Conheça todas as datas do Prouni 2021.2

As datas do Prouni 2021.2 são muito importantes para aqueles que têm vontade de ingressar em um curso superior através deste programa. O Prouni (Programa Universidade para Todos) disponibiliza vagas em universidades particulares com bolsa total ou parcial de estudos, em cursos presenciais ou a distância.

Para concorrer a uma vaga por meio do Prouni, é preciso ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), afinal, é através da pontuação obtida neste exame que o aluno consegue concorrer a uma vaga pelo Prouni.

O Prouni acontece duas vezes ao ano. A primeira vez ao início do primeiro semestre e a segunda ou meio do ano, que é o que conhecemos como Prouni 2021.2.

Quando é o Prouni 2021.2?

Para fazer parte da seletiva por meio do Poruni 2021.2, é super importante ter as principais datas do programa anotadas! Já coloca um lembrete no celular ou na agenda para não perder os prazos, tá bom? Pois perder estas datas pode te desclassificar do processo – e aí, só ano que vem! Dá só uma olhadinha:

Datas importantes do Prouni 2021.2

Se você quer realizar o ProUni no segundo semestre de 2021, veja as principais datas deste processo seletivo e não perca nenhum prazo:

  • Inscrições: 13 a 16 de julho 
  • Resultado (1ªchamada): 20 de julho 
  • Matrícula: 20 a 28 de julho
  • Segunda chamada: 03 de agosto
  • Matrícula da segunda chamada: 03 a 11 de agosto
  • Lista de espera: 17 e 18 de agosto  
  • Divulgação da lista de espera: 20 de agosto
  • Matrícula: 23 a 27 de agosto

Estas datas do Prouni 2021.2 são divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), responsável pela aplicação do ENEM e responsável por programas como o Prouni.

estudante-calendario-prouni-guia-da-carreira

Quem pode se inscrever no Prouni 2021.2? 

Em primeiro lugar, se você quer concorrer a uma vaga pelo Prouni 2021.2, é necessário que você tenha feito a prova do ENEM. Afinal, é com base na nota deste exame que você irá concorrer à uma bolsa parcial ou total de estudos em uma universidade particular.

No ENEM, é necessário ter feito mais do que 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a prova de redação.

Além disso, o candidato precisa corresponder a alguns critérios, afinal, o Prouni é um programa que busca abranger vestibulandos com situações socioeconômicas específicas. Veja a lista de critérios abaixo para saber se o seu perfil se encaixa no Prouni 2021.2:

Para se inscrever, é necessário cumprir uma das exigências abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso, não há necessidade de comprovar renda mínima).

Ah, tem mais um detalhe importante que você precisa saber antes de escolher qual modalidade quer concorrer no Prouni 2021.2: se você busca por uma bolsa integral de estudos, ou seja, 100% gratuita, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Agora, se você prefere uma bolsa de 50% (bolsa parcial), a sua renda familiar bruta per capita deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no Prouni 2021.2?

Agora que você já conhece as datas para o Prouni 2021.2 e também seus critérios – tanto pra concorrer quanto para solicitar uma bolsa – é interessante saber como dar o primeiro passo. Afinal, como faço para me candidatar a uma vaga através do Prouni 2021.2?

  • Acesse o site do ProUni.
  • Clique em “Fazer a inscrição”.
  • Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente.
  • Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas.
  • Verifique as informações preenchidas e confirme a inscrição.

Você pode mudar as opções de curso a qualquer momento, durante as inscrições, mas sempre indicamos que você não faça isso com tanta frequência, pois o site sempre é muito acessado e pode ocorrer algum erro durante a alteração por conta de instabilidades na plataforma.

Não consegui uma bolsa pelo Prouni 2021.2. E agora?

A nota do ENEM possibilita múltiplas escolhas para os vestibulandos. Por isso, quando você faz o Exame Nacional do Ensino Médio, você pode concorrer a vagas no Prouni, SISU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Financiamento Estudantil) ou ganhar aquela forcinha na hora de entrar em universidades particulares pelo Ingresso Direto. 

Que tal conhecer essas possibilidades mais a fundo? Vem com a gente!

SISU: o SISU se baseia na nota do ENEM para que os candidatos ingressem em universidades públicas. O funcionamento é bem parecido com o do Prouni, ou seja, você faz a prova do ENEM e em seguida se candidata para determinada vaga.

A possibilidade de entrar na faculdade e no curso que você escolheu vai depender da nota de corte. Portanto, se você tem vontade de iniciar um curso bastante concorrido, é preciso mandar bem na prova.

FIES: o FIES é o Financiamento Estudantil. E, como o próprio nome diz, esse programa serve para que o aluno consiga financiar o pagamento da sua graduação em uma instituição privada de ensino. É aquela “forcinha” que às vezes precisamos antes de começar uma carreira.

Para os dois programas citados acima, é primordial ter feito o ENEM e ter tirado pelo menos 450 pontos no exame, além de não ter zerado a redação.

Ingresso Direto: no ingresso direto não é preciso fazer vestibular ou processo seletivo para entrar em faculdades públicas. Além disso, também não é necessário ter nota mínima no ENEM.

Como funciona o Ingresso Direto com a nota do ENEM?

O ingresso direto aceita a sua nota de qualquer edição do Enem, desde 2010, e libera o resultado para o estudante em até 48 horas.  Para se inscrever nesta modalidade, é necessário encontrar uma faculdade que disponibilize vagas por meio deste sistema!

Dá só uma olhada em algumas opções de faculdades conceituadas, consolidadas e com cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e que oferecem cursos pelo Ingresso Direto na modalidade EAD (a distância):

Se você tem uma rotina corrida e precisa conciliar estudos e trabalho, além de economizar com deslocamento e alimentação, já sabe que cursos a distância são uma mão na roda. Afinal, o que importa é não desistir do sonho do diploma em curso superior, não é verdade?!

Agora, se você tem preferência por cursos a graduação de maneira presencial, ao vivo e em cores, talvez o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) seja uma boa alternativa para você!

E aí, agora que você já sabe as datas do Prouni 2021.2, como se inscrever e muito mais, fica mais fácil escolher um caminho para trilhar com a nota do ENEM, não é? Então conta pra gente aqui nos comentários o que você pretende cursar e qual instituição de ensino escolheu!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!