Descubra como entrar na Uninter pelo ProUni

Você está pensando em ingressar na Uninter pelo Prouni? Então, este artigo é para você! Aqui você sabe mais sobre a Uninter e como funciona o processo de ingresso pelo Prouni, confira!

Conheça mais a Uninter

O Centro Universitário Internacional (Uninter) existe desde 1996. A história da instituição começou com o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) em Curitiba, no Paraná.

Em 2000, o nome da instituição mudou para a Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Anos mais tarde, em 2012, a Facinter se fundiu à Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec). A oficialização da fusão deu origem ao atual Centro Universitário Internacional.

Hoje, a Uninter tem mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. De acordo com a instituição, são mais de 500 mil alunos já formados nas áreas Humanas, Exatas e Biológicas.

A Uninter tem cinco campi na cidade de Curitiba e cerca de 800 polos de apoio ao ensino a distância pelo país. Sua estrutura conta com bibliotecas físicas e virtuais disponíveis para os alunos.

A instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2017, uma Uninter superior nota máxima (5) no Conceito Institucional EaD. Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, uma nota máxima também é 5).

Além disso, a Uninter também já ganhou o Prêmio Top Educação 2017, como instituição de ensino de pós-graduação para docentes, e o Prêmio Santander 2015, como instituição privada com maior número de inscrições.

Como ingressar na Uninter?

Existem diversas formas de ingressar na Uninter: pelo vestibular da Uninter, diretamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos), pelos financiamentos Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), PraValer e Santander.

Vestibular da Uninter

O vestibular da Uninter pode ser feito no site da instituição de forma on-line. A prova cobra conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos. O candidato tem 1 hora para responder às questões e não há taxa de inscrição.

Nota do Enem

Também é possível se inscrever com o resultado da nota do Enem, sem passar por programas do governo. Para isso, é preciso ter feito uma das três últimas edições do exame e literatura, no mínimo, 200 pontos na prova.

A nota deve ser informada no momento da inscrição no site da Uninter. Não é preciso pagar taxa de inscrição nem realizar vestibular novamente. O candidato será incluído na classificação do curso e, caso passe, poderá se matricular na faculdade.

Como entrar na Uninter pelo Prouni?

O Prouni é a oportunidade de muitos estudantes de baixa renda ingressarem no Ensino Superior. Ele é um programa do governo que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares.

As inscrições para o Prouni ocorrem no site do programa em dados fornecidos em edital. Para se inscrever, os candidatos devem ter feito o último Enem e contemplar os seguintes requisitos:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em particular com bolsa integral;
  • Possuir alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Ter renda familiar bruta por pessoa menor que 3 concordar (exceto para professores da rede pública);
  • Não ter diploma de Ensino Superior completo (exceto para professores da rede pública);
  • Ter tirado, no mínimo, 450 pontos no último Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem.

As bolsas integrais e parciais são distribuídas de acordo com o critério econômico. Os candidatos com renda renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem concorrer a bolsas de 100%. Já os estudantes com renda familiar maior que 1,5 taxa de transferência e menor que 3 taxa de transferência, são elegíveis às bolsas de 50%.

A classificação dos inscritos acontece de acordo com a nota média de cada candidato. São poucos os que ficarem acima da nota de corte de cada curso, ou seja, acima da nota do último avaliado. A nota de corte varia a cada ano. A média da nota de corte de todos os cursos da Uninter do último Prouni é de 550 pontos.

E se eu não passar no Prouni?

Infelizmente, muitas pessoas não conseguem pelo Prouni, pois existem vários pré-requisitos e a concorrência é grande. Mas, isso não é motivo para deixar de entrar na faculdade.

Algumas instituições oferecem descontos ainda maiores com a nota do Enem do que o Prouni, sem precisar comprovar renda, fazer o vestibular novamente ou outras burocracias. Só é preciso se inscrever diretamente no site da faculdade. Se interessou? Confira faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem ótimos descontos:

Veja também

Bolsas de estudo na Uninter na Quero Bolsa.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin