dcsimg

Saiba como funcionam as bolsas remanescentes do ProUni

As bolsas remanescentes são aquelas que ficaram sobrando após a seleção regular do ProUni e são disponibilizadas como mais uma oportunidade para o estudante conquistar uma bolsa de estudos e enfim conseguir iniciar o curso escolhido em instituição de ensino particular de qualidade!

Entenda tudo sobre as bolsas remanescentes!

Como funciona as bolsas remanescentes

Como explicamos anteriormente, essas são as bolsas que sobram após a seleção tradicional, muita vezes esso oferta ocorre por que o candidato que foi selecionado para ficar com a bolsa, não apareceu ou não conseguiu apresentar os documentos necessários para comprovar os dados informados no ato da inscrição.

Para participar das bolsas remanescentes é muito mais fácil, do que da seleção tradicional, pois o Ministério da Educação (MEC) quer que todas as vagas sejam preenchidas e deixa alguns dos requisitos de lado!

Esses são os requisitos para participar da seleção:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na Redação.
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos per capita.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral.
  • Não pode ter sido aprovado na seleção regular do ProUni

Para os professores da rede pública de ensino, que queiram fazer um outro curso de licenciatura, esses requisitos podem ser deixados de lado e apenas comprovar o vínculo com o cargo público.

Quem tem deficiência também pode participar do processo sem precisar obedecer nenhuma dos requisitos acima.

Outra grande novidade é que o candidato pode conseguir a bolsa já estudando, então se ele for matriculado em uma faculdade que esteja participando do processo, poderá estudar os semestres que faltam pagando a mensalidade com 50% de desconto ou sem pagar nada!

Inscrições para as bolsas remanescentes

Esse processo seletivo sempre ocorre após a seleção tradicional do ProUni, geralmente após dois meses, que é o tempo que as faculdades e o MEC tem de contabilizar as bolsas que sobraram.

Para os alunos que ainda não estão matriculados em uma faculdade, a seleção tem a duração média de 10 dias e para aqueles que já estão matriculados e querem uma bolsa de estudos, essa seleção costuma ter o tempo médio de 40 dias corridos.

Lembrando que toda a inscrição é feita no site do ProUni e após o candidato ser aprovado, ele terá que apresentar em até 48 horas, os documentos que comprovam os dados informados na inscrição.

Faculdades que participam do ProUni

No ProUni só participam as instituições que são reconhecidas pelo MEC  e isso é bom, pois sabe-se que as instituições que não são, acabam emitindo diplomas não válidos, impedindo que o estudante exerça a profissão.

Separamos algumas instituições que em todos os processos do ProUni oferece várias bolsas parciais e integrais, em diversos cursos, acompanhe:

Veja também:

ProUni vale para curso EAD?

Conte pra gente aqui nos comentários qual curso você quer concorrer no ProUni!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin