Confira que dia sai a nota do Enem 2020

Saiba mais sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 causou no calendário do Enem 2020 e descubra quando você poderá consultar a sua pontuação!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais esperada do ano para a maior parte dos estudantes do Brasil que querem cursar o Ensino Superior.

Isso acontece porque a nota do Enem é o critério de seleção utilizado por universidades públicas que disponibilizam vagas no Sisu, por instituições particulares de educação superior que substituem o vestibular por essa modalidade de ingresso, e também por programas de bolsas e financiamento estudantil, como o Prouni e o Fies.

Por ser um exame que oferece tantas oportunidades aos seus participantes, todos os anos, milhares de candidatos de todo o Brasil se preparam para a chegada do mês de novembro, quando as provas do Enem costumam ser aplicadas.

Se não fosse pela pandemia da Covid-19, que pegou o mundo inteiro de surpresa, em 2020 não teria sido diferente. Porém, devido a essa situação que estamos vivendo, o calendário do Enem teve que ser alterado.

Assim, as provas foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021, e os resultados, por consequência, também tiveram que ser adiados. Vamos entender isso melhor!

Quando sai o resultado do Enem 2020?

Por causa da correção das redações, que é feita de forma detalhada por pelo menos dois avaliadores, o resultado oficial das provas do Enem demora por volta de dois meses para ser liberado. Afinal, são milhões de textos!

É por isso que, quando as provas são aplicadas em novembro, as notas costumam sair em janeiro do ano seguinte. Nesta edição do Enem, adiada para janeiro e fevereiro de 2021, a data de divulgação dos boletins de desempenho será dia 29 de março de 2021.

Neste boletim, o candidato poderá conferir as suas pontuações nas provas objetivas, e a nota da sua redação. Poucos dias depois também será possível acessar o “espelho da redação”, que detalha os erros e os acertos do texto.

O processo é demorado, mas vale a espera! Enquanto o resultado não sai, você já pode ir pesquisando as oportunidades que a sua nota do Enem pode te trazer. Vamos começar?

Como usar a nota do Enem 2020?

Como ingressar numa universidade pública pelo Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que utiliza a nota do Enem para preencher vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Trata-se, atualmente, do principal processo seletivo para o Ensino Superior público brasileiro. Em muitas das universidades que fazem uso dessa plataforma, o Sisu já é a única forma de ingresso disponível, substituindo o vestibular. Em outras, parte das vagas são destinadas a ele, e o restante ao vestibular.

Um detalhe importante é que o Sisu somente aceita as notas da edição mais recente do Enem. Por isso, para se inscrever no Sisu 2021, é preciso realizar a prova do Enem 2020 (que acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021).

Normalmente, o Sisu abre duas vezes por ano: uma no primeiro semestre, e outra no segundo. Em 2021, a 1ª edição acontecerá em abril, após a divulgação do resultado do Enem 2020.

Como entrar numa faculdade privada sem prestar vestibular?

Muitas faculdades privadas oferecem, além do vestibular, a possibilidade de ingresso direto com a nota do Enem. Em algumas dessas instituições, dá até para conseguir bolsas de estudos ou descontos nas mensalidades do curso, dependendo da nota que você tiver alcançado.

As regras não são padronizadas, mas uma coisa legal é que as faculdades não costumam exigir a nota do Enem mais recente, como faz o Sisu. Assim, a sua nota de edições anteriores do Enem pode valer para garantir uma vaga no Ensino Superior ainda em 2021!

Como conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial pelo Prouni?

O Prouni é um programa do Governo Federal destinado a conceder bolsas de estudo para estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de Ensino Superior e queiram estudar em uma faculdade particular.

As bolsas oferecidas podem ser integrais (100%), ou parciais (50%). Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato não pode ter renda familiar bruta maior que 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, essa renda pode ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O processo seletivo ocorre, geralmente, duas vezes por ano: uma no primeiro semestre, e outra no segundo.

Como financiar os estudos com o Fies?

O Fies é um programa do Governo Federal que oferece financiamentos a estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação que tenham avaliação positiva no MEC. 

A escala do financiamento varia conforme a renda familiar do candidato – havendo, inclusive, a possibilidade de juros zero em alguns casos. Assim como o Sisu e o Prouni, o Fies costuma acontecer duas vezes por ano: uma no primeiro semestre, e outra no segundo.

Prouni e Fies em 2021

Ainda que o Enem 2020 tenha sido adiado para 2021 por causa da pandemia da Covid-19, o início das aulas em muitas das instituições de ensino privadas continua previsto para acontecer a partir de fevereiro, antes da divulgação dos resultados do Enem 2020.

Por isso, a fim de atender à demanda dos de candidatos que participaram de edições anteriores do Enem, o MEC optou manter os processos seletivos do Prouni e do Fies em janeiro de 2021, como costuma fazer todos os anos.

Para não prejudicar os estudantes que desejarem concorrer ao Prouni ou ao Fies com a nota do Enem 2020, o MEC anunciou que ambos os processos seletivos acontecerão novamente em abril de 2021, logo após a divulgação dos resultados do exame.

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

Hoje, o Enem é, certamente, o exame que oferece o maior número de oportunidades para Ensino Superior no Brasil. As instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso são muitas, tanto para ensino presencial, quanto para ensino a distância (EaD).

O importante é escolher a carreira e a modalidade de ensino que melhor se adequam a você, e partir para a pesquisa de uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC que possa te oferecer o curso ideal! Conheça algumas boas opções de faculdade reconhecidas pelo MEC que separamos para você:

Confira também: Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

E você, já sabe onde estudar com sua nota do Enem 2020? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!