação. O Prouni conta ainda com alguns critérios socioeconômicos que permitem a participação de alunos inseridos em grupos familiares com até três salários mínimos por pessoa, para bolsas parciais e de até um salário mínimo e meio por pessoa, para bolsas integrais.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies também abrirá uma nova seleção após o resultado do Enem 2020. Para quem deseja financiar os estudos em faculdades particulares, pagando pelo curso apenas após a formatura e com juros baixos, esta é uma ótima oportunidade.

É obrigatório ter obtido ao menos 450 pontos na média geral da prova, e a nota da redação também deve ser superior a zero. O programa conta com financiamentos a baixos juros para candidatos inseridos em grupos familiares com até cinco salários mínimos por pessoa, e juros zero para até três salários mínimos por pessoa.

Ingresso direto

Além dessas opções, existe o ingresso direto. Esta modalidade não depende do governo, portanto você encontrará muito mais opções e muito menos burocracia ao tentar se matricular.

Basta apresentar a nota obtida no Enem 2020 diretamente na universidade privada escolhida e conferir se ela aceita inscrição por meio do ingresso. Se sua pontuação for correspondente aos critérios estipulados pela instituição, é só levar a documentação e realizar a matrícula.

Caso você ainda não conheça uma instituição que aceite a modalidade, separamos aqui algumas universidades de qualidade, reconhecidas pelo MEC e que aceitam o ingresso direto. Confira:

Veja também: Saiba como funciona a lista de espera do Sisu

E então, está pronto para checar se seu nome está na lista de aprovados do Sisu 2021? Conte para a gente nos comentários! 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!