O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa que já ajudou muita gente a bancar uma faculdade, segue a todo vapor em 2018: estão previstas 310 mil vagas, divididas entre as duas edições do ano.
Essa iniciativa do governo federal, no entanto, passou por uma reformulação recentemente. Algumas coisas mudaram, principalmente nos juros e nos tipos de contrato.
Criamos o guia a seguir para explicar tudo sobre o FIES 2018, tintim por tintim! Vamos falar sobre os novos critérios para se candidatar, como se inscrever, qual o período de inscrições em 2018 e ainda dar exemplos de boas faculdades que participam do programa. Confira!
Requisitos para participar do FIES 2018
Já faz um tempo que o FIES exige que o candidato se encaixe em determinados critérios de desempenho na prova do Enem e de renda familiar para se inscrever. Isso continua válido para o FIES 2018 ? o que muda é que o teto da renda familiar aumentou.
Antes, a renda familiar bruta mensal devia ser de até três salários mínimos por pessoa. Agora, o FIES 2018 permite renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
A outra exigência do programa, de desempenho no Enem, continua a mesma. Para se inscrever é obrigatório apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação.
Quando começam as inscrições para o FIES 2018?
O período exato das inscrições para o FIES 2018 ainda não foi divulgado pelo MEC.
No entanto, com base nos programas anteriores já podemos adiantar que a primeira edição deve ocorrer entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2018 e a segunda edição deve acontecer entre o final de julho e o início de agosto.
As inscrições para o FIES costumam acontecer depois dos processos seletivos do Sisu e do ProUni e antes do início das aulas de cada semestre.
Fique tranquilo! Quando tivermos as datas exatas, vamos colocar a informação aqui.
O que muda com o FIES 2018?
As principais mudanças do FIES em 2018 são:
- Limite de renda para participar do processo seletivo
- Tipos de contrato com taxas de juros diferentes
Sobre o limite de renda já falamos no item ?Requisitos para participar do FIES 2018?. Veja a seguir mais informações sobre os tipos de contrato.
Quais são os tipos de contrato do FIES 2018?
A partir de 2018 o FIES passa a trabalhar com três tipos de contrato, que dependem do perfil do estudante. Confira-os a seguir:
Contrato 1
- Voltado a quem possui renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
- Não cobrará juros, apenas a correção da inflação.
- Serão criadas 100 mil vagas desse tipo em 2018.
Contrato 2
- Voltado a quem possui renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa e mora nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país.
- A taxa de juros será de 3% ao ano.
- Essa opção oferecerá 150 mil vagas em 2018.
Contrato 3
- Voltado a quem possui renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.
- A taxa de juros ainda não foi definida.
- Serão criadas 60 mil vagas em 2018.
Como se inscrever no FIES 2018
O processo de inscrição do FIES não mudou. No FIES 2018, a participação no processo seletivo continua gratuita e só pode ser feita pelo site oficial do programa. Quer saber como faz?
Basta acessar o site oficial do FIES Seleção, inserir CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.
O sistema enviará um link para o e-mail informado. Você deverá clicar nele para ativar seu cadastro.
O próximo passo é preencher todas as informações solicitadas na tela.
Depois, você deve selecionar o curso que deseja financiar. Não se esqueça de selecionar também a faculdade, o campus (se for o caso) e o turno. O último passo é salvar as informações e pronto!
As inscrições para o FIES vão abrir na manhã de uma terça-feira e se encerrarão às 23h59 da sexta-feira da mesma semana. Nossa dica? Não deixe para a última hora para se inscrever!
Como todo o processo é online e o site receberá muitos acessos em um curto espaço de tempo, existe a possibilidade de o portal ficar lento. Imagina se você deixa para a última hora e perde a oportunidade de fazer a inscrição? Aí, só no próximo semestre, pois o FIES não prorroga o prazo de jeito nenhum! Melhor não contar com a sorte, não é mesmo?
Faculdades que participam do FIES
Estudar em uma faculdade que participa do FIES significa que você vai fazer um curso reconhecido e bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).
Se você ainda está em dúvida sobre qual faculdade cursar, dê uma olhada nestas boas instituições que sempre participam do programa:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Vai se candidatar ao FIES em 2018? Já sabe qual curso pretende financiar? Conte para a gente aqui nos comentários!