dcsimg

Descubra quais as melhores faculdades EAD de 2018

Escolher onde estudar pode ser mais difícil do que a escolha do curso. Por isso, organizamos algumas dicas que vão facilitar sua decisão!

A modalidade de ensino a distância segue em crescimento, alcançando cada vez mais alunos e preparando profissionais para atuar no mercado. Oferecendo as mesmas disciplinas dos cursos presenciais e disponibilizando o acesso a materiais de estudo e o contato com profissionais preparados para atender aos alunos, os cursos EAD têm ganhado atenção também por sua qualidade.

No Brasil, essa já é a realidade das principais instituições de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) é o órgão governamental responsável pela garantia da qualidade dos cursos, presenciais e a distância. Ele determina quais as habilidades, conteúdos e infraestrutura são necessárias para casa curso, e avalia a qualidade das instituições em todo o território nacional.

Conheça indicações das melhores faculdades EAD em 2018, com reconhecimento do MEC!

A avaliação e reconhecimento pelo Ministério de Educação

O MEC é responsável pela regulamentação e fiscalização das instituições de ensino do país, bem como de todos os cursos disponíveis, sejam presenciais ou a distância.

Entenda mais sobre os critérios de avaliação usados pelo MEC:

Conceito Institucional (CI) – É a avaliação do espaço físico da faculdade e também infraestrutura, políticas internas, métodos de ensino e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Índice Geral de Curso (IGC)  – É a verificação de qualidade de cada curso oferecido. O CPC (Conceito Preliminar de Curso) e avaliação do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) são aferidas anualmente para este critério por meio do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Veja quais instituições ganharam destaque na pontuação do MEC em 2018:

Nota máxima (5) nos conceitos CI e IGC:

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Notas 4 e 5 nos conceitos CI e IGC:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais

Notas positivas (3 ou mais) nos conceitos CI e IGC:

Como funciona a avaliação dos cursos EAD?

Além dos critérios já citados, o Ministério da Educação também busca avaliar os cursos oferecidos, e não apenas a instituição. Entender como funciona esse tipo de avaliação dá mais segurança no momento de escolher a faculdade EAD onde estudar. Veja quais são os pontos avaliados:

  • Conceito do Curso (CC): A equipe presencial do Ministério avalia o curso segundo quatro pilares: pedagógica, corpo docente, infraestrutura e cumprimento dos requisitos normativos.  
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): O exame, realizado de 3 em 3 anos, avalia alunos de todos os períodos da graduação. A prova avalia habilidades trabalhadas no curso.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): Este critério avalia professores e recursos didático-pedagógicos oferecidos no curso, e leva em consideração, ainda, o desempenho dos alunos por meio do Enade.

Para saber se o curso pelo qual você tem interesse está bem avaliado, acesse o site e-MEC. Veja o passo a passo:

  • Indique seu estado,
  • Selecione a opção “a distância”,
  • Escolha o curso e instituição que deseja verificar,
  • Clique em “Pesquisar”.

O MEC informará, em seguida, quais são os cursos que atendem à classificação exigida.

Se no resultado de sua busca não aparecer nada, pode ser que o curso pesquisado ainda não tenha passado por uma avaliação do Ministério de Educação.

Onde encontrar as melhores faculdades EAD 2018

Quando se fala em EAD, algumas instituições ganham destaque no Brasil. Entre elas estão:

Essas faculdades oferecem a seus estudante o mesmo diploma e conteúdo encontrado nos cursos presenciais.

Com uso de uma plataforma de ensino virtual, as aulas são realizadas em ambiente online, com suporte de tutores a distância. Além disso, fóruns e oficinas de apoio para aprendizagem são disponibilizados ao aluno, ajudando-o a encarar os estudos, sem falar na revisão dos conteúdos.

O aprendizado individual é avaliado com atividades didáticas e interativas. O aluno termina seu curso capacitado para o mercado de trabalho, e ainda mais independente e capaz de gerenciar seu tempo.

Acompanhe também:

Conheça o curso de Nutrição a distância e veja onde fazer

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Agronômica

Veja se existe faculdade de Direito a distância

Agora que conhece melhor como funciona uma faculdade EAD e como encontrar um curso e instituição de qualidade, escolher a melhor faculdade EAD vai ser fácil! Conte nos comentários qual curso você deseja fazer.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin