dcsimg

Descubra quando sai o resultado do Encceja 2019

Entenda como será divulgado o resultado do Encceja 2019 e saiba como continuar os estudos após conseguir seu certificado.

O número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem crescido ano a ano.

Em 2019, 2,9 milhões de pessoas se cadastraram para fazer o exame, voltado a jovens e adultos que não terminaram os estudos de ensino fundamental ou médio na idade esperada. 

O número de inscritos em 2019 é 75% maior do que o registrado em 2018, quando 1,7 milhão de estudantes se inscreveram no exame.

Os candidatos que forem aprovados em todas as disciplinas do exame receberão um certificado e poderão seguir seus estudos na etapa seguinte.

Se você se inscreveu no Encceja 2019, preste atenção às datas importantes. Neste ano, a prova será no dia 25 de agosto, um domingo. 

Quando sai o resultado

A data de divulgação dos resultados do Encceja 2019 será informada mais tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. 

Se o Encceja 2019 seguir o padrão do calendário das edições anteriores, o resultado será divulgado três meses após a realização do exame. Portanto, as notas dos participantes de 2019 devem ser publicadas em meados de novembro.

Já o gabarito sairá em até 10 dias úteis após o exame. Como as provas acontecem em 25 de agosto, o gabarito deve sair até o dia 6 de setembro.

Como acessar o resultado do Encceja 2019

Os resultados do Encceja serão divulgados na internet, no portal do Inep. Lá, o inscrito pode visualizar informações gerais sobre o exame e acessar seu cartão de confirmação da inscrição, dentro de sua “Página do Participante”. Entre outros dados, o cartão informa o local de prova do Encceja 2019 para cada participante.

Veja como acessar a Página do Participante e seu cartão de confirmação:

  • Acesse o portal do Inep e clique no link do Encceja que aparece na página inicial.
  • Dentro do site do Encceja, clique em “Página do Participante”.
  • Informe seu CPF, digite sua senha, selecione a figura de teste indicada e clique em “Enviar”.
  • Na tela seguinte, você terá acesso ao seu cartão e às informações sobre sua inscrição. É ali que você verá seu resultado quando ele for publicado.

Lembre-se de que, para ser aprovado no Encceja e conseguir o certificado de ensino fundamental ou médio, é preciso obter 100 pontos ou mais (de um máximo de 180) em cada uma das provas que compõem o exame e tirar pelo menos 5 na redação.

Tipos de certificação do Encceja

Mas saiba que, mesmo não sendo aprovado em todas as provas do Encceja, é possível aproveitar seu resultado para o exame do ano que vem. Isso porque a prova pode emitir dois tipos de documentos, de acordo com seu desempenho:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio: certificado emitido para o participante que for aprovado nas quatro provas objetivas e na redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: emitida para o participante que for aprovado em uma ou mais das quatro provas, mas não em todas elas.

Quem obtiver a Declaração Parcial de Proficiência será considerado aprovado somente nas disciplinas em que conseguiu a nota mínima.

Na próxima edição do Encceja, esse candidato poderá fazer novamente as provas em que foi reprovado.

Por fim, quando ele conseguir a aprovação em todas as avaliações, receberá o certificado de conclusão completo.

Como obter o certificado

Embora o Inep aplique e corrija as provas do Encceja, não é ele que emite os certificados nem as declarações parciais de proficiência.

Os órgãos responsáveis por essa emissão são  as secretarias estaduais de educação e os institutos federais de educação parceiros do Inep.

Ao efetuar a inscrição no Encceja, o candidato escolhe em qual instituição certificadora ele prefere solicitar o certificado ou a declaração após a publicação dos resultados.

Os prazos e burocracias podem variar de uma instituição para outra.

Para obter o certificado ou a declaração, o candidato deve comparecer à instituição certificadora que ele escolheu e apresentar os seguintes documentos:

  • CPF (original e cópia).
  • Carteira de identidade (original e cópia).
  • Boletim impresso com o resultado, que estará disponível na página do participante dentro do portal do Inep.

Pronto! Com seu certificado em mãos, você poderá prosseguir seus estudos.

O que fazer com o resultado do Encceja 2019

Se você conseguir o certificado do ensino fundamental, poderá fazer o ensino médio ou um curso técnico.

Quem conseguir o certificado do ensino médio estará habilitado para disputar uma vaga em universidades e conseguir um diploma de graduação.

Com a aprovação no Encceja para o ensino médio, você poderá fazer a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, dependendo do resultado, disputar uma vaga em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mas você sabia que, se for aprovado no Encceja, é possível já se matricular em uma boa faculdade? Existem universidades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) com sistemas próprios de bolsas e descontos, que não dependem do Enem.

Preparamos uma lista de instituições particulares bem avaliadas que, além de cobrarem mensalidades em conta, oferecem bolsas de estudos em várias modalidades:

Entre em contato com a instituição de seu interesse para saber mais sobre os cursos disponíveis, as formas de ingresso e como se cadastrar em programas de bolsas e incentivo.

Leia também:

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Conheça opções de cursos online gratuitos com certificado

Você vai fazer o Encceja? O que pretende fazer depois que conseguir o certificado? Conte para a gente nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin