Veja quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2021

A lista de espera do Sisu 20201 representa mais uma chance de conseguir vaga em universidade pública. Confira as datas agora mesmo!

É claro que todo mundo quer passar logo de primeira no Sisu, sem perrengue, mas a verdade é que o programa é concorridíssimo e nem sempre isso é possível.

Com a lista de espera, os candidatos que não conseguiram vaga na primeira chamada podem continuar na seleção.

É a melhor maneira de ampliar as chances de se dar bem e entrar na universidade ainda este ano.

A seguir, veja quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2021 e fique por dentro de todos os procedimentos para garantir o sucesso!

Sobre o Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, é o programa do governo federal que distribui vaga em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e nos institutos federais de educação.

Todos os anos são distribuídas mais de 200 mil vagas em cursos de todas as áreas. Recentemente, o programa passou a oferecer também a oportunidade de entrar em cursos a distância, o que amplia ainda mais a oferta.

Só que em 2021 o Sisu foi adiado por causa da pandemia de covid-19. A seleção, que normalmente acontece na segunda quinzena de janeiro, foi postergada para o final de março ou início de abril de 2021. As datas exatas ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O adiamento aconteceu para que os candidatos do Enem 2020 possam participar do programa. O Enem 2020, como se sabe, teve suas provas transferidas para janeiro de 2021.

Quando as inscrições para o Sisu abrirem, qualquer candidato que fez o Enem 2020 e tirou nota acima de zero na redação pode entrar na corrida por uma vaga.

O sistema permite escolher dois cursos (a primeira e a segunda opção) e mudar de ideia quantas vezes quiser durante o período em que as inscrições estiverem abertas. Esse período dura cerca de uma semana. Leva a vaga quem tiver as maiores notas dentro da categoria de concorrência escolhida: geral ou cotas.

Os resultados do Sisu não demoram a sair. Normalmente a divulgação é feita na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições (que acontece numa sexta-feira).

Para saber se passou, o candidato precisa acessar o site oficial do Sisu, informar CPF e senha.

Caso tenha conseguido a vaga, ele terá o prazo de alguns dias para levar a documentação exigida à secretaria da universidade escolhida.

Caso o nome não apareça entre os convocados na primeira chamada, ainda tem a lista de espera. Saiba como funciona a seguir.

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2021

A lista de espera do Sisu costuma receber inscrições poucos dias após a divulgação dos resultados. Em 2021, ela deve abrir na primeira ou segunda semana de abril.

Podem participar dela apenas os candidatos que se inscreveram na seleção regular e não tiverem sido aprovados em nenhum dos dois cursos escolhidos.

A lista não é automática: é preciso entrar no sistema e manifestar interesse em participar. Mas atenção: só é possível escolher entre a primeira e a segunda opção de curso que ficaram gravadas por último no sistema, não dá para tentar mudar de ideia agora.

O funcionamento da lista é diferente do resultado da seleção regular. Isso porque a chamada é feita aos poucos, conforme as vagas não preenchidas vão voltando à disputa. O processo é feito pelas próprias instituições, por isso é preciso prestar muita atenção. A divulgação ocorre no site das universidades e às vezes os escolhidos são notificados por e-mail.

É preciso acompanhar de essas convocações nas semanas seguintes à divulgação dos resultados do Sisu 2020. A lista também leva em conta as notas do Enem como critério de escolha.

Caso seja convocado, o candidato terá pouquíssimos dias para apresentar a documentação solicitada e garantir a vaga. Se perder as datas, a vaga vai para o próximo da lista.

Esse processo se estende por semanas a fio. Em 2021, é provável que haja candidato sendo convocado até o final de maio!

Como se dar bem na seleção do Sisu 2021

A melhor forma de se dar bem num processo seletivo tão concorrido quanto o Sisu é chegar nele com uma bela nota no Enem.

Mas nem sempre é preciso ter uma pontuação nas alturas para conseguir vaga.

Há muitos cursos em que dá para entrar com notas na faixa de 550 a 650 pontos – entre eles, diversas licenciaturas, alguns tecnólogos, bacharelados menos procurados e cursos a distância.

O segredo é se dedicar pra valer durante o período das inscrições, procurar cursos que comportem sua nota e mudar de opção sempre que a nota de corte subir. Dá para mudar de opção quantas vezes for necessário até as 23h59 do último dia de inscrições.

E se não passar na lista de espera do Sisu 2021?

Uma das vantagens de fazer o Enem é que há sempre uma forma de conseguir entrar na faculdade com a nota dessa prova.

Se não rolar de passar no Sisu 2021, ainda tem o ProUni, para quem está a fim de uma bolsa de estudos em faculdade privada, e o FIES, para quem busca crédito estudantil para fazer um curso superior.

Fora isso, estará rolando o ingresso direto, o jeito mais fácil de entrar na faculdade. Quem pretende estudar numa faculdade privada só precisa informar a nota obtida em qualquer Enem a partir de 2010 e garantir direito à matrícula. Na maioria dos cursos, o único requisito é ter nota acima de zero na redação.

A grande vantagem desses processos seletivos é a gigantesca diversidade de faculdades e graduações disponíveis.

Assim fica fácil entrar em boas instituições sem passar apuros. Conheça algumas faculdades que participam do ProUni, do FIES e oferecem o sistema de ingresso direto:

Veja também:

Confira a tabela de pontos do Enem 2021 para cada curso

E aí, como você está se preparando para o Sisu 2021? Em qual curso quer disputar vaga? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!