Descubra quando sai o resultado do Sisu 2021

Confira o calendário completo do Sisu 2021 e saiba quando você poderá consultar o resultado!

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acontece, sempre, duas vezes ao ano: uma no primeiro, e outra no segundo semestre. A edição do primeiro semestre costuma ocorrer logo após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por volta dos últimos dias de janeiro.

resultado sisu 2021No entanto, as provas do Enem 2020 tiveram que ser adiadas para 2021 devido à pandemia da Covid-19 e, por isso, o resultado do exame não saiu em janeiro, como de costume. Consequentemente, o Sisu também não pôde ser realizado neste mês, pois os estudantes dependem do resultado do Enem para poderem se inscrever nas vagas oferecidas pelo processo de seleção.

O resultado do Enem 2020 está marcado para ser divulgado pelo Inep no dia 29 de março de 2021. Assim, as inscrições do Sisu começam na semana seguinte, no dia 6 de abril. Em seguida do período de inscrições, o resultado do Sisu 2021 é divulgado.

Você fez o Enem 2020 e quer entender como ficou o calendário do Sisu 2021 e saber quando, finalmente, você saberá se conseguiu uma vaga neste processo seletivo? Vamos lá que a gente te ajuda!

O que é o Sisu?

Antes de tudo, vamos conhecer tudo o que um candidato precisa saber sobre o Sisu. O Sisu é uma plataforma do Governo Federal na qual candidatos que participaram da edição mais recente do Enem têm a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Trata-se, hoje, do processo seletivo que mais preenche vagas no ensino superior público em todo o país. Muitas das instituições de ensino participantes, inclusive, já extinguiram completamente o vestibular, substituindo-o pelo Sisu. Outras ainda mantêm o vestibular para parte das vagas disponíveis, como é o caso da Universidade de São Paulo, que reserva a maioria das vagas para o vestibular da Fuvest, mas conta com parte das vagas disponibilizadas pelo Sisu.

Como funciona o Sisu?

Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, estas escolhas podem ser alteradas a qualquer momento, caso o participante mude de ideia.

Em termos de seleção, a nota do Enem é o principal critério utilizado pelo Sisu. Assim, os candidatos mais bem classificados em cada curso, modalidade e concorrência são selecionados para ocupar as vagas disponíveis.

Esta classificação, contudo, nem sempre segue a regra da maior pontuação geral no Enem. A depender do curso, a nota da prova de determinada área de conhecimento pode ter mais peso que as outras – para um curso de jornalismo, por exemplo, a nota da redação pode valer mais; enquanto para um curso de física, pode ser conferido maior peso à nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Além disso, a distribuição das vagas obedece a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, adicionalmente, algumas instituições de ensino oferecem vagas reservadas a candidatos cotistas ou conferem bônus às notas destes candidatos como políticas de ações afirmativas.

Outro ponto importante é que o resultado do Sisu é divulgado em chamada única – ou seja, não há primeira e segunda chamada. Caso o candidato não seja selecionado na sua primeira ou segunda opção de curso, ele poderá escolher um destes cursos para participar da lista de espera. Esta lista é organizada pelo Sisu, porém, as chamadas são feitas pelas próprias universidades.

Quando sai o resultado do Sisu 2021?

O resultado do Enem 2020 sairá no dia 29 de março, e o Ministério da Educação (MEC) publicou em fevereiro o edital completo do Sisu 2021. O período de inscrições para as vagas disponíveis no processo seletivo será entre os dias 6 e 9 de abril, no período entre terça-feira e sexta-feira da semana seguinte de quando os candidatos souberem suas notas do Enem.

Uma semana após o início das inscrições, o MEC vai divulgar o resultado do Sisu 2021 no dia 13 de abril, uma terça-feira. Os convocados que forem aprovados nessa 1ª chamada poderão se matricular nas faculdades entre os dias 14 e 19 de abril.

Para os estudantes que não forem aprovados na 1ª chamada, podem se inscrever na lista de espera do Sisu 2021 entre os dias 13 e 19 de abril. O resultado da lista de espera do Sisu 2021 será divulgado pelas próprias universidades, que vão disponibilizar os nomes dos aprovados de acordo com o calendário letivo de cada uma das instituições.

Alternativas ao Sisu para começar a faculdade em 2021

Todo mundo sabe que o Sisu é um processo seletivo extremamente concorrido. Por isso, é normal que grande parte dos candidatos acabe não conseguindo uma vaga para a sua primeira ou segunda opção de curso.

Se este for o seu caso, não desanime! Você pode aguardar a segunda edição de 2021 do Sisu para tentar novamente, ou partir para as alternativas do ensino superior privado, que são muitas!

Hoje em dia, muitas faculdades particulares oferecem bons cursos a preços populares, a fim de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Outras, contam com programas próprios de descontos nas mensalidades, bolsas de estudo e financiamentos estudantis, que podem ser negociados caso a caso.

E por falar em bolsas de estudo e financiamentos estudantis, não podemos deixar de mencionar o Prouni e o Fies, que são programas promovidos semestralmente pelo Governo Federal para a concessão de diversas oportunidades de bolsas e financiamentos voltados ao ensino superior. Os próximos processos seletivos destes programas, inclusive, ocorrerão também em abril, após a realização do Sisu. Fique ligado para não perder estas oportunidades!

Na hora de avaliar as opções para escolher onde estudar, verifique se a faculdade que despertou o seu interesse é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, você saberá se a instituição poderá te oferecer o ensino de qualidade que você vai precisar para iniciar a sua carreira profissional.

Confira, abaixo, algumas ótimas opções de faculdade que selecionamos para você. Todas elas são avaliadas positivamente pelo MEC e oferecem uma grande variedade de cursos. Confira:

Nas instituições de ensino superior acima, você pode ingressar usando a própria nota do Enem de anos anteriores, além de conseguir entrar por outras formas de ingresso em cada uma das faculdades.

Veja também: Saiba quais são todas as notas de corte do Sisu 2021 

E você, já tem ideia de qual será a sua primeira e segunda opção de curso no Sisu 2021? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!