dcsimg

Descubra que horas sai o resultado do ProUni 2020

Está na expectativa para saber se conseguiu a tão esperada bolsa de estudos do ProUni em 2020? Saiba como ver!

O processo seletivo do ProUni 2020 é um grande desafio para todos os participantes.

Ao longo dos vários dias é preciso encontrar cursos disponíveis no sistema e acompanhar diariamente a evolução da nota de corte, para aumentar suas chances de sucesso.

Logo depois já sai a esperada primeira chamada, com o nome dos aprovados.

A seguir, descubra que horas sai o resultado do ProUni 2020 e outras boas dicas para conseguir sua bolsa.

Que horas sai o resultado do ProUni 2020

O ProUni tem duas edições previstas para 2020.

A primeira, com um número maior de bolsas, pode começar a qualquer momento a partir da segunda quinzena de janeiro até o início de fevereiro.

A segunda, entre junho e julho.

Em ambas, o sistema começa a receber inscrições numa terça-feira e se estende até a sexta-feira da mesma semana.

Durante esses quatro dias, os participantes irão entrar na corrida por uma bolsa integral ou parcial em faculdades privadas por todo o país.

Dá para escolher duas opções de curso, que podem ser presenciais ou a distância. Como a nota mínima para passar em cada um muda conforme novos inscritos vão chegando, o candidato precisa estar atento a e essas flutuações e buscar novas graduações ou faculdades, se for o caso.

Dá para fazer essas mudanças até o último minuto da sexta-feira.

Os resultados não demoram a sair. Dois dias mais tarde, na segunda-feira, já pode acessar o site oficial do ProUni com seu número de inscrição no Enem e senha e conferir se conseguiu ou não a bolsa de estudos.

Às vezes acontece de os resultados saírem na terça-feira. Os horários variam bastante. Em algumas edições ficou disponível a partir das 10 h; em outras, a partir das 12 h. E já aconteceu até de sair só depois das 15 h.

Em 2020, só saberemos com exatidão alguns dias antes – mas o importante é ter em mente que, uma vez encerrado o processo seletivo, a relação dos aprovados será conhecida pouco depois.

Isso vale tanto para a primeira quanto para a segunda edição do ProUni 2020.

Que horas sai o resultado da segunda chamada do ProUni 2020

A segunda chamada é mais uma chance de conseguir bolsa de estudos. Quem ficou de fora da primeira chamada, portanto, não precisa perder as esperanças.

Cerca de uma semana depois da divulgação dos resultados da primeira chamada o MEC começa a convocar novos comtemplados com bolsa.

Os horários aqui também variam, por isso o ideal é ficar de olho na plataforma oficial de seleção do ProUni.

Que horas sai o resultado da lista de espera do ProUni 2020

Cerca de quatro semanas depois dos resultados do Enem, o ProUni dá mais uma colher de chá aos participantes: a chance de conseguir bolsa por meio da lista de espera.

Nesse caso é preciso entrar no sistema e se inscrever na lista. O processo não é automático como na segunda chamada.

Os resultados saem poucos dias depois, também sem horário definido.

Que horas sai o resultado das vagas remanescentes do ProUni 2020

O processo seletivo de vagas remanescentes é a última chance de conseguir bolsa dentro da mesma edição do ProUni. Depois disso, só no próximo semestre.

Aqui a seleção é bem mais tranquila. Pode participar inclusive quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obteve a pontuação mínima exigida.

Os horários também variam bastante porque os resultados devem ser conferidos diretamente nas faculdades, pouco depois do encerramento do processo de inscrição.

Quem pode participar do ProUni 2020

Para tentar bolsa no ProUni 2020, o candidato deve atender a alguns requisitos.

Primeiro de tudo, é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2019, sem ter zerado a redação.

O programa é voltado para quem tem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e fez todo o ensino médio em escola da rede pública (ou estudou na particular como bolsista).

Tudo deve ser comprovado durante a matrícula, caso o candidato consiga a bolsa.

Faculdades que estarão no ProUni 2020

Um ponto muito positivo do ProUni – além da própria bolsa de estudos, claro – é que o programa só aceita a participação de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Essa é a uma garantia e tanto de que o diploma terá uma boa aceitação no mercado de trabalho.

Abaixo, a gente separou algumas boas faculdades participantes do ProUni 2020 para você conhecer. Elas também contam com programas próprios de bolsas, descontos e financiamento sem burocracia:

Veja também:

Descubra quais documentos precisa para o ProUni 2020

Contando as horas para o resultado do ProUni 2020? Em qual curso você gostaria de receber bolsa? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin