Descubra como entrar na Uninter pelo ProUni

Você está pensando em ingressar na Uninter pelo Prouni? Então, este artigo é para você! Aqui você sabe mais sobre a Uninter e como funciona o processo de ingresso pelo Prouni, confira!

Conheça mais a Uninter

O Centro Universitário Internacional (Uninter) existe desde 1996. A história da instituição começou com o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) em Curitiba, no Paraná.

Em 2000, o nome da instituição mudou para Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Anos mais tarde, em 2012, a Facinter se fundiu à Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec). A oficialização da fusão deu origem ao atual Centro Universitário Internacional.

Hoje, a Uninter tem mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. De acordo com a instituição, são mais de 500 mil alunos já formados nas áreas Humanas, Exatas e Biológicas.

A Uninter tem cinco campi na cidade de Curitiba e cerca de 800 polos de apoio ao ensino a distância pelo país. Sua estrutura conta com bibliotecas físicas e virtuais disponíveis aos alunos.

A instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2017, a Uninter recebeu nota máxima (5) no Conceito Institucional EaD. Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, a média ponderada da notas de todos os cursos da instituição, a faculdade obteve nota 4 (a nota máxima também é 5).

Além disso, a Uninter também já ganhou o Prêmio Top Educação 2017, como instituição de ensino de pós-graduação para docentes, e o Prêmio Santander 2015, como instituição privada com maior número de inscrições.

Como ingressar na Uninter?

Existem diversas formas de ingressar na Uninter: pelo vestibular da Uninter, diretamente com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos), pelos financiamentos Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), PraValer e Santander.

Vestibular da Uninter

O vestibular da Uninter pode ser feito no site da instituição de forma on-line. A prova cobra conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos. O candidato tem 1 hora para responder às questões e não há taxa de inscrição.

Nota do Enem

Também é possível se inscrever com o resultado da nota do Enem, sem passar por programas do governo. Para isso, é preciso ter feito uma das três últimas edições do exame e obtido, no mínimo, 200 pontos na prova.

A nota deve ser informada na momento da inscrição no site da Uninter. Não é preciso pagar taxa de inscrição nem realizar o vestibular novamente. O candidato será incluído na classificação do curso e, caso passe, poderá se matricular na faculdade.

Como entrar na Uninter pelo Prouni?

O Prouni é a oportunidade de muitos estudantes de baixa renda ingressarem no Ensino Superior. Ele é um programa do governo que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares.

As inscrições para o Prouni ocorrem no site do programa em data determinada em edital. Para se inscrever, os candidatos devem ter feito o último Enem e contemplar os seguintes requisitos:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em particular com bolsa integral;
  • Possuir alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Ter renda familiar bruta por pessoa menor que 3 salários mínimos (exceto para professores da rede pública);
  • Não ter diploma de Ensino Superior completo (exceto para professores da rede pública);
  • Ter tirado, no mínimo, 450 pontos no último Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem.

As bolsas integrais e parciais são distribuídas de acordo com o critério econômico. Os candidatos com renda renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem concorrer a bolsas de 100%. Já os estudantes com renda familiar maior que 1,5 salários mínimos e menor que 3 salários mínimos, são elegíveis às bolsas de 50%.

A classificação dos inscritos acontece de acordo com a nota média de cada candidato. São aprovados os que ficarem acima da nota de corte de cada curso, ou seja, acima da nota do último classificado. A nota de corte varia a cada ano. A média da nota de corte de todos os cursos da Uninter do último Prouni é de 550 pontos.

E se eu não passar no Prouni?

Infelizmente, muitas pessoas não conseguem bolsas pelo Prouni, pois existem vários pré-requisitos e a concorrência é grande. Mas, isso não é motivo para deixar de ingressar na faculdade.

Algumas instituições oferecem descontos ainda maiores com a nota do Enem do que o Prouni, sem precisar comprovar renda, fazer o vestibular novamente ou outras burocracias. Só é preciso se inscrever diretamente no site da faculdade. Se interessou? Confira faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem ótimos descontos:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin