Saiba quando sai o resultado do Fies 2021

Descubra quando consultar o resultado do Fies 2021 e não perca a chance de ingressar no Ensino Superior!

Como de costume em todo início de ano, os candidatos ao Enem ficam ansiosos para saber quando sai o resultado do Fies 2021, Prouni e Sisu; e descobrir se finalmente conquistaram a tão sonhada vaga na faculdade.

Na atual seleção do Fies, o governo disponibilizou 93 mil vagas nas mais diversas faculdades privadas espalhadas por todo o país. Chances de sobra para quem está focado em conquistar um diploma de Ensino Superior, não é mesmo?

Mas devido a concorrência, é preciso ficar de olho no cronograma para não esquecer as datas e acabar perdendo a vaga! E, então, quer saber quando sai o resultado do Fies 2021? Continue lendo este artigo para descobrir e aproveite para conhecer algumas alternativas onde estudar por um preço justo e sem burocracias!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das formas mais populares para ingressar nas universidades brasileiras com a nota do Enem.

Com mais de 2 milhões de candidatos beneficiados desde a sua criação, em 1999, o Fies tem o objetivo criar uma ponte entre os jovens de baixa renda e o Ensino Superior, financiando os estudos a juros baixos, com prazo de até 14 anos para a quitação da dívida.

Por meio do programa, muitos alunos ingressam no mercado de trabalho e conseguem melhorar de vida. Inclusive, o propósito do programa é viabilizar os estudos para que o aluno pague apenas após o fim do curso, quando provavelmente terá uma renda para arcar com as mensalidades.

Qual o período de inscrições do Fies 2021?

Por conta das mudanças no calendário do Enem, este ano o período de inscrições da primeira seleção do Fies utilizará as notas das edições anteriores – de 2010 a 2019 – e ocorrerá de 26 a 29 de janeiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após a liberação do resultado do Enem 2020 – 29 de março -, o programa realizará um segundo período de inscrições a fim de que os candidatos utilizem a nota do Enem 2020.

E ainda haverá uma terceira seleção, prevista para o segundo semestre.

Apesar dos anúncios, os próximos períodos de inscrições permanecem sem datas definidas.

Quando sai o resultado do Fies 2021?

Assim que o período de inscrições se encerra, é hora buscar saber quando sai o resultado do Fies 2021. No entanto, é preciso lembrar que para assegurar a vaga, os candidatos pré-selecionados precisam complementar suas inscrições. Veja as datas a seguir:

  • Divulgação da lista de pré-selecionados: 02 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados: de 03 a 05 de fevereiro.

Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa do processo, podem aguardar na lista de espera. Nesta seleção não haverá inscrição para a lista, todos os candidatos não selecionados serão automaticamente inscritos.

  • Convocação da lista de espera: de 03 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

Durante o período de abertura da lista de espera, os candidatos devem acompanhar o portal do Fies com regularidade, para conferir se foram selecionados ou não. Caso a seleção ocorra, será preciso realizar a complementação da inscrição em até três dias úteis após a divulgação do resultado para garantir a vaga.

Quem fica na lista de espera do Fies 2021 tem chance?

Não é possível garantir que todos os alunos da lista de espera entrarão para a universidade. No entanto podemos afirmar que ao final de cada seleção, sempre sobram vagas, seja porque o candidato selecionado não corresponde ao perfil socioeconômico exigido ou por mera desistência.

Estar na lista de espera pode ser angustiante, principalmente pelo tempo que leva. Mas, é preciso lembrar que grandes são as chances de ser convocado e ingressar no Ensino Superior ainda em 2021.

Quem pode concorrer a uma vaga no Fies 2021?

Por ser destinado a um grupo específico de pessoas, o Fies apresenta alguns critérios de seleção que vão de nota mínima a renda máxima para concorrer a uma vaga. Além de ter participado de pelo menos uma das edições do Enem entre 2010 e 2019, o candidato ao Fies precisa ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.

É recomendado também que o aluno que já participou de mais de uma edição, apresente a melhor nota que tiver. Quanto aos critérios socioeconômicos, o Fies apresenta duas modalidades de inscrição e oferece facilidades de acordo com cada uma delas. É preciso que o candidato comprove renda familiar bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa para participar do P-Fies e de até três salários mínimos por pessoa para concorrer ao Fies com juros zero.

Não fui selecionado no Fies 2021, e agora?

Por ser direcionado a jovens de ­­baixa renda, o Fies pode ser um programa bem burocrático. Mesmo com a grande quantidade de vagas ofertadas a cada seleção, nem todo mundo consegue garantir seu lugar ao sol.

Portanto, se seu nome não foi selecionado, não desista ainda! Existe ainda uma outra forma de entrar para o ensino superior: o ingresso direto.

Nesta modalidade você apresenta a nota do Enem diretamente na faculdade que deseja cursar a faculdade, e pode conseguir bolsa integral, descontos de até 70% no valor da mensalidade e, até mesmo, financiamento sem burocracia e sem intermédio do governo.

São muitas as faculdades particulares certificadas pelo MEC que oferecem estas facilidades. O primeiro passo é começar a procurar para então entrar em contato perguntando sobre o programa.

Caso ainda não tenha iniciado a procura por boas universidades que aceitem o ingresso direto, sinta-se livre para começar pela lista que preparamos. Confira!

Veja também: Entenda de uma vez por todas como funciona o Fies

Agora que você já anotou na sua agenda quando sai o resultado do FIES 2021, que tal contar aqui nos comentários qual curso pretende escolher? 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!