dcsimg

Descubra quando sai o resultado do Sisu 2020

Saiba como descobrir se você entrou na universidade pública em 2020 pelo Sisu!

Quando chega o dia do Sisu, milhões de candidatos por todo o Brasil arregaçam as mangas e mergulham no maior processo seletivo do Brasil.

O motivo de tanta procura é simples: quem se der bem aqui vai fazer um curso em universidade pública!

São milhares de vagas todos os anos, em todas as áreas do conhecimento. Os participantes não vão precisar de muito tempo para saber se passaram ou não.

Vamos entender melhor como funciona esse processo seletivo?

A seguir, descubra quando sai o resultado do Sisu 2020, como ampliar suas chances de passar e algumas faculdades interessantes onde você pode estudar!

Alguns detalhes do Sisu 2020

Para participar do Sisu 2020 o candidato precisa obrigatoriamente ter feito o Enem em 2019 e não ter tirado zero na redação.

O programa deve abrir inscrições a partir da segunda quinzena de janeiro, poucos dias depois da divulgação do resultado do Enem 2019.

É o momento pelo qual milhões de participantes se prepararam o ano inteiro.

A seleção aqui é bastante disputada. Em média, são cerca de 2,5 milhões de pessoas disputando 240 mil vagas por todo o país.

Para se dar bem no Sisu 2020 você precisa de dois componentes: uma boa nota no Enem 2019 e paciência.

São quatro dias de seleção, durante os quais os participantes podem escolher duas opções de curso. Os que se enquadram em determinado perfil socioeconômico podem concorrer por meio de cotas.

Paciência deve ser a palavra-chave para esses dias de seleção. O candidato precisa ficar atento às notas mínimas que garantem acesso ao curso desejado, as notas de corte, que podem mudar todos os dias conforme novos participantes vão chegando.

Por isso é importante estar sempre atento. Procure cursos e faculdades que comportem a sua nota. Dá para mudar de opção quantas vezes for preciso, até o último minuto de seleção – às 23h59 da sexta-feira (as inscrições abrem numa terça!).

Depois é só torcer e contar as horas para o resultado.

Veja como saber se você passou ou não no Sisu 2020 a seguir.

Quando sai o resultado do Sisu 2020

Os resultados do Sisu não demoram a sair. Em 2020, serão divulgados na segunda-feira após o encerramento do processo seletivo.

Para saber se você passou, basta acessar o site oficial do Sisu, informar seu CPF e senha.

Na hora o sistema aponta se você conseguiu vaga na primeira ou segunda opção de curso.

Se rolar, parabéns! Basta ficar atento aos prazos e à documentação exigida e ir até a faculdade fazer a matrícula nas datas determinadas. É superimportante cumprir esses prazos para não perder a vaga.

Se não tiver conseguido, não desista ainda. Tem a lista de espera, uma segunda chance de entrar na faculdade.

Poucos dias depois dos resultados, o Sisu abre inscrições para a lista. O candidato precisa entrar e manifestar interesse em participar.

Esse processo é feito diretamente com as universidades envolvidas, por isso é fundamental ficar atento às convocações que serão feitas nos próximos dias e semanas.

Quando sai o resultado do Sisu do segundo semestre de 2020

O Sisu tem duas edições. Em 2020, a segunda acontece no meio do ano.

A sistemática de participação é a mesma, com os mesmos requisitos, o mesmo tempo de seleção, etc.

Os resultados saem na segunda-feira seguinte ao encerramento do processo seletivo. Também rola lista de espera.

O único ponto negativo da segunda edição do Sisu 2020 é o número de vagas disponíveis, bem menor que na primeira.

De qualquer forma, é mais uma oportunidade para quem não conseguir entrar na primeira edição.

Fique ligado nas datas de seleção que devem ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) alguns dias antes.

O que fazer se não conseguir vaga no Sisu 2020

Quem não conseguir vaga no Sisu 2020 tem ainda outras três chances de entrar no ensino superior.

Depois do Sisu 2020 começa o ProUni 2020, um programa que distribui mais de 200 mil bolsas de estudos em faculdades privadas pelo país. Para participar é preciso ter feito o Enem 2019 e preencher alguns requisitos socioeconômicos. As bolsas podem ser integrais ou parciais e estão disponíveis em cursos de todas as áreas do conhecimento. Tem opção presencial e a distância. O modelo de seleção é muito parecido com o do Sisu.

Assim que terminar o ProUni, vai começar o FIES 2020, o programa de crédito do governo federal que permite fazer um curso superior em condições facilitadas de pagamento e juros baixos. Os interessados devem passar por um processo seletivo que usa o desempenho obtido em qualquer Enem a partir de 2010 (o mínimo exigido é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação). Acontece duas vezes ao ano em moldes similares aos do Sisu.

De todos esses, o mais simples é o ingresso automático com a nota do Enem, um sistema de seleção que usa o desempenho do candidato para distribuir milhares de vagas em faculdades privadas pelo país. Para isso, basta apresentar as notas obtidas no exame durante o processo seletivo. Está disponível em um número cada vez maior de instituições pelo país e vale para cursos presenciais e a distância. Sem falar que muitas vezes dá para usar qualquer edição a partir de 2010. Só não vale ter zero na redação!

Aproveitando que você chegou até aqui, dê uma olhada em algumas faculdades onde você pode tentar vaga por meio do ProUni, do FIES e do ingresso direto.

A gente escolheu só faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Confira:

Veja também:

Veja como ingressar em cursos EAD usando a nota do Enem 2019

Já está contando as horas para o resultado Sisu 2020? Conte para a gente em qual curso você quer entrar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin