dcsimg

Descubra todas as informações sobre o ProUni 2019

O ProUni 2019 está chegando, então saiba tudo para se inscrever nesse programa que é tão concorrido!

Sonha em fazer um curso superior, mas não tem grana para pagar uma faculdade? Então o ProUni é uma das soluções que você têm para que esse sonho se realize.

O Programa Universidade para Todos acontece duas vezes ao ano e apesar da alta  concorrência, as chances de conseguir uma bolsa de estudos são grandes.

Fizemos esse artigo especialmente para você que sonha com uma bolsa no ProUni 2019, então venha com a gente!

Inscrições para o ProUni 2019

As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes ao ano, no primeiro semestre de 2019 elas estão previstas para acontecer de 29/01 a 01/02. No segundo semestre as inscrições devem ocorrer no mês de junho.

Quem pode se inscrever no ProUni 2019

Antes de qualquer coisa, é necessário lembrar que o ProUni possui muitos requisitos e todas as informações colocadas no ato da inscrição terão que ser comprovadas, através de documentos na matrícula. Caso o estudante não comprove alguma informação, ele perderá  sua bolsa, então muita atenção na hora de se inscrever.

A primeira exigência para se inscrever é ter feito o último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Se fez o Enem, agora você terá que saber em qual bolsa deseja concorrer, de acordo com a sua renda, veja:

  • Bolsas integrais (100%) é preciso que a renda familiar seja de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais (50%) é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

Pronto, agora o próximo passo é saber se você se enquadra em uma das exigências abaixo, pois só assim poderá concorrer a uma bolsa:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Importante saber que o estudante não pode ter concluído nenhum curso superior para concorrer a uma vaga do ProUni.

Conseguiu se inscrever? Então agora é só aguardar o resultado!

Resultado do ProUni 2019

O resultado para o primeiro ProUni de 2019, está previsto para 04 de fevereiro. O candidato terá que comprovar as informações colocadas na inscrição do dia 04 a 12 de fevereiro.

A segunda chamada acontece logo após o prazo de comprovação de documentos, no dia 18 de fevereiro, e os estudantes terão que comparecer do dia 18 a 25 para levar a sua documentação para a faculdade.

Cursos que terão bolsas no ProUni 2019

No ProUni 2019 é visto diversos tipos de cursos, daqueles mais concorridos até aqueles que quase não possuem concorrência assim.

Desses cursos, os que mais se destacam e possuem diversas bolsas parciais e integrais são:

  • Administração
  • Direito
  • Pedagogia
  • Engenharia Civil
  • Ciências Contábeis
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Fisioterapia
  • Serviço Social

Bolsas remanescentes ProUni 2019

Para quem não conseguir uma bolsa na primeira seleção do ProUni 2019, existe uma segunda chance que são as bolsas remanescentes.

A boa notícia é que aqueles estudantes que já estão matriculados em alguma faculdade participante, podem tentar conseguir uma bolsa parcial ou integral para continuar os seus estudos.

Para se inscrever nesta seleção é necessário atender uma das exigências abaixo:

  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, o candidato deve estar em busca de uma bolsa para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
  • Não ter sido aprovado em processo seletivo regular anterior do ProUni.
  • Não ter sido aprovado em processo anterior de bolsas remanescentes do Prouni.

Essas bolsas estão disponíveis após a finalização do processo de segunda chamada do programa.

Faculdades que participam do ProUni 2019

É bom saber que todas as faculdades que dispõe de bolsas no ProUni, são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e possuem excelência em seus cursos.

Para te da uma ajudinha, separamos algumas faculdades que além de participarem do ProUni, com bolsas parciais e integrais, elas dispõem de outros tipos de bolsas e financiamentos sem burocracia, para aqueles que não conseguiram pelo ProUni, ou não pôde se inscrever, veja:

Veja também:

Descubra tudo sobre os cursos da Anhanguera

Faculdades que aceitam o Enem

Vai se inscrever no ProUni 2019? Então conte pra gente aqui nos comentários qual será o curso escolhido!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin