dcsimg

Descubra quando começam as aulas na faculdade em 2020

Veja quando se inicia o calendário acadêmico em 2020, conheça as modalidades de ensino oferecidas pelas faculdades e saiba onde estudar!

O início do ano letivo em 2020 está ficando cada vez mais próximo: neste segundo semestre de 2019, acontecem diversas provas de vestibular pelo país afora e as faculdades particulares começam a abrir os processos seletivos para o próximo ano.

Embora o calendário acadêmico oficial ainda não tenha sido divulgado pelas instituições de ensino privadas, já é possível ter uma ideia de quando começam as aulas na faculdade em 2020. Leia nosso artigo para saber como e programe-se!

Quando começam as aulas na faculdade em 2020

Como adiantamos, as faculdades particulares ainda não divulgaram os calendários oficiais de início do ano letivo. Porém, é comum que elas mantenham um cronograma regular, o que significa que, a partir de calendários anteriores, é possível estimar quando começarão as aulas em 2020. Entenda:

Primeiro semestre de 2020

Faculdades como a Anhanguera e a Pitágoras, por exemplo, iniciam o período letivo para veteranos na segunda semana de fevereiro. Para novos alunos, as aulas começam uma semana depois.

Portanto, as datas prováveis de início das aulas seriam nos dias 10 de fevereiro de 2020 e 17 de fevereiro de 2020, respectivamente.

Segundo semestre de 2020

O calendário acadêmico do segundo semestre tem princípio em agosto e segue o mesmo padrão anterior: para os veteranos, as aulas começam na segunda semana do mês. Já os calouros iniciam seus estudos na semana seguinte.

Assim, as datas prováveis de início das aulas seriam, respectivamente, nos dias 10 de agosto de 2020 e 17 de agosto de 2020.

Modalidades de ensino 

Atualmente, há três modalidades de ensino nos cursos superiores brasileiros: presencial, a distância e semipresencial. Saiba mais:

  • Presencial: se trata do modelo tradicional de ensino. O aluno comparece à faculdade diariamente para assistir às aulas em sala, interagindo com colegas de turma e professores pessoalmente.
  • A distância: na modalidade a distância, o estudante realiza o curso de maneira online, assistindo às aulas em ambiente virtual de ensino. Só é preciso comparecer à faculdade para a realização de provas e apresentação de trabalhos. É vantajoso para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades.
  • Semipresencial: esta é uma modalidade do ensino EAD que concilia as aulas online com atividades presenciais, adotada em cursos que exigem aulas práticas. É ideal para quem não pode comparecer à faculdade diariamente, mas não abre mão do convívio presencial.

Como se inscrever na faculdade para estudar em 2020

Embora o vestibular tradicional seja a maneira mais conhecida de entrar na faculdade, há também outras opções mais simples de ingressar no ensino superior. Confira as principais:

Vestibular tradicional

Ainda é um dos processos seletivos mais adotados pelas faculdades para ingresso no ensino superior.

Embora cada instituição tenha seu próprio modelo, o mais comum é composto de uma prova objetiva e uma prova de redação, ambas realizadas em uma data preestabelecida.

Algumas faculdades, como a Anhanguera, permitem que o aluno agende a prova na data de sua conveniência, dentro do calendário disponível.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que anualmente concede bolsas de estudos, parciais e integrais, para os alunos brasileiros.

A disputa é acirrada e o estudante deve atender aos requisitos exigidos pelo MEC para se candidatar uma vaga. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

Nota do Enem

Quem prestou o Enem a partir de 2010 pode entrar em algumas faculdades particulares utilizando a sua nota, sem necessidade de prestar vestibular.

Basta procurar a opção “Ingresso com a nota do Enem” durante a inscrição e informar a pontuação. Caso tenha alcançado a nota mínima exigida, basta se dirigir até a faculdade com a documentação necessária. Porém, esta opção costuma não ser válida para o curso de Medicina.

Reingresso e transferência externa

Pessoas que concluíram a graduação podem aproveitar o sistema de reingresso facilitado, oferecido pelas faculdades particulares, e ingressar em um novo curso sem prestar o vestibular.

Já quem está cursando uma graduação e deseja mudar de instituição pode solicitar um processo de transferência externa, que costuma ser bem simples.

Onde estudar em 2020

Agora que você já sabe quando começam as aulas na faculdade em 2020, conheça algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos na modalidade presencial e a distância.

Elas trabalham com vários sistemas de seleção, incluindo ingresso com a nota do Enem!

Confira:

As faculdades listadas acima também contam com benefícios como bolsas de estudos, descontos em mensalidades, convênios e financiamentos próprios sem burocracia. Entre no site da instituição desejada e saiba como se inscrever!

Veja também:

Veja quais são os cursos em alta em 2020

Conheça as melhores faculdades EAD para estudar em 2020

Pretende começar uma faculdade em 2020? Conta para a gente nos comentários que curso você quer fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin